Instrumentos de percussão são instrumentos musicais que produzem sons através de batidas, esfregões ou agitação. E isso é feito com baquetas, com as mãos ou com outro instrumento parecido. Desde a pré-história os instrumentos de percussão são usados, quando eram formados por pedaços de madeira, pedras e ossos. Além disso, na arqueologia encontraram figuras de pessoas dançando ao redor de um tambô, mostrando com isso a sua antiguidade. Confira então nessa lista alguns desses instrumentos musicais interessantes.
Instrumentos de percussão
10 Reco-reco
O reco-reco também recebe o nome de caracaxá ou raspador. Basicamente existem dois tipos desse instrumento, o de aço e o de madeira. O primeiro é usado em baterias de samba-enredo e em grupos de pagode/samba. Ao passo que o de madeira que tem origem angolana, usa-se em músicas latinas. A produção do som é feita por raspagem através de uma baqueta.
9 Chocalho
A produção do ritmo do chocalho vem graças aos pequenos objetos contidos no interior de um cilindro normalmente de metal, e como resultado da agitação produz um som característico. Esse instrumento usa-se muito na bossa nova e samba, e os que são feitos de plástico usa-se para o entretenimento de bebês.
8 Tumbadoras
Instrumento musical de origem cubana, a base das tumbadoras é formada por duas partes, a tumba e a konga. O batuque é executado em um couro de tambor que também pode ser artificial. O corpo da tumbadora no geral é feito de madeira, mas também pode ser de fibra de vidro e carbono, possuindo um formato semelhante a de um barril.
7 Agogô
De origem oeste-africana, o agogô ou gã é um instrumento de percussão formado por sinos, considerado um dos mais antigos do samba, sendo igualmente usado na capoeira e em religiões afro-brasileiras. Emite-se o som através da batida da baqueta nas bocas de ferro.
6 Alfaia
A alfaia é um instrumento de percussão de origem pernambucana muito usada em maracatus, e ainda em ciranda e coco. Apesar de seu tamanho, esse tambor é muito leve, sendo por isso muito usado por mulheres. O som produzido pelo tambor de maracatu é bem grave.
5 Moringa
Conhecido também como Udu, a moringa tem origem nigeriana. Geralmente feito de barro, é como se fosse um jarro de água com um buraco a mais. O som é elaborado através do toque com as mãos e dedos, produzindo com isso um ruído grave e característico.
4 Triângulo
O triângulo é um instrumento musical feito de metal, e as suas origens seculares vem de ambientes religiosos, representando por exemplo a Santíssima Trindade. Alguns acreditam que ele é descendente do sistro egípicio, e outros que ele é apenas um aliado ao sistro. Em suma, o triângulo juntamente com a sanfona e zabumba, formam o trio pé de serra.
3 Tamborim
Esse pequeno tambor as vezes é confundido com o pandeiro. Porém, uma das principais diferenças está na forma como é tocado, sendo com baquetas ao invés das mãos. Em síntese, usa-se muito no samba, batucada, chorinho, bossa nova e cucumbi.
2 Berimbau
O berimbau é famoso pelo uso fundamental na arte marcial afro-brasileira capoeira. Foi trazido por angolanos escravos para o Brasil e logo depois introduzido na capoeiragem. Sua composição básica consiste no arco de madeira chamado verga, pelo arame, cabaça, baqueta e dobrão. Além disso, o instrumento caxixi, uma espécie de chocalho, também pode acompanhar a melodia.
1 Pandeiro
Um dos instrumentos musicais mais completos, o popular pandeiro produz um som agudo, grave e médio. Por isso, usa-se muito no samba, capoeira, chorinho e coco. A pele do pandeiro normalmente é de cabra, e o arco contém platinelas de metal. Por fim, a origem desse instrumento de percussão é árabe. Confira também quais são as músicas mais tocadas do Brasil.