O leão é um animal selvagem amplamente conhecido, tanto é que até foi protagonista de um dos desenhos mais famoso da Disney. Mas o que talvez pouca gente saiba que é esse grande felino possui curiosidades bem interessantes que vão além dele ser meramente o “rei da selva”. São essas curiosidades sobre o leão que vamos mostrar agora, numa lista de 10 fatos inusitados que fazem parte do dia a dia deste animal realmente poderoso.
Curiosidades sobre o Leão
10 Comer? Todos os dias. Beber? Nem sempre
Entre as curiosidades sobre o leão, uma que certamente não chega a espantar é o fato de que esse animal precisa comer todos os dias. Fêmeas adultas, por exemplo, precisam de cerca de 5 kg de carne todos os dias, enquanto que machos adultos comem 7 kg e até mais. Ao mesmo tempo, é interessante saber que esses grandes felinos não precisam beber água diariamente. Na verdade, podem passar até 4 dias inteiros sem colocar uma gota de água sequer na boca. E apesar dos leões, na maior parte das vezes, se alimentarem de grandes herbívoros, como é o caso de zebras, gnus e búfalos, eles também podem atacar animais menores, caso a caça a presas maiores não estejam tendo sucesso.
9 Exímios caçadores
E por falar em caça, é bom salientar que os leões são caçadores natos, em especial por conta de sua estrutura física, que facilita muito essa questão. Um bom exemplo disso é a visão do bicho, que é cerca de 6 vezes mais sensível à luz do que a nossa, o que lhe permite então enxergar a longas distâncias sem grande dificuldade. Essa característica é especialmente útil caso os leões cacem à noite. Outra parte do corpo desses felinos que permitem eles serem grandes caçadores são suas garras, que são retráteis. É algo bastante eficiente, por exemplo, quando o animal precisa agarrar a presa enquanto desfere sua mordida fatal. Sem contar ainda que as leoas podem atingir a incrível marca de 80 km/h quando estão atrás de suas vítimas, em especial a distâncias curtas. E, pra finalizar, conseguem saltar até 10 metros de comprimento para agarrar suas presas.
8 Atualmente, leões só na África (com uma exceção)
Antigamente, os leões podiam ser encontrados não apenas na África, mas, também nos continentes asiático e europeu. Na verdade, existe apenas uma única exceção. Os últimos leões asiáticos que ainda estão remanescentes podem ser encontrados no Parque Nacional Sasan-Gir, na Índia. Esse parque foi criado especialmente para proteger essa espécie de leão. Nos dias atuais existem cerca de 400 espécimes nesse local, o que ainda é pouco para que esse tipo de felino possa ser realmente preservado para futuras gerações.
7 Título enganador do leão
Das curiosidades sobre o leão, uma das mais conhecidas é que ele recebeu o título de “rei da selva”. Mas, será que isso condiz com a verdade? Bem, esse animal só vive mesmo em pastagens e planícies. O que pode ter acontecido foi uma errônea associação entre o continente africano com o bioma de selvas e florestas como um todo. Ou seja, pegaram um uso genérico da palavra selva para se referir a um animal que vive, na realidade, em locais de campo aberto. E, mesmo assim, esses felinos não vivem em toda a África, sendo encontrados hoje somente no norte do continente, estando em risco de extinção na África Ocidental, por exemplo.
6 O leão e seu rugido poderoso
A vocalização que um leão produz, chamada de rugido, é realmente poderosa e impõe respeito. Em geral, o animal usa o rugido para alertar seus rivais de que não se metam a besta com eles. Os machos por exemplo, produzem um som mais profundo e gutural do que as leoas. Inclusive, o rugido é produzido por um ligamento especialmente em sua garganta. Esse ligamento é um pouco alongado justamente para permitir que uma maior quantidade de ar passar por suas cordas vocais. Também é bom lembrar que o rugido de um leão pode ser ouvido a inacreditáveis 8 km de distância.
5 Dorminhocos inveterados
Certamente um dos animais mais fáceis de serem avistados em uma savana são os leões. Eles fazem questão de não se esconderem, passando a maior parte do dia no mesmo lugar (e dormindo muito). Eles, inclusive, adoram dormir, especialmente após terminarem uma farta refeição. Em geral, esse “pequeno cochilo” pode durar horas. Na verdade, um leão saudável dorme cerca de 20 horas diárias. Pois como possuem praticamente nenhum inimigo natural, eles podem se dar ao luxo de dormirem ao ar livre sem a preocupação de serem incomodados.
4 Filhotes de leão bem protegidos
Das curiosidades sobre o leão, uma das mais bonitas é o fato dos filhotes receberem bastante atenção de todo o bando, e não apenas dos pais. As leoas são mães muito carinhosas com suas crias, e chegam até mesmo a cuidarem de algum filhote que tenha sido abandonado, permitindo por isso que ele mame nela até que possa comer carne e viver por conta própria. Por sinal, é comum duas ou mais fêmeas de um mesmo grupo darem à luz no mesmo período. Dessa forma, os filhotes de diferentes mães são criados juntos, e todos os adultos são responsáveis por eles.
3 Representações culturais antigas do leão
A figura sempre imponente do leão serviu, em outras épocas, para ele ser venerado por povos antigos. Os egípcios da antiguidade, por exemplo, veneravam esse animal como sendo uma divindade da guerra. É bom lembrar também das famosas esfinges, que também se tornaram representações místicas da região, e têm corpo de leão. No entanto, as representações desse grande felino feitas por povos antigos vão além. Há registros de esculturas e pinturas das cavernas datadas de mais de 17.000 anos atrás.
2 Juba dos leões são mais do que adornos
A diferença básica entre leões machos e fêmeas é a existência de uma enorme juba nos machos. Porém, se torna mais do que isso. Eles adquirem essa característica à medida que envelhecem, podendo crescer até 16 cm de comprimento por fio. Sendo assim. a juba é um sinal de domínio no grupo onde vivem, e quanto mais velhos os leões ficam, mais as crinas vão ficando escuras. Por outro lado, além de servirem como atração para as fêmeas, essas jubas enormes também conseguem proteger a cabeça e o pescoço do animal durante alguma luta.
1 Rugidos unidos
Das curiosidades sobre o leão, esta daqui é exclusiva deles, pois, ao contrário de outras espécies de felinos, eles são os únicos que rugem juntos. Até os filhotes se juntam ao coro, quando querem. Em geral, a sequência de rugidos sucessivos dura uns 40 segundos, e esse hábito serve portanto, na maior parte das vezes, para demarcarem território.
Interessantíssimo, não? Mostra o quanto a natureza em geral é cheia de coisas fascinantes. Além disso, você também pode gostar de ver 10 curiosidades sobre animais.
fontes: lionworldtravel, worldwildlife, africafreak, justfunfacts, wwf
Que bicho magnífico é o leão!
Parabéns pelo artigo e obrigada por compartilhar ♥