Top 10 curiosidades culturais do Japão

-

O Japão é uma das nações mais prósperas (economicamente falando) e interessantes do mundo. E é por isso mesmo que as curiosidades culturais do Japão ganham um “sabor especial” pra quem vê de fora. Muitos podem achar certos costumes de lá um pouco estranhos, exóticos e até peculiares, mas é inegável que se trata de uma das culturas mais ricas hoje em dia, e que ainda é preservada em muitos locais de lá. Quer saber algumas dessas curiosidades a respeito do país nipônico? Então, acompanhe a lista.

 

Curiosidades culturais do Japão


10 O Natal é um feriado praticamente romântico


O Natal é um feriado praticamente românticoÉ preciso destacar, antes de qualquer coisa, que a população cristã é minoria no Japão, e representa apenas 2% do número total de habitantes. Não que isso impeça de comemorações tipicamente cristãs de serem feitas no país, só que de uma maneira, digamos, diferenciada. É o caso do Natal, por exemplo, que possui mais caráter festivo do que religioso, sendo uma comemoração tradicional com luzes elaboradas e árvores de enfeite típicas do momento. E lá boa parte das pessoas fazem a comemoração mesmo na véspera dessa data, e não do dia 25 de dezembro. Fora isso, a véspera de Natal é considerada mais como uma noite de encontro entre casais (muito semelhante ao que acontece com o Dia dos Namorados). Tanto é que é a data perfeita para muitos irem a jantares chiques e darem uns aos outros presentes românticos.


9 Mulheres com dentes escuros


Mulheres com dentes escurosDentre as curiosidades culturais do Japão, uma das mais estranhas, sem dúvida, foi o hábito das mulheres escurecerem seus dentes tempos atrás. Esse procedimento, que recebe por lá o nome de ohaguro, foi uma prática entre as mulheres japonesas durante séculos, especialmente entre as casadas e gueixas(foto). Além de esse hábito ter sido considerado atraente na época, ele também era eficaz na proteção contra cáries e outros problemas nos dentes. A aplicação era feita com certas substâncias, como misturas de cera e tinta, pois assim, conseguia-se que os dentes ficassem com a aparência negra. Contudo, esse método se tornou proibido no final do século XIX, sendo uma das inúmeras medidas adotadas pelas autoridades para modernizarem o Japão, tornando a sua cultura um pouco mais atraente para o Ocidente.


8 Etiqueta à mesa no Japão


Etiqueta à mesa no JapãoUma coisa que faz parte das curiosidades culturais do Japão, e que é preservado até hoje, são as boas maneiras à mesa, especialmente o uso correto dos dois pauzinhos. Vai fazer uma refeição típica por lá, usando esses pauzinhos? Então, jamais esfaqueie ou corte a comida com eles. O correto é levar tudo à boca. Outra coisa importante é nunca apontar pra nada com esses utensílios, já que esse gesto é considerado rude entre os japoneses. Também é importante nunca deixar os pauzinhos colados na vertical em uma tigela de arroz, já que esse gesto está ligado a costumes funerários no Japão. O certo é colocá-los num descanso próprio para eles entre uma mordida ou outra, ou quando terminar de comer.


7 O ato de se curvar no Japão


O ato de se curvar no JapãoCurvar-se é um ato de reverência muito respeito na terra do sol nascente, e uma das marcas registradas entre as curiosidades culturais do Japão. Também chamada de ojigi, curvar-se é uma forma tradicional de saudação (como o nosso aparto de mão, e até o abraço). Só que, além disso, ela também serve para indicar gratidão, dar parabéns ou mesmo fazer um pedido de desculpas. Já em situações cotidianas casuais, uma reverência simples pode ser apenas um aceno com a cabeça e nada mais. Ao passo que uma reverência mais longa e profunda tem um teor mais respeitoso, podendo indicar desculpas sinceras ou um grande agradecimento. Mas, não se preocupe com tanta formalidade caso esteja em visita pelo Japão. Um simples aperto de mão já é aceitável entre visitas estrangeiras.


