Top 10 fatos sobre a História do Google que você precisa saber

-

O Google é uma das maiores empresas do mundo, sendo uma das que mais ganhou espaço nesse ambiente virtual no qual vivemos. Lançado em 1997 por dois alunos de Stanford: Larry Page e Sergy Brin, rapidamente o mecanismo de busca na web se tornou um sucesso. O que você provavelmente não saiba é como foi a inauguração da empresa, o começo de tudo e a respeito de algumas curiosidades envolvendo a história do Google. Bem, algumas dessas curiosidades (e pouco mais) falaremos agora, nesta lista de fatos envolvendo a história desta megaempresa, com alguns fatos verdadeiramente curiosos e peculiares.

 

História do Google


10 Os fundadores se encontraram por acaso


Os fundadores se encontraram por acasoO jovem Page tinha 22 anos e era recém-formado em engenharia da computação pela Universidade de Michigan. Já Brin tinha 21 e era Ph.D. candidato a uma instituição de prestígio na época. A partir daí Brin foi designado para mostrar o campus da instituição para Page. Isso tudo ocorreu em 1995, apenas 2 anos antes da inauguração da gigante Google. Foi então que se conheceram, mesmo que, a princípio, não se dessem muito bem. Mas, depois a parceria deles fluiu e fizeram então história com seus avanços tecnológicos.


9 Originalmente, o nome do Google era BackRub


Originalmente, o nome do Google era BackRubEm 1996, o Google estava quase nascendo. E foi nesse ano que Page e Brin começaram a desenvolver uma técnica pioneira de “rastreador na web”, e que tinha o nome de Backrub. Na época, alguns especularam que essa nomenclatura estava ligada diretamente à recuperação de backlinks. Então, o chamado Backrub ainda teve o seu lançamento com esse nome. Sendo vinculado às homepages originais de Page e Brin. Ele ficou nos servidores de Stanford por mais 1 ano apenas, mas teve que ser substituído pois consumia largura de banda demais.


8 Erro de ortografia que deu certo


Erro de ortografia que deu certoNo dia 15 de setembro de 1997, Page e Brin registraram o nome de domínio do seu projeto de expansão como “Google”. Uma variação da palavra “Googol”, que retrata um termo matemático representado pelo numeral 1 seguido por 100 zeros. Depois do registro, descobriram que o nome tinha ficado Google mesmo. O que foi, involuntariamente, ótimo, pois essa nem era uma palavra real naquela época, e puderam ter um nome único para um projeto que depois se mostrou realmente gigantesco.


7 O primeiro de todos foi “feito” de Lego


O primeiro de todos foi “feito” de LegoPois é, por incrível que pareça, até mesmo para a história do Google, houve fatos inusitados como este: de o primeiro computador Google ser feito de Lego. A questão foi o seguinte: devido a restrições de orçamento, a equipe do Google criou hacks de servidores feitos sob medida com peças de Lego. Lembre-se: na época, os fundadores da empresa eram estudantes universitários. O tempo passa, e hoje em dia o Google opera nada menos que 1 milhão de servidores em centros de dados de todo o mundo, lidando com mais de 3,5 bilhões de pesquisas realizadas no mundo todo, todos os dias.


6 A quase venda do Google para o Yahoo


A quase venda do Google para o YahooHoje em dia, dada a recente história do Google, a empresa realmente é um dos grandes empreendimentos globais do mundo corporativo. Mas, na época, o sucesso mesmo da empresa era uma incógnita. Tanto é que seus fundadores, ainda em 1997, quiseram vender sua empresa ao Yahoo pela “bagatela” de US$ 2 milhões. Só que o próprio Yahoo não aceitou a oferta. Percebendo o erro depois, quis comprar o Google pela quantia de US$ 3 bilhões no ano de 2002, só que desta vez, quem não aceitou a proposta foram os donos do sistema de busca mais famoso do mundo atualmente.


5 Pesquisas nunca realizadas na história do Google 


Pesquisas nunca realizadas na história do Google Um dado interessante mostra que cerca de 16% a 20% de todas as pesquisas realizadas constantemente nunca haviam sido pesquisadas antes no Google. Ou seja, o site obtém milhões e milhões de pesquisas todos os dias que nunca haviam sido feitas anteriormente. Por isso que os sistemas de SEO (que gerenciam as chamadas palavras-chaves de quem está buscando algo em sites de pesquisas) precisam se manter informados o tempo todo.


4 O Google como “papa-empresas”


O Google como “papa-empresas”O Google, sem dúvida, virou uma empresa gigante, e isso possibilitou que, ao longo dos anos, ela pudesse adquirir outras instituições e incorporasse ao seu patrimônio. Isso vem ocorrendo com frequência de uns tempos pra cá, especialmente após 2010, quando o Google tem adquirido em média, uma empresa por semana, como, por exemplo, Android, YouTube, Waze, e tantas outras.


3 Recrutamento online no Google


Recrutamento online no GoogleSabe como novos funcionários são recrutados pelo Google? Simples: eles usam uma ferramenta chamada de foo.bar, e através dela eles identificam pessoas para o recrutamento com base no que elas pesquisam regularmente. Digamos que você esteja procurando por termos específicos de programação, como o Python, por exemplo, a central de recrutamento tem como saber. Dessa forma, você pode receber o convite para se candidatar a uma vaga de emprego por lá.


2 Agora, a NASA vem!


Agora, a NASA vem!A história do Google é tão fascinante que permite que haja um tratamento de maneira um tanto quanto peculiar para Page e Brin, até mesmo pelas autoridades dos EUA. Por exemplo: os aviões particulares dos fundadores do Google têm pistas especiais na NASA, onde nenhum outro avião pode pousar. Com isso, eles têm acesso onde muitas pessoas jamais pensariam ter.


1 Bem à frente em relação a outros sites de pesquisas


Bem à frente em relação a outros sites de pesquisasPara se ter uma noção da história do Google até os dias de hoje, e como ele influenciou (e influencia) a Internet, basta saber que cerca de 76% de todas as pesquisas mundiais feitas em desktops e laptops no ano de 2019 foram feitas usando esse site. Bing e Baidu são, respectivamente, o segundo e o terceiro mecanismos de pesquisa mais populares, porém, eles só representaram em torno de 9% do total das pesquisas feitas ano passado. Em média, podemos dizer que o Google processa aproximadamente 40 mil consultas de pesquisa a cada segundo no mundo. Na prática, isso dá mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia e umas 12 trilhões de pesquisas por ano. O Google é assim mesmo: hoje em dia, é feitos de números espantosos.

fontes: entrepreneur, searchfactory, textmetrics, scoopwhoop, theweek

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas