Top 10 curiosidades sobre o Corpo Humano

O nosso corpo é uma máquina perfeita em vários sentidos. Pois funciona de maneira muito bem organizada para garantir que cada função se realize com o máximo de eficiência. Às vezes, ele falha, é verdade, mas isso se deve ou pela ação do tempo, ou no caso dos hábitos cotidianos que não são saudáveis. Contudo, as curiosidades sobre o corpo humano são inúmeras, e merecem uma lista só para elas. É o que você vai ver a seguir.

 

Curiosidades sobre o Corpo Humano


10 Ácido forte o suficiente para dissolver metal 


Ácido forte o suficiente para dissolver metal A digestão é um dos processos mais importantes do corpo humano. Afinal, é por meio dela que os alimentos são quebrados e decompostos, para que possam ser absorvidos na forma de energia pelo organismo, e o que sobrar é expelido. E para conseguir dissolver tudo o que chega nele, o estômago tem o suco gástrico. Esse suco é uma mistura muito bem equilibrada de ácido clorídrico com enzimas digestivas. Inclusive, esse ácido é bastante corrosivo, e mesmo que esteja em concentrações bem baixas no nosso estômago ele é capaz de dissolver muitos objetos diferentes: de ferro e cobre, a rochas calcárias e mármore.


9 Uma memória e tanto 


Uma memória e tanto A área do nosso cérebro que alimenta a parte da memória, quando está devidamente saudável, é incansável e não para. Para se ter uma ideia, há cerca de 1 trilhão de nervos alimentando essa área constantemente. Estudos recentes, inclusive, comprovaram que, após visualizarmos cerca de 2.500 imagens por apenas 3 segundos, somos capazes de lembrar o que vimos com aproximadamente 90% de precisão. Sem dúvida, a parte cerebral é uma área fascinante, e não poderia deixar de faltar nessas curiosidades sobre o corpo humano.


8 DNA gigante (literalmente) 


DNA giganteO DNA é um composto orgânico de moléculas que contém nossos códigos genéticos, ou seja, instruções que delimitam todas as nossas características. No caso do DNA humano, podemos dizer que se trata de um prolongamento de células bem mais extenso do que se possa imaginar. Caso ele fosse desenrolado como um fio de um carretel, ele se estenderia por inacreditáveis 10 bilhões de quilômetros. Só para usar de parâmetro, essa distância é suficiente para ir e voltar da Terra ao Plutão!


7 Se piscar, perde! 


Se piscar, perdeCuriosidades sobre o corpo humano agora na “velocidade da luz”. Os órgãos mais rápidos do nosso corpo são justamente aqueles que movimentam e coordenam as nossas pálpebras, e as fazem piscar. A velocidade é tamanha que a contração desses músculos pode acontecer em menos de um centésimo de segundo. Mas o ato de piscar os olhos também é importante, pois limpa e lubrifica essa região, que é bastante sensível. Sendo assim, no decorrer de apenas 1 dia, uma pessoa normal pode piscar os olhos mais de 11 mil vezes.


6 As impressões digitais e sua possível inutilidade para o corpo humano


As impressões digitais e sua possível inutilidade para o corpo humanoHoje em dia, com o avanço da tecnologia, as nossas impressões digitais se mostraram muito úteis no sentido de identificarem as pessoas, já que ninguém possui essas características 100% idênticas. Porém, de um ponto de vista fisiológico, elas parecem ter apenas uma única finalidade: pegar coisas. Caso não fossem elas, a pele das nossas mãos seriam completamente lisas, e não teríamos como ter aderência mínima para segurar qualquer coisa que fosse. E, basicamente é só isso mesmo.


5 A vergonha vem do excesso de adrenalina 


A vergonha vem do excesso de adrenalinaContinuando essas curiosidades sobre o corpo humano, existe a famosa frase “ficou vermelho de vergonha”. E, de fato, quando temos esse sentimento, nossa face fica mais avermelhada, ficando mais nítido para quem tem pele branca. Mas, por que isso ocorre? Na verdade, quando sentimos algum sentimento de vergonha, nosso corpo automaticamente reage, especialmente, o coração. Com isso, ocorre uma liberação muito forte de adrenalina, ao mesmo tempo em que os ritmos cardíaco e respiratório aceleram. Outras reações são a dilatação das pupilas e o redirecionamento da energia dos nossos músculos. Ou seja, vergonha tem a ver com estresse (mesmo que seja emocional).


4 Somos mais altos ao acordar 


Somos mais altos ao acordar Ok, dentre as curiosidades sobre o corpo humano, esta aqui parece ser bem mais estranha do que o normal. Porém, é cientificamente comprovado que, ao acordarmos pela manhã, temos cerca de 1 cm a mais do que quando vamos dormir à noite. Contudo, a explicação para isso é simples: durante o dia a cartilagem que fica entre os ossos é comprimida e esmagada devido às nossas atividades cotidianas, o que faz com que o nosso esqueleto dê uma “leve” abaixada.


3 Troca de pele que não para no corpo humano


Troca de pele que não para no corpo humanoAo longo de nossa vida, toda a superfície da nossa pele é substituída, mês a mês. Isso quer dizer que trocamos de pele cerca de 1.000 vezes até a nossa morte. Na verdade, esse órgão vai se regenerando, ao mesmo tempo em que expele células mortas constantemente. Para se ter uma ideia, uma pessoa comum perde cerca de 30 mil células mortas da pele a cada minuto. Por sinal, uma parte da poeira doméstica é feita justamente dessas células.


2 Aos 18 anos, nosso cérebro para de crescer 


Aos 18 anos, nosso cérebro para de crescerQuando completamos cerca de 18 anos, o nosso cérebro simplesmente para de crescer. E também é quando começamos a perder cerca de mil células cerebrais todos os dias. Por sinal, apenas 2% do nosso peso corporal ocupa massa cinzenta, porém, ela consome aproximadamente 20% de toda a nossa energia. Na verdade, o cérebro humano trabalha continuamente e nunca descansa (nunca mesmo). Portanto, não é à toa que, clinicamente, uma pessoa está considerada morta quando essa parte do corpo para de funcionar de vez.


1 Produção intensa de calor no corpo humano


Produção intensa de calor no corpo humanoPara terminar essas curiosidades sobre o corpo humano, vamos falar novamente o quanto esta verdadeira máquina é incansável. Um bom exemplo disso é a quantidade de calor que ele produz ao longo de um único dia. Na verdade, o calor produzido em nosso corpo em apenas 30 minutos daria para ferver meio litro de água fácil, fácil. Portanto, a produção de calor se dá por meio de diversas atividades, sejam elas internas ou externas (exercícios físicos, metabolização dos alimentos, etc). E, isso tudo enquanto suamos e fazemos nossas necessidades fisiológicas. Certamente, o corpo humano é fascinante do início ao fim.

fontes: independent, factretriever, mentalfloss, penguin, breakingmuscle

Mais Listas