6 Telefones celulares em público


Telefones celulares em públicoÉ certo que vários aparelhos no Japão são de alta tecnologia, especialmente os aparelhos celulares. Em geral, os telefones lançados por lá estão anos à frente em termos de avanços tecnológicos com os lançados nos EUA ou no Reino Unido, por exemplo. Porém, entre as curiosidades culturais do Japão, uma coisa que pouca gente deve saber é que eles se irritam fácil com pessoas falando ao celular o tempo todo em locais públicos, como trens, ônibus ou qualquer outro ambiente silencioso. O mais recomendável é colocar o celular no modo silencioso, e desligar qualquer notificação sonora caso entre num trem ou ônibus. Caso seja urgente, o ideal é que a ligação seja a mais silenciosa e discreta possível, dando preferência para mensagens de texto.


5 Uso constante de bicicletas no Japão


Uso constante de bicicletas no JapãoMuitas localidades no Japão possuem trânsito intenso, e por isso mesmo a população de lá busca métodos rápidos, eficazes e limpos de se locomover, entre eles, as bicicletas. No entanto, cuidado ao pegar uma dessas e sair andando por lá. Proprietários de bicicletas precisam de licença para guiar uma que esteja em seu nome. O recomendável é tirar sua licença, e mantê-la consigo o tempo todo, como um RG. Se for pegar uma bicicleta emprestada, é preciso andar com uma cópia da licença dela. Caso contrário, poderá ter sérios problemas legais.


4 Alta alfabetização, desemprego baixo


Alta alfabetização, desemprego baixoUma das coisas mais impressionantes quando se fala em curiosidades culturais do Japão é o seu atual alto nível de alfabetização. Pra se ter uma ideia, quase 100% das pessoas por lá são alfabetizadas (ou seja, sabem ler e escrever), e muitos atribuem isso ao rigoroso sistema educacional japonês, em especial, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ao mesmo tempo, a taxa de desemprego de lá gira em torno de 4% ou até menos do que isso, sendo uma das mais baixas do mundo.


3 Sumô como principal esporte no Japão


Sumô como principal esporte no JapãoEnquanto o Brasil é o país do futebol, o esporte nacional japonês é o sumô. Tendo surgido provavelmente no século VIII, a prática começou como uma simples oração feita para que houvesse uma colheita frutífera de arroz. Depois, esse hábito evoluiu para um esporte público, no qual dois homens lutam em um ringue circular. Vence quem eliminar o outro do ringue, ou quem conseguir que o outro toque alguma parte do seu corpo no chão que não sejam as plantas dos pés. Com costumes e vestimentas antigas, o sumô é sem dúvidas uma das mais antigas tradições japonesas vivas nos dias de hoje.


2 Número que dá azar


Número que dá azarEntre as curiosidades culturais do Japão, podemos destacar também as suas superstições. Por exemplo: o número “4” é evitado em terra nipônicas por ser associada a uma palavra que designa morte. Da mesma forma que o numeral 13 é considerado azar no mundo Ocidental, o 4 no Japão tem suas crendices, sendo usado o mínimo possível pelas pessoas. Ou seja, vai presentear alguém do Japão? Evite qualquer coisa associada ao “4”, pois isso será visto como um presente bem macabro. Inclusive, essa prática de evitar o “4” a todo custo chama-se “Tetraphobia”, sendo bastante comum não somente no Japão, mas, no Leste e Sudeste Asiáticos.


1 Assoar o nariz em público no Japão? Jamais!


Assoar o nariz em público no Japão? Jamais!Assoar o nariz na frente das pessoas é considerado rude entre os japoneses. Na realidade, é visto como um hábito bem nojento por eles. Ao invés de fazerem isso, elas fungam até encontrarem um local adequado para fazer seu asseio. Caso seja realmente necessário fazer isso, a sugestão é que seja o mais discreto possível. Até porque a própria ideia de usar lenço é considerada nojenta no Japão.

De fato, as curiosidades culturais do Japão são incríveis, não é mesmo? E se você achou interessante ver os fatos desse país asiático, vai gostar de ver as curiosidades sobre a China.

fontes: theculturetrip, japanology, columbusdirect, udemy, businessinsider

 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas