Top 10 curiosidades culturais da Índia

A Índia é bem mais do que um simples país que parece ser exótico. Ele tem muita história pra contar, e sua população tem costumes bem interessantes, que, para nós, podem ser até meio estranhos, mas, que fazem todo o sentido naquele contexto ali. E é por isso que vamos enumerar agora 10 curiosidades culturais da Índia para você viajar e descobrir coisas maravilhosas de uma nação ainda pouco conhecida no Ocidente.

 

Curiosidades culturais da Índia


10 Patrimônios pra dar e vender


Patrimônios pra dar e venderSe tem algo que a Índia tem, são patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO. Talvez o mais conhecido desses patrimônios do país seja o Taj Mahal, porém, a Índia possui outros 31 locais com características especiais. Em termos de comparação, por exemplo, os EUA possuem 23 patrimônios mundiais reconhecidos pela UNESCO. Esse é um dos fatores que mostra o tamanho da diversidade presente na nação indiana. Entre esses 32 patrimônios, podemos citar os fortes nas colinas do Rajastão, as ferrovias de montanha em Shimla, Darjeeling e nas colinas Nilgiri, a cordilheira Western Ghats, no sudoeste do país, as Cavernas Ajanta e Ellora em Maharashtra, bem como a floresta de mangue de Sundarbans em Bengala, entre outros. E só pra constar: mesmo essa imensidão de locais reconhecidos pela UNESCO, não está nem perto de mostrar tudo em relação às curiosidades culturais da Índia.


9 Diversidade religiosa na Índia


Diversidade religiosa na ÍndiaDe tão grande e diversa, a Índia concentra em seu território todas as principais religiões do mundo. É certo que cerca de 80% da população de lá é hindu, porém, o país possui muitas comunidades de outros segmentos religiosos. Por exemplo: existem comunidades e igrejas cristãs em Kerala e Goa. Nesta última localidade inclusive, há os restos mortais do católico São Francisco Xavier, na Basílica do Bom Jesus. Já o judaísmo, fica sendo conferido na área de Jewtown em Fort Kochi, em Kerala. Há também importantes locais de peregrinação budista em Uttar Pradesh e Bihar, perto de onde nasceu e viveu Siddhartha Gautama Buda, por sinal. E ainda, cerca de 14% da população de lá é muçulmana, sendo a Índia portanto o segundo país com maior número de pessoas dessa religião no mundo, só perdendo para a Indonésia.


8 Algumas celebrações nacionais


Algumas celebrações nacionaisEntre as curiosidades culturais da Índia, também podemos destacar o calendário de celebrações que o país possui. Um bom exemplo disso é o Diwali, o maior e mais importante feriado indiano, de acordo com a publicação National Geographic. Trata-se de um festival que dura 5 dias, sendo conhecido por conta das luzes que ficam acesas durante toda a celebração. Já o Holi é o chamado festival das cores, também sendo intitulado de festival do amor, sendo comemorado na primavera. Além disso, a Índia também comemora o Dia da República (26 de janeiro), Dia da Independência (15 de agosto) e o aniversário de Gandhi (2 de outubro).


7 Roupas tradicionais da Índia


Roupas tradicionais da ÍndiaOutra das características culturais da Índia bastante interessantes é em relação à vestimenta que as pessoas de lá usam. As roupas da população local são bastante ligadas aos saris de seda coloridos que muitas mulheres usam. Já a peça tradicional masculina é o dhoti, um tecido sem costura amarrado na cintura e nas pernas. Além disso, os homens de lá usam a kurta, que se trata de uma camisa larga que vai até os joelhos. Quando se trata de uma ocasião muito especial, como uma cerimônia, por exemplo, eles usam o sherwani, uma espécie de casaco longo com gola sem lapela. Existe até mesmo uma versão mais curta do sherwani, sendo chamado de jaqueta Nehru. Essa vestimenta acaba sendo bastante comercializada para turistas ocidentais.


6 O convidado é um “rei”


O convidado é um “rei”Uma das maiores honrarias que você pode receber na Índia é receber um convite para uma refeição por uma família de lá. Inclusive, essa é uma das melhores maneiras de experimentar as comidas tradicionais do país. No entanto, uma dica: se você for convidado, leve um presente para oferecer aos anfitriões. É sempre de bom grado. Outro costume que precisa ser respeitado nessa hora é tirar seus sapatos, e deixá-los do lado de fora. Ou seja, fazendo essas pequenas coisas, dá pra saborear algumas coisas típicas que a Índia oferece.


5 Culinária bastante rica na cultura da Índia


Culinária bastante rica na cultura da ÍndiaE, falando em comida, a culinária indiana possui mais de 140 sobremesas diferentes, típicas do país. Inclusive, cada estado possui a sua própria culinária, e em muitos casos cada região desses estados possui um estilo próprio de fazer comida. Ou seja, quem gosta de comer, certamente irá encontrar algo do seu agrado em algum lugar, tenha certeza disso. Quer levar alguns desses sabores para casa (literalmente)? Não se preocupe, pois a Índia possui o maior mercado de especiarias do mundo, e se quiser, dá pra levar alguns temperos verdadeiramente deliciosos.


4 Muitos idiomas num só país


Muitos idiomas num só paísDas curiosidades culturais da Índia, uma que salta aos olhos (ou melhor: aos ouvidos) é a quantidade imensa de idiomas falados no país. É um total de 122 idiomas. No entanto, é preciso destacar que não há uma língua nacional por lá, sendo o híndi e o inglês as línguas oficiais indianas. Inclusive, as línguas na Índia pertencem a quatro dos principais grupos linguísticos do mundo. São eles: indo-europeu, dravidiano, austro-asiático e tibeto-birmanês. Até mais ou menos meados do século 20, o grupo de línguas hantu, que tem origem africana, também estava sendo usado no país, mais especificamente por migrantes da África Oriental que viviam no oeste da Índia. Já se trata de uma língua morta, muito embora as pessoas dessa comunidade ainda usem algumas palavras de origem hantu.


3 Bollywood com tudo na Índia


Bollywood com tudo na ÍndiaQuando se fala em indústria cinematográfica, muita gente logo pensa em Hollywood, mas, a verdade é que a maior existente no mundo se encontra na Índia. São mais de 1.000 filmes produzidos anualmente, sendo o dobro do que é produzido nos EUA. Só que, ao contrário do que se possa imaginar, a maior parte dos filmes não faz parte de Bollywood (apelido dado à indústria cinematográfica hindi de Mumbai). Esta só é responsável por uns 200 filmes por ano no país. Os maiores centros de produção cinematográfica no país são Chennai e Hyderabad, com predominância das línguas Tamil e em Telugu, as mais faladas na Índia.


2 A higiene é importante na Índia


A higiene é importante na ÍndiaMuitos podem ter até uma ideia errônea a respeito dos hábitos de higiene da população indiana devido a um ou outro hábito de determinadas populações, mas, a verdade mesmo é que o próprio conceito de “lavar” algo surgiu na Índia. Quer um exemplo? Pois bem, a invenção do xampu veio de lá. Claro que não era feito como os xampus industriais de hoje, mas sim, com uma mistura de certas ervas. Por sinal, a própria palavra xampu (ou shampoo) deriva da palavra sânscrita “champu”, que quer dizer simplesmente “massagear”.


1 Dia da ciência na Suíça


Dia da ciência na SuíçaPra terminar essas curiosidades culturais da Índia, temos aqui uma homenagem bem particular. Assim como em outras partes do mundo, a Suíça comemora o Dia da Ciência, que, no caso dela, é todo dia 26 de maio. Porém, esse dia é instituído em homenagem a um político indiano. Ao ex-presidente APJ Abdul Kalam. Ele é o pai do programa de mísseis da Índia, e que visitou a Suíça no ano de 2006. Após sua visita, o Dia da Ciência por lá é dedicado a ele.

Por fim, curiosidades culturais da Índia são muitas, acredite, e estes foram apenas algumas poucas pra mostrar o quanto o país é rico em história e costumes.

Fontes: matadornetwork, livescience, visittnt, bbc, scoopwhoop

Mais Listas