Top 10 igrejas católicas com mais fiéis no mundo

O cristianismo é a maior religião do mundo e a Igreja Católica Romana é a maior igreja cristã com cerca de 1,285 bilhões de adeptos. E como sendo uma das instituições religiosas mais velhas do mundo, ela ensina que é a única igreja verdadeira, fundada por Jesus Cristo, que seus bispos são sucessores dos apóstolos, o Papa sucessor de São Pedro e a Virgem Maria venerada como a Rainha do Céu. E dentro desses ensinos surgiram uma variedade de ênfases teológicas e espirituais, dentre as quais estão as igrejas particulares sui iuris(do próprio direito), que são agrupadas por rito. E nesta lista das 10 igrejas católicas com mais fiéis no mundo, a quantidade de membros é em número aproximado e um trabalho em curso. Confira! 

Igrejas católicas com mais fiéis no mundo


10 Sociedade de São Pio X


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Sociedade de São Pio X
Sociedade de São Pio X (foto:DICI/wikimedia)

A Sociedade de São Pio X é uma fraternidade sacerdotal internacional com sede na Suíça fundada em 1970 pelo Arcebispo católico francês Marcel Lefebvre. Essa sociedade é canonicamente irregular, pois é conhecida por rejeitar muitas reformas do Concílio Vaticano II e já teve muitas tensões com a Santa Sé. Mas ultimamente houve uma aproximação, principalmente quando o Papa Francisco decidiu que a partir de março de 2017, os sacramentos de confissão e casamentos celebrados pelos sacerdotes seriam reconhecidos. A quantidade de fiéis beira os 500 mil.


9 Igreja Católica Rutena


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Católica Rutena
Igreja Católica Rutena

A Igreja Católica Rutena também conhecida como Igreja Católica Bizantina, é uma igreja católica oriental com sede no estado da Pensilvânia nos Estados Unidos. Ela está em plena comunhão com a Santa Sé. Entre as principais comunidades dessa igreja, a americana é auto-governante e a européia é diretamente sujeita à Santa Sé. O número aproximado de fiéis, chega a 500 mil.


8 Igreja Católica Grega Romena


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Católica Grega Romena
Igreja Católica Grega Romena (foto:CiprianLazar/wikimedia)

A oitava das igrejas católicas com mais fiéis no mundo, a Igreja Católica Grega Romena também chamada de Igreja Romena Unida com Roma, Greco-Católica, é uma igreja autônoma formalizada em 1700 e tem uma plena união com a Igreja Católica Romana. O número de fiéis dessa igreja católica oriental, é de 700 mil.


7 Caminho Neocatecumenal


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Caminho Neocatecumenal
Caminho Neocatecumenal (foto:Quodvultdeus/wikimedia)

O Caminho Neocatecumenal também chamado de Neocatecumenato ou O Caminho, é uma carisma dentro da Igreja Católica dedicado à formação cristã. Iniciado em 1964, O Caminho proporciona formação pós-batismal para membros adultos e é implementado em pequenas paróquias de até 50 pessoas. O Papa João Paulo II era o defensor mais conhecido do Caminho Neocatecumenal. O número de membros é de 1 milhão.


6 Igreja Católica Grega Melquita


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Católica Grega Melquita
Igreja Católica Grega Melquita (foto:JanSmith/wikimedia)

A Igreja Católica Grega Melquita é uma das 23 igrejas cristãs orientais autônomas, que estão em plena comunhão com a Santa Sé. Com origem datada de 1724, essa igreja tem um alto grau de homogeneidade étnica, com suas origens centradas especialmente na Palestina e Síria. Mas essa igreja se diversificou, devido a conversão de várias heranças étnicas. O número de membros está em 1,3 milhões


5 Igreja Siríaca Maronita 


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Siríaca Maronita
Igreja Siríaca Maronita (foto:J.Hassoun/wikimedia)

A quinta das igrejas católicas com mais fiéis no mundo, a Igreja Siríaca Maronita de Antioquia, é uma igreja em plena comunhão com o Papa e a Igreja Católica. O estabelecimento dessa igreja foi entre os séculos 4 ao 7. Embora diminuídos nos dias atuais, os maronitas continuam sendo um dos principais grupos étnicos-religiosos no Líbano, onde fica a sua sede. O número de adeptos está em 3,1 milhões.


4 Igreja Católica Siro-Malabar


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Católica Siro-Malabar
Igreja Católica Siro-Malabar

A Igreja Católica Siro-Malabar faz parte das igrejas orientais que estão em plena comunhão com o bispo de Roma, o Papa. Originária do século 4 e sediada na Índia, essa igreja é a maior em número de membros que traçam suas origens para a atividade evangelística de São Tomé no século I. O número de fiéis chega a 3,8 milhões.


3 Igreja Católica Grega Ucraniana


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Igreja Católica Grega Ucraniana
Igreja Católica Grega Ucraniana (foto:PetroVlasenko/wikimedia)

A Igreja Católica Grega Ucraniana é uma igreja particular oriental de rito bizantino em plena comunhão com a Santa Sé. Originária do batismo de Kiev pelo Grande Príncipe Vladimir, o Grande, do ano de 988, apareceu em 1596 rompendo ligações com a Igreja Ortodoxa Oriental e se submetendo à autoridade Papal. O número de adeptos dessa igreja é de 4,3 milhões.

→ Veja Também os 10 países com maior número de cristãos no mundo


2 Legião de Maria


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Legião de Maria
Legião de Maria (foto:ConciliumLegionisMariae/wikimedia)

A Legião de Maria é uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica fundada em 1921 com sede em Dublin na Irlanda. Os membros ativos da Legião de Maria praticam Obras Corporais, mas estão empenhados principalmente nas Obras Espirituais de Misericórdia. Para fazer parte da associação é preciso ser um leigo católico. O número de adeptos é de mais de 10 milhões.

→ Veja Também os 10 maiores templos cristãos do mundo


1 Renovação Carismática Católica


Top 10 maiores igrejas católicas do mundo - Renovação Carismática Católica
Renovação Carismática Católica (foto:MaranaTha/wikimedia)

Em primeiro lugar das igrejas católicas com mais fiéis no mundo, a Renovação Carismática Católica, é um movimento espiritual de prática católica e carismática. Os cultos carismáticos que praticam é semelhante ao pentecostalismo, apresentando dons como profecia, dons de curar e falar em línguas. Esse movimento foi e é apoiado por Papas, pois os aproxima do ecumenismo com os Protestantes. O número de membros é de mais de 160 milhões.

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui