Top 10 curiosidades sobre a Argentina

Nossos vizinhos e hermanos da Argentina vivem em um país com muitas tradições e particularidades bem inusitadas (pelo menos, para nós). Ao lado do Brasil, ela é uma das grandes potências da América Latina, sendo um local bastante estratégico do ponto de vista econômico e político na região. Mas, fora isso, ela também é uma nação cheia de coisas bem interessantes, e que valem a pena ser conhecidas. Por isso, a seguir, vamos mostrar algumas curiosidades sobre a Argentina, desde as suas belezas naturais, até suas celebridades, seja nos esportes, seja na política. 

 

Curiosidades sobre a Argentina


10 Uma das maiores montanhas do mundo


Uma das maiores montanhas do mundoPara quem curte belezas naturais, na Argentina temos o imponente Aconcágua, a maior montanha do continente americano e também a mais alta encontrada fora da Ásia. Para se ter uma ideia, são nada menos do que 6.961 metros de altitude. Ele fica localizado a cerca de 180 km do centro de Mendonza, (uma das mais pitorescas cidades argentinas), e seu nome vem da língua quechua, significando literalmente “Sentinela de Pedra”. É um dos pontos turísticos mais visitados da região, tendo a presença de turistas em praticamente qualquer estação do ano. Além disso, o Aconcágua também é rodeado de mistérios e muito misticismo. Por exemplo, conta-se que uma avalanche destruiu o hotel de águas termais que fica nas proximidades, deixando apenas uma pequena igreja intacta aos pés da montanha. Dentre as curiosidades sobre a Argentina, essa é bem misteriosa, não?


9 Marcas de cerveja e partidos políticos: tudo a ver 


Marcas de cerveja e partidos políticos: tudo a ver Das muitas curiosidades sobre a Argentina, essa daqui é inusitada: os grandes partidos políticos da Argentina, acredite se quiser, têm as suas próprias marcas de cerveja. Obviamente que cada garrafa vem com o ícone do partido em questão. Na verdade, as cervejarias artesanais de lá investem bastante em produtos com o nome de personalidades políticas. Inclusive, tem um conjunto de “cervejas peronistas” criadas recentemente, que fazem homenagem ao Partido Justicialista, e que foram batizadas com nomes bem “peculiares” (“loira de nome importante”, “ruiva revolucionária”, etc).


8 Maior número de psiquiatras 


Maior número de psiquiatras De acordo com censos recentes, existem quase 200 psiquiatras para cada 100 mil habitantes no país. A maioria deles, cerca de 50%, está na capital Buenos Aires. Na América Latina, o segundo colocado nesse “ranking da terapia” é a Colômbia, cuja proporção é de 11 psiquiatras para cada 100 mil habitantes. De um modo geral, a psicanálise chegou com muita força na Argentina na metade do século passado, e se mantém firme até hoje.


7 5 presidentes argentinos em 10 dias 


5 presidentes argentinos em 10 dias O ano era 2001, e a Argentina vivia um período bem conturbado no seu cenário político. Tanto é que a moeda de lá (o peso argentino) estava bastante desvalorizado, e isso fez com que o caos se espalhasse por todo o território nacional. Para piorar, num período de apenas 10 dias, o país teve 5 presidentes diferentes: Fernando de la Rua, Ramon Puerta, Adolfo Rodriguez Saa, Eduardo Camaño e Eduardo Duhalde. Este último foi finalmente nomeado para a Casa Rosada pelo Congresso argentino em 2 de janeiro de 2002.


6 Grande ascendência italiana na Argentina


Grande ascendência italiana na ArgentinaNão se sabe ao certo, mas, estima-se que mais de 90% da população da Argentina atualmente tenha ascendência europeia, sendo que desse total, quase 40% são descendentes de italianos. Ou seja, fora da Itália, o lugar com mais pessoas dessa nacionalidade é o território argentino. A estimativa é que entre os anos de 1870 e 1970 entraram na Argentina quase 3 milhões de italianos. No Brasil, nesse mesmo período, a imigração foi de cerca de 1,5 milhão de italianos.


5 Che Guevara era argentino 


Che Guevara era argentino Che, um dos mais conhecidos expoentes políticos e revolucionários do século 20, nasceu na Argentina, mais precisamente na cidade de Rosário. Sua trajetória na terra natal quando ainda era jovem foi retratada no filme Diários de Motocicleta. Mais conhecido por sua participação na Revolução Cubana, Che também foi médico, diplomata, estrategista militar e filósofo político. Por sinal, dentre as curiosidades sobre a Argentina, essa é corriqueira: celebridades conhecidas mundialmente são desse país (vide o atual Papa Francisco).


4 Lugar de origem do tango na Argentina


Lugar de origem do tango na ArgentinaUma das danças populares mais conhecidas no mundo é, sem dúvida, o tango. Porém, o que talvez poucos saibam é que ela se originou nos distritos de classe baixa tanto de Buenos Aires, quanto de Montevidéu. Era uma dança praticada especialmente nos bordéis e bares do porto dessas regiões. Contudo, o tango era apenas uma entre tantas executadas ali. Contudo, com o passar do tempo, o tango foi ganhando a simpatia de boa parte da população (independente de classe social), e passou a ser considerado patrimônio cultural pela UNESCO.


3 Uma nação amante dos esportes 


Uma nação amante dos esportes Quando se fala Argentina e esportes na mesma frase, é impossível não se lembrar do grande ídolo do futebol de lá, Maradona. Foi ele um dos responsáveis pela conquista da segunda Copa do Mundo para o país, em 1986. Contudo, há outros campeões argentinos em outras modalidades. Uma modalidade bastante popular ali é o hockey, espacialmente o feminino, tendo diversos campões mundiais nesse esporte, bem como o boxe também. Já no automobilismo, eles têm Juan Manuel Fangio, que ganhou nada menos do que 5 campeonatos mundiais de Fórmula 1, só sendo superado depois pelo alemão Michael Schumacher.


2 Mate: a infusão nacional da Argentina


Mate: a infusão nacional da ArgentinaJá viu alguns hermanos famosos, como o Papa Francisco ou Messi, tomando o mate, ou simplesmente o chimarrão argentino? Pois bem, essa bebida é considerada por lei a infusão nacional de lá. No entanto, nem precisava, pois é muito comum o mate fazer parte de reuniões familiares, entre amigos, e por aí vai. A preparação da bebida é feita em uma cuia, cujo nome também é mate. Todos dividem a mesma cuia, sendo que é apenas uma pessoa, por tradição, que prepara o mate. O costume também diz que ele deve ser servido em sentido horário no grupo. Por sinal, alguns adicionam açúcar para deixar a bebida um pouco mais doce. Uma das deliciosas curiosidades sobre a Argentina, sem dúvida.


1 Na Argentina tudo é feito bem tarde 


Na Argentina tudo é feito bem tarde Uma das tradições mais peculiares do país é o fato das pessoas fazerem suas atividades em horários bem mais tarde do que nós, brasileiros, estamos acostumados. Para se ter uma ideia, o almoço é servido por volta das 15h, e o jantar depois das 22h. Com relação ao horário das festas, se o encontro for entre amigos, é comum que seja após a meia-noite, com esses “happy hours” durarem até umas 6h da manhã, pelo menos. Ou seja, quer ir pra uma balada na Argentina? Prepare a disposição.

As curiosidades sobre a Argentina são repletas de histórias interessantes. Visitar o país é conhecer um povo com tradições e costumes um pouco diferentes dos nossos, mas igualmente hospitaleiros. E, claro, a boa e saudável rivalidade no futebol vai continuar. O que não impede de apreciarmos as muitas coisas interessantes que esse país possui. Uma nação de muito mais fatos curiosos, inclusive.

fontes: livescience, aquimequedo, g1, elpais, renatabueno, tribes, revistacult, yerbamateargentina, eleconomistaamerica

Mais Listas