Top 10 curiosidades sobre o Coração

-

O coração é um órgão extremamente importante e fundamental para manter a nossa vida! Com a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos, o coração compõe a parte central do sistema circulatório e é responsável por fornecer oxigênio e nutrientes ao corpo humano. Sabendo disso de antemão, você vai conferir neste guia, 10 curiosidades sobre o coração muito interessantes, que vão fazer você conhecer mais sobre esse órgão muscular, bem como te dará dicas para ter mais cuidados com a sua saúde. Portanto, continue lendo e confira esses fatos e curiosidades sobre o coração.

 

Curiosidades sobre o Coração


10 O coração da mulher é mais acelerado


O coração da mulher é mais aceleradoAtualmente, já sabemos que em média, o coração da mulher apresenta 8 batidas a mais por minuto quando comparado ao coração do homem. Portanto, o coração feminino bate em ritmo naturalmente mais acelerado. Assim como o coração dos recém-nascidos é mais acelerado que o coração dos adultos.


9 O coração tem seu próprio impulso elétrico


O coração tem seu próprio impulso elétricoO coração é um órgão muitíssimo interessante, em especial quando se sabe que ele é capaz de gerar seu próprio impulso elétrico. Dessa forma, o coração não precisa da função cerebral para continuar batendo. Sendo necessário apenas, que exista suporte de oxigênio para que o órgão sobreviva. Por esse motivo, é possível fazer o transplante de coração após a morte de uma pessoa. De modo que, o coração possa dar vida a quem espera na fila de transplante. Muito embora essa seja uma questão delicada, é importantíssimo ter consciência sobre a questão da doação de órgãos.


8 Coração partido realmente existe


Coração partido realmente existeSe você sempre achou que coração partido era uma expressão sem sentido, saiba que não é bem assim! Atualmente, já sabemos que a síndrome do coração partido causa sintomas semelhantes aos de um ataque cardíaco. No entanto, a síndrome é causada apenas por uma injeção de hormônios do estresse, causado por um evento físico ou emocional. Portanto, se você sente dores no peito após um dia estressante ou uma tristeza profunda, a causa pode ser a síndrome do coração partido!


7 Primeira cirurgia de peito aberto foi feita por um cirurgião negro


Primeira cirurgia de peito aberto foi feita por um cirurgião negroEntre as curiosidades sobre o coração, essa daqui marcou um dia histórico e pouco lembrado na medicina, fato que ocorreu em 1893. Quando o então cardiologista Daniel Hale Williams, fez uma cirurgia de peito aberto. Ele era um dos poucos cirurgiões negros nos Estados Unidos da América naquela época. Assim, deixou seu nome para sempre registrado na história da medicina.


6 Ataques cardíacos costumam acontecer pela manhã


Ataques cardíacos costumam acontecer pela manhãOs ataques cardíacos se apresentam em maior incidência no período entre as 6h e 12h. Justamente por ser um horário no qual as pessoas despertam e começam seu dia. Devido às atividades, ocorre um aumento da pressão arterial em pacientes que já apresentam hipertensão. Dessa forma, o corpo não suporta e o ataque cardíaco se manifesta. Sendo importante que pacientes hipertensos mantenham controle da saúde com visitas regulares ao médico e mantendo a medicação em dia. De modo que a saúde possa ser preservada e um ataque cardíaco e outros riscos relacionados a saúde cardíaca sejam evitados. Além disso, cabe destacar que entre 40% e 60% dos pacientes que enfartam são hipertensos. Portanto, se você sofre de hipertensão, é importantíssimo manter a rotina de cuidados com a saúde cardíaca em dia. Justamente para que você possa evitar esse tipo de evento que pode ser fatal, mas também pode ser evitado.


5 O coração apaixonado


O coração apaixonadoDentre as curiosidades sobre o coração, essa daqui pode ser considerada a mais romântica. Já ouviu a expressão “ouça seu coração”? Pois é! Acontece que essa não é uma expressão tão boba quanto as pessoas podem suspeitar. Na realidade, quando você está apaixonado, seu coração tende a bater igualmente no ritmo que o coração de seu par. Inclusive, no caso dos casais heterossexuais, o coração da mulher que naturalmente bate mais rápido, tende a desacelerar para acompanhar o ritmo do parceiro.


4 Alguns dias são mais perigosos para seu coração


Alguns dias são mais perigosos para seu coraçãoVocê sabia que existem dias mais perigosos para a sua saúde cardíaca? Alguns estudos já foram capazes de comprovar que, na segunda-feira é mais provável que você sofra um infarto. E isso acontece por uma combinação de fatores. Seja por exemplo pelo estresse de voltar a trabalhar ou mesmo devido ao fato de ter consumido álcool em excesso no final de semana. Portanto, quem tem problemas cardíacos ou histórico familiar de infarto, precisa ficar mais atento a este aspecto. Além disso, cabe salientar que, ao longo do ano, o dia mais provável de se ter um ataque cardíaco é no natal.


3 A pressão e frequência cardíaca caem quando você dorme


A pressão e frequência cardíaca caem quando você dormeÉ importante e saudável que seu coração diminua o ritmo de trabalho durante uma noite de sono. Vários estudos já comprovaram que a diminuição de ritmo para dormir é importante. Uma vez que pessoas com dificuldades para dormir são mais suscetíveis a doenças cardíacas. Portanto, existe uma relação bastante íntima entre sono e saúde. Quem tem dificuldade para dormir precisa mudar os próprios hábitos e adotar uma rotina mais saudável. De modo que seja possível regular o ciclo do sono para que todo o corpo se beneficie por essa regulação.


2 Ritmo e performance


Ritmo e performanceUm coração saudável pesa entre 250g e 400 gramas, podendo bombear 85 gramas de sangue em cada contração. Ao todo, o coração pode chegar a bombear 74 mil litros de sangue. Além disso, o coração bate cerca de mil vezes por dia, podendo chegar a 35 milhões de batidas durante um ano. Portanto, esse é um órgão que trabalha muito durante toda a sua vida. Sendo importante adotar uma rotina saudável para que ele possa funcionar com perfeição pelo máximo de tempo possível.


1 Ligação com todo o corpo


Ligação com todo o corpoAtravés de seu sistema cardiovascular, existe a ligação entre o coração e todo o corpo. A veia cava superior conecta seu coração ao cérebro e demais membros superiores. Enquanto a veia cava inferior conecta seu coração ao abdômen e membros inferiores. Além disso, seu coração é dividido em 4 partes e todas elas são fundamentais para que o órgão funcione da maneira adequada.

Quais dessas curiosidades sobre o coração você já sabia? Conte nos comentários o que te surpreendeu e o que é total novidade para você. E lembre-se de sempre cuidar da sua saúde em geral, evitando assim fatores de risco que podem contribuir para problemas cardíacos, como por exemplo a doença isquêmica do coração, a maior causa de morte no mundo.

fontes: hospitaldocoracaoal, healthline, augustahealth, cuidadosmil

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas