Top 10 igrejas protestantes com mais fiéis no mundo

-

Nessa lista das 10 igrejas protestantes com mais fiéis no mundo, estão incluídas as denominações praticantes do protestantismo, um movimento que se iniciou no século XVI contra as doutrinas e práticas do catolicismo romano medieval. O número de membros é parcial e geralmente reivindicadas pelas próprias igrejas. Portanto, os números devem ser considerados aproximados e o artigo um trabalho em curso. Não consideramos para essa lista top 10 as denominações internacionais, que são a reunião de um grupo protestante que compartilha fundadores, doutrinas e história em comum. E para esse ranking, são considerados o número de adeptos do país em questão e não das que operam em todo o mundo.

 

Igrejas protestantes com mais fiéis no mundo


10 Convenção Batista Nacional


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Convenção Batista Nacional
Convenção Batista Nacional (foto:DanielCase/wikimedia)

A Convenção Batista Nacional é uma igreja afro-americana dos Estados Unidos fundada em 1880. É a segunda maior denominação batista do mundo. A natureza autônoma dessa igreja permite que a congregação local interprete a Bíblia e defina sua teologia sobre questões não especificadas nas verdades fundamentais dos Artigos de Fé Batista. O número de membros dessa igreja varia entre 7,5 milhões


9 Comunhão do Evangelho da China


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Comunhão do Evangelho da China
Comunhão do Evangelho da China (foto:newsnnet)

A Comunhão do Evangelho da China é uma rede de igreja doméstica, que são igrejas não registradas e nem controladas pelo governo chinês. Em 2004 mais de cem líderes dessa denominação foram presos em uma ação do governo contra igrejas não registradas. O número de membros dessa igreja é por volta de 8 milhões.


8 Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus
Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus (foto:mekaneyesus/youtube)

A Igreja Evangélica Etíope Mekane Yesus é uma denominação luterana da Etiópia fundada em 1959. É a maior luterana do mundo. Essa igreja cortou sua parceria com a Igreja Evangélica Luterana na América e a Igreja da Suécia por aceitarem união de pessoas do mesmo sexo e clero homossexual. Os membros dessa igreja são de mais 8,3 milhões.


7 Comunhão Fangcheng


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Comunhão Fangsheng
Comunhão Fangsheng (foto:HuangJinhui)

Comunhão Fangcheng é uma denominação chinesa fundada em 1971. Esse tipo de igreja é chamada de igreja de casa, igrejas domésticas ou igrejas familiares por não serem oficiais ou registradas pelo governo. O número de membros dessa igreja é estimado em cerca de 10 milhões.


6 Igreja de Uganda


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja de Uganda
Igreja de Uganda (foto:churchofuganda.org)

Ocupando a sexta posição das igrejas protestantes com mais fiéis no mundo está a Igreja da Província de Uganda, uma denominação anglicana fundada em 1897. Assim como outras igrejas africanas, rompeu suas ligações com a Igreja Episcopal dos Estados Unidos, por esta aceitar a união e clero homossexual. O número de membros dessa igreja é de 11 milhões


5 Convenção Batista do Sul


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Convenção Batista do Sul
Convenção Batista do Sul

A Convenção Batista do Sul é uma igreja dos Estados Unidos fundada em 1845. É a maior denominação batista do mundo e a maior denominação protestante dos Estados Unidos. As igrejas locais são autônomas, podendo haver interpretações específicas da Bíblia e tecnicamente não são obrigadas a seguir a Fé e a Mensagem Batista. O número de membros estimado é de 15,5 milhões.


4 Igreja da Nigéria


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja da Nigéria
Igreja da Nigéria (foto:satuharapan.com)

A Igreja da Nigéria é uma denominação anglicana fundada em 1979. Ela se opõe a doutrinas liberais de outras igrejas que também fazem parte da Comunhão Anglicana Mundial, como a Igreja Episcopal dos Estados Unidos (3 milhões de membros) e a Igreja Anglicana do Canadá (meio milhão de membros), por aceitarem a prática e o clero homossexual. O número de membros dessa igreja é estimado em 18 milhões.


3 Movimento Nascido de Novo


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Movimento Nascido de Novo
Movimento Nascido de Novo. Chineses cristãos (foto:thedailybeast)

A terceira colocada das igrejas protestantes com mais fiéis no mundo é o Movimento Nascido de Novo, uma denominação da China fundada em 1968. Ela faz parte das igrejas domésticas, de casa ou familiares, que não são oficialmente registradas pelo governo chinês. O número aproximado de membros é de 20 milhões.


2 Assembleia de Deus


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Assembleia de Deus
Assembleia de Deus (foto:Nagawashima/wikimedia)

A Assembleia de Deus é uma denominação pentecostal brasileira fundada em 1911. É constituída por vários ministérios independentes e dentre esses ministérios evangélicos, a Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB), é a única que mantém comunhão oficial com as ADs dos Estados Unidos. As demais ADs significativas são a Convenção Nacional das Assembleias de Deus, Assembleia de Deus Betesda e Assembleia de Deus Vitória em Cristo. O total de membros é de 22,5 milhões.


1 Igreja da Inglaterra


Top 10 maiores igrejas protestantes do mundo - Igreja da Inglaterra
Igreja da Inglaterra (foto:HansMusil/wikimedia)

A primeira colocada das igrejas protestantes com mais fiéis no mundo, a Igreja da Inglaterra, foi fundada em 1534 quando renunciou à autoridade papal. Ela é a mãe da Comunhão Anglicana Internacional. Embora abrace temas da Reforma Protestante, mantém tradições católicas e ensinos que não sejam considerados contrários às escrituras. Os membros dessa denominação é estimado em 26 milhões.

2 Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas