Top 10 animais incríveis que já foram extintos

A natureza nos apresenta uma diversidade incontável de espécies de animais, com cerca de 8,7 milhões de espécies. E destas, a maioria ainda não foi classificada ou mesmo descoberta e muitas delas podem desaparecer antes mesmo que saibamos da sua existência. Mas graças a coleta de fósseis, muitos animais extintos a muito tempo foram descobertos e então listamos 10 animais incríveis que já foram extintos. Confira!

 


10 Tigre-da-Tasmânia


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Tigre-da-Tasmânia
Tigre-da-Tasmânia

O Tigre-da-Tasmânia também conhecido por Lobo-da-Tasmânia, foi um marsupial que viveu na Austrália, Tasmânia e Nova Guiné. Os fatores que o levaram a extinção, foram a caça motivada por recompensas, pois ele era uma ameaça aos rebanhos, doenças e a introdução humana e de cães selvagens em seu habitat. O último animal documentado desta espécie foi capturado e colocado em cativeiro em 1933, onde viveu mais três anos.


9 Norfolk Kaka


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Norfolk Kaka
Norfolk Kaka

O Norfolk Kaka era uma espécie de papagaio grande medindo cerca de 38 cm de comprimento e que viveu nas rochas e copas das árvores na Ilha de Norfolk na Austrália. Este animal foi muito caçado para servir de alimento e sua população caiu drasticamente depois que foram estabelecidas colônias penais na ilha. O último pássaro morreu em um cativeiro em Londres em 1851. 


8 Preguiça-Gigante


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Preguiça-Gigante
Preguiça-Gigante

A Preguiça-Gigante ou Preguiça-Terrícola era um animal que media até 6 metros de comprimento e pesava cerca de 3 toneladas. Há evidências que esse animal tenha sobrevivido até cerca de 1500 a.C. no Haiti e Cuba. 


7 Plesiosaurus


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Plesiosaurus
Plesiosaurus (Dmitry Bogdanov, Kumiko)

O Plesiosaurus foi um dos primeiros répteis marinhos fósseis descobertos tendo como principal característica o longo pescoço e o comprimento total do animal foi de cerca de 3,5 metros. Embora o Plesiosaurus seja considerado extinto, existem relatos de avistamentos não confirmados de criaturas parecidas com este animal, como por exemplo a semelhança com o Monstro do Lago Ners.


6 Alce-Gigante


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Alce-Gigante
Alce-Gigante (Bazonkaatirador)

O Alce-Gigante ou Cervo-Gigante-Irlandês viveu em climas frios nas épocas glaciais e seus grandes chifres chegavam a medir 3,5 metros de uma ponta a outra. Este animal foi extinto no final da última era glacial.
Veja Também: Top 10 animais mais perigosos do mundo 


5 Megalodonte


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Megalodonte
Megalodonte (Karen Carr, Reconstrução de Bashford Dean em 1909)

O Megalodonte foi um tubarão gigante parecido com o tubarão-branco, sendo três vezes maior. Seu tamanho era entre 15 e 20 metros e pesava até 50 toneladas. Este animal é considerado um dos maiores e mais poderosos predadores da história.


4 Dodô


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Dodô
Dodô (BazzaDaRambler)

O Dodô foi uma ave não-voadora que habitou a Ilha-Maurício no leste da África perto de Madagascar e tinha cerca de um metro de altura. Este animal possivelmente deixou de voar devido a facilidade em obter alimentos e ausência de predadores. A sua extinção foi causada pela destruição de seu habitat e introdução de outros animais principalmente porcos e macacos e como o Dodô já era raro, sua extinção se deu rapidamente com o último registro em 1662.  


3 Vaca-Marinha-de-Steller


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Vaca-Marinha-de-Steller
Vaca-Marinha-de-Steller (Emőke DénesDaderot)

A Vaca-Marinha-de-Steller era um animal que media até 9 metros, pesava até 10 toneladas e a sua locomoção era lenta. Este animal foi descoberto em 1768 por europeus e 27 anos depois, já estava extinta principalmente devido a caça por sua carne e valiosa gordura.


2 Mamute


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Mamute
Mamute (JCD, Lasacrasillaba)

O Mamute tinha presas de marfim que atingiam até 5 metros de comprimento, a altura que o Mamute podia chegar era até 5 metros de altura e o peso até 20 toneladas. A extinção deste animal se deu provavelmente devido a alterações climáticas no fim da Idade do Gelo entre outros fatores.
Veja Também: Top 10 animais mais inteligentes do mundo


1 Tigre-Dentes-de-Sabre


Top 10 animais incríveis que já foram extintos - Tigre-Dentes-de-Sabre
Tigre-Dentes-de-Sabre (Dantheman9758Momotarou2012)

O Tigre-Dentes-de-Sabre é o mais famoso dos mamíferos pré-históricos e que viveu nas Américas e seu gênero foi nomeado com base em fósseis do Brasil. Conhecido por seus caninos superiores excepcionalmente longos, a abertura de sua boca é maior do que qualquer felino moderno. Este animal era especializado em caçar grandes herbívoros como bisões e camelos e a extinção do Dentes-de-Sabre pode ser relacionado com mudanças climáticas e competição com seres humanos dentre outros fatores. 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui