Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo

Nessa lista das 10 maiores igrejas protestantes do mundo, estão incluídas as denominações praticantes do protestantismo, um movimento que se iniciou no século XVI contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. O número de membros é parcial e geralmente reivindicadas pelas próprias igrejas. Portanto, os números devem ser considerados aproximados e o artigo um trabalho em curso. Não consideramos para essa lista top 10 as denominações internacionais, que são a reunião de um grupo protestante que compartilha fundadores, doutrinas e história em comum. E para esse ranking, são considerados o número de adeptos do país em questão e não das que operam em todo o mundo.

 

Maiores igrejas protestantes do mundo


10 Convenção Batista Nacional


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Convenção Batista Nacional
Convenção Batista Nacional (foto:DanielCase/wikimedia)

A Convenção Batista Nacional é uma igreja afro-americana dos Estados Unidos fundada em 1880. É a segunda maior denominação batista do mundo. A natureza autônoma dessa igreja permite que a congregação local interprete a Bíblia e defina sua teologia sobre questões não especificadas nas verdades fundamentais dos Artigos de Fé Batista. O número de membros dessa igreja varia entre 7,5 milhões


9 Comunhão do Evangelho da China


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Comunhão do Evangelho da China
Comunhão do Evangelho da China (foto:newsnnet)

A Comunhão do Evangelho da China é uma rede de igreja doméstica, que são igrejas não registradas e nem controladas pelo governo chinês. Em 2004 mais de cem líderes dessa denominação foram presos em uma ação do governo contra igrejas não registradas. O número de membros dessa igreja é por volta de 8 milhões.


8 Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus
Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus (foto:mekaneyesus/youtube)

A Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus é uma denominação luterana da Etiópia fundada em 1959. É a maior luterana do mundo. Essa igreja cortou sua parceria com a Igreja Evangélica Luterana na América e a Igreja da Suécia por aceitarem união de pessoas do mesmo sexo e clero homossexual. Os membros dessa igreja são de mais 8,3 milhões.


7 Comunhão Fangcheng


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Comunhão Fangsheng
Comunhão Fangsheng (foto:HuangJinhui)

Comunhão Fangcheng é uma denominação chinesa fundada em 1971. Esse tipo de igreja é chamada de igreja de casa, igrejas domésticas ou igrejas familiares por não serem oficiais ou registradas pelo governo. O número de membros dessa igreja é estimado em cerca de 10 milhões.


6 Igreja de Uganda


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja de Uganda
Igreja de Uganda (foto:churchofuganda.org)

Ocupando a sexta posição das maiores igrejas protestantes do mundo está a Igreja da Província de Uganda, uma denominação anglicana fundada em 1897. Assim como outras igrejas africanas, rompeu suas ligações com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, por esta aceitar a união e clero homossexual. O número de membros dessa igreja é de 11 milhões


5 Convenção Batista do Sul


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Convenção Batista do Sul
Convenção Batista do Sul

A Convenção Batista do Sul é uma igreja dos Estados Unidos fundada em 1845. É a maior denominação batista do mundo e a maior denominação protestante dos Estados Unidos. As igrejas locais são autônomas, podendo haver interpretações específicas da Bíblia e tecnicamente não são obrigadas a seguir a Fé e a Mensagem Batista. O número de membros estimado é de 15,5 milhões.


4 Igreja da Nigéria


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja da Nigéria
Igreja da Nigéria (foto:satuharapan.com)

A Igreja da Nigéria é uma denominação anglicana fundada em 1979. Ela se opõe a doutrinas liberais de outras igrejas que também fazem parte da Comunhão Anglicana Mundial, como a Igreja Episcopal dos Estados Unidos (3 milhões de membros) e a Igreja Anglicana do Canadá (meio milhão de membros), por aceitarem a prática e o clero homossexual. O número de membros dessa igreja é estimado em 18 milhões.


3 Movimento Nascido de Novo


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Movimento Nascido de Novo
Movimento Nascido de Novo. Chineses cristãos (foto:thedailybeast)

A terceira colocada das maiores igrejas protestantes do mundo é o Movimento Nascido de Novo, uma denominação da China fundada em 1968. Ela faz parte das igrejas domésticas, de casa ou familiares, que não são oficialmente registradas pelo governo chinês. O número aproximado de membros é de 20 milhões.


2 Assembleia de Deus


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Assembleia de Deus
Assembleia de Deus (foto:Nagawashima/wikimedia)

A Assembleia de Deus é uma denominação pentecostal brasileira fundada em 1911. É constituída por vários ministérios independentes e dentre esses ministérios, a Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), é a única que mantém comunhão oficial com as ADs dos Estados Unidos. As demais ADs significativas são a Convenção Nacional das Assembleias de Deus, Assembleia de Deus Betesda e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. O total de membros é de 22,5 milhões.


1 Igreja da Inglaterra


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja da Inglaterra
Igreja da Inglaterra (foto:HansMusil/wikimedia)

A primeira colocada das maiores igrejas protestantes do mundo, a Igreja da Inglaterra, foi fundada em 1534 quando renunciou à autoridade papal. Ela é a mãe da Comunhão Anglicana Internacional. Embora abrace temas da Reforma Protestante, mantém tradições católicas e ensinos que não sejam considerados contrários às escrituras. Os membros dessa denominação é estimado em 26 milhões.

Avaliação do post
[Total: 1 média: 5]

1 comentário

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui