Top 10 raças de gatos únicas no mundo

O gato é um dos animais mais queridos e amados do mundo, com muitas raças com características que se assemelham a dos cães. E algumas das espécies desses felinos têm aspectos ainda mais peculiares diferenciando-se dos demais, desde a diferença entre os pelos, tamanho, comportamento e inteligência. Confira então nessa lista o top 10 raças de gatos únicas no mundo.  

 


10 Caracal


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Caracal
Caracal (Foto: Louise Joubert via wikimedia.org)

O Caracal é um gato selvagem de tamanho médio nativo da África, Ásia Central, Índia e Oriente Médio e com uma aparência parecida com o Lince. Ele é um animal normalmente de hábitos noturnos, vivendo sozinho ou em dupla e o seu pulo pode alcançar mais de 3 metros pegando aves no ar. O Caracal é de fácil domesticação, sendo usado em países como Irã e Índia para caçar outros animais.


9 Scottish Fold


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Scottish Fold
Scottish Fold (Foto: Jwang018 via wikimedia.org)

O Scottish Fold é uma raça de gato doméstico com uma mutação de gene dominante natural em todo o corpo, fazendo com que suas orelhas dobrem para baixo e frente. E por também terem olhos grandes e expressivos, com orelhas dobradas para frente lembra a aparência de um coruja e mocho. 


8 Jaguarundi


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Jaguarundi
Jaguarundi (Foto: Bodlina via wikimedia.org)

O Jaguarundi também chamado de gato-preto, gato-mourisco e gato-colorado, é um parente próximo do puma. Ele é um animal principalmente de hábitos diurnos, sendo tímido e recluso e possui uma variedade excepcional de vocalizações como assobios, ronrona, sons de vibração e até um chirp de pássaro. Ele habita o Texas, México, América Central e do Sul.  


7 Gato Sphynx


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Gato Sphynx
Gato Sphynx (Foto: M.Minderhoud via wikimedia.org)

O Gato Sphynx ou Gato-Pelado-Canadense é um animal musculoso de aparência fina mas ossatura forte e tem como principal característica a ausência de pelos e portanto deve receber cuidados especiais para não apresentar problemas dermatológicos. É um animal extrovertido com alto nível de energia e inteligência e é uma das raças de gatos que mais parecem com os cães, saudando os donos na porta e amigável ao encontrar desconhecidos.


6 Gato-Pescador


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Gato-Pescador
Gato-Pescador (Foto: Cliff via flickr.com)

O Gato-Pescador habita o Sul Sudeste Asiático e é aproximadamente o dobro do tamanho de um gato doméstico e são principalmente noturnos e solitários. A principal presa deste animal é o peixe e ele é capaz de nadar longas distâncias mesmo debaixo da água.
Veja Também: Top 10 animais mais inteligentes do mundo


5 Gato-dos-Pampas


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Gato-dos-Pampas
Gato-dos-Pampas (Foto: ZooPro via wikimedia.org)

O Gato-dos-Pampas também conhecido como Gato-Palheiro e Gato Pantanal é um felino de pequeno porte e pesado nativo da América do Sul. De hábitos crepusculares e noturnos, escalam facilmente árvores e fazem ninhos na copa de pinheiros araucária. Esse animal caça roedores e pássaros a noite e aves domésticas perto de fazendas.


4 Gato-do-deserto


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Gato-do-deserto
Gato-do-deserto (Payman sazesh via wikimedia.org)

O Gato-do-deserto ou gato de areia é o menor dos felinos medindo 50 cm de corpo e 30 cm de cauda e pesando até 3,5 kg. É um animal bem adaptado a desertos arenosos e pedregosos e capaz de sobreviver por meses sem água, apenas com fluidos corporais em suas presas. Ele pode suportar temperaturas de -5 a 52 °C nas regiões que habita, no Norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.


3 Gato-de-Pallas


Top 10 raças de gatos únicas no mundo - Gato-de-Pallas
Gato-de-Pallas (Foto: Sander van der Wel via flickr.com)

O Gato-de-Pallas também chamado de Manul é do tamanho de um gato doméstico e são solitários, passando o dia em cavernas saindo ao final da tarde para caçar. Por não serem corredores rápidos, caçam principalmente por emboscada. Habita as regiões da Ásia Central, Oeste da China e partes do Afeganistão, Índia e outros países. Esse animal é classificado como quase ameaçado de extinção, por causa da caça pela sua pele.


2 Gato Savannah


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Gato Savannah
Gato Savannah

O Gato Savannah é um animal híbrido que surgiu do cruzamento entre um gato doméstico e um serval. O primeiro surgiu em 1986 com o cruzamento de um macho serval e uma fêmea da raça siamês. É um animal raro pelo fato desse tipo de cruzamento causar esterilidade na maior parte da raça. É uma das raças de gatos que pode ser comparado ao cão quanto ao companheirismo, seguindo os donos pela casa e sendo muito interativos. A geração F1 chega a até 75% da aparência de um serval. 
Veja Também: Top 10 animais mais perigosos do mundo


1 Maine Coon


Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Maine Coon
Maine Coon (Foto: Barry Wom via wikimedia.org)
Top 10 espécies de gatos únicas no mundo - Maine Coon
Maine Coon (Foto: Robert Sijka via hiper.fm)

O Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos, podendo chegar a uma altura de 41 cm e um comprimento de 120 cm, sendo um gato dessa raça chamado Stewie, considerado o mais longo pelo Guinness Book, medindo 123 cm de comprimento do nariz a ponta da cauda. É um gato que é sociável, inteligente, brincalhão e gentil, com características parecidas com a dos cães e era popular em shows de gatos no final do século 19. 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui