Top 10 curiosidades do Handebol

-

O Handebol é um dos esportes coletivos mais populares do mundo. Na Europa por exemplo, ele tem bastante tradição e é muito mais popular que nos demais continentes do mundo. Como consequência dessa popularidade, as seleções europeias dominam as competições internacionais. Só para se ter uma ideia, na categoria masculino do handebol, as seleções da Europa conquistaram todos os títulos das Olimpíadas e do Mundial. Já no feminino, apenas dois países quebraram essa hegemonia do velho continente: Coreia do Sul e o Brasil. Mas mesmo assim, ao longo do tempo é um esporte que vem atraindo mais praticantes e fãs em todo o mundo, desde a sua criação em outubro de 1917. Portanto, confira essa lista que separamos de curiosidades do handebol.   

 

Curiosidades do Handebol


10 A maior goleada registrada


A maior goleada registradaVocê sabe qual foi o placar da maior goleada de Handebol de todos os tempos? Essa goleada aconteceu em 1981. Na ocasião, o jogo era entre a seleção soviética e a afegã. Ocasionando um impressionante placar de 86 a 2, que deu a vitória a seleção soviética. A goleada obviamente entrou para a história, sendo uma derrota amarga para a seleção do Afeganistão.


9 Seleção brasileira de handebol


Seleção brasileira de handebolO time de handebol brasileiro só estreou nas Olimpíadas no ano de 1992. Foi durante os Jogos Olímpicos de Barcelona na Espanha. Infelizmente, a má notícia é que o Brasil nunca ganhou uma medalha olímpica no Handebol. Em contrapartida, a seleção feminina alcançou o êxito de ter conquistado o único título do mundo para o Brasil, fato ocorrido no Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013.


8 Suécia: maior número de finais seguidas nas Olimpíadas, porém…


Suécia: maior número de finais seguidas nas Olimpíadas, porémA Suécia é a única seleção do masculino até o momento a conseguir ir 3 vezes consecutivas para as finais dos jogos Olímpicos de Handebol. No entanto, a equipe também é a única a conseguir 3 medalhas de prata consecutivas. Portanto, o país ainda não conseguir alcançar a tão desejada medalha de ouro. Apesar disso, seu feito de conquistar repetidas vezes a medalha de prata, faz com que a seleção seja uma das mais admiradas. Afinal, ser finalista olímpica não é algo fácil de conquistar, requer esforço e dedicação por parte de todo o time!


7 O jogador que tem medalha por dois países


O jogador que tem medalha por dois paísesNo handebol, o jogador Talant Duyshebaev conseguiu ganhar a medalha de ouro olímpica em 1992 pela Equipe Unificada, composta pela Comunidade dos Estados Independentes, que era a união das antigas repúblicas da União Soviética. E em 1996 e 2000 conseguiu duas medalhas de bronze pela Espanha. Desse modo, até hoje o jogador é o único que conseguiu acumular medalhas de handebol por dois países. E esse feito tende a ser mantido por muito anos, destacando o jogador entre os demais.


6 Posição do goleiro no handebol


Posição do goleiro no handebolO goleiro é o único jogador que pode estar dentro da linha de gol no handebol. Os jogadores de times adversários não podem ultrapassar essa linha. Mas o interessante é que, o goleiro pode se mover para fora dela de acordo com o que julgar necessário. Mas sempre tem a função de proteger o gol. Portanto, se você deseja assumir a posição de goleiro no seu time, tenha cuidado! É importante que você faça saidinhas estratégicas quando o assunto é deixar o gol vazio. Afinal, isso pode ocasionar pontos para o time adversário.


5 Sobre os jogadores


Sobre os jogadoresUm jogador de handebol não pode segurar a bola por mais de 3 segundos em suas mãos. E também não pode se mover por mais de 3 passos apenas segurando a bola. Por isso mesmo, o jogo costuma ser tão acelerado com os passes de bola. O que torna a modalidade mais ágil e naturalmente interessante de assistir. Esse é um dos fatores que faz com que o handebol seja um jogo dinâmico e que, a cada dia atraia mais pessoas interessadas em assistir cada uma das partidas. Além disso, é um dos esportes que a criançada mais gosta na aula de educação física.


4 Handebol de praia


Handebol de praiaCada vez mais popular, o handebol de praia tem atraído mais pessoas para a modalidade, especialmente no verão. Sendo assim, é uma atividade que reúne amigos para se exercitar e competir. Pois é um esporte interessante para praticar com as pessoas que você gosta durante os dias ensolarados. Além disso, o handebol é um jogo bastante rápido. O que faz com que as partidas sejam uma boa opção para suas férias. Uma vez que, devido ao pouco tempo de partida, os praticantes não ficam tão cansados.


3 Clubes brasileiros de destaque no handebol nacional 


Clubes brasileiros de destaque no handebol nacional Atualmente, uma das curiosidades a respeito do handebol no Brasil é que a Liga Nacional de Handebol lota ginásios todos os anos. Na modalidade, o time paulista Metodista é o maior campeão masculino. Tendo também os times de Taubaté e o MRV Londrina com destaque. Já nos times femininos o maior campeão é o São Bernardo/Metodista, além do time A.A Guaru de São Paulo que também merece destaque por seus títulos.


2 Jogadoras brasileiras entre as melhores do mundo


Jogadoras brasileiras entre as melhores do mundoDas curiosidades do handebol, essa nos trás orgulho, pois o handebol também tem o hábito de premiar as conquistas individuais de seus jogadores. Por isso mesmo, anualmente são consagrados os melhores jogadores do planeta. A Federação Internacional de Handebol elegeu as jogadoras brasileiras Alexandra Nascimento em 2012 e Duda Amorim em 2014 como melhores do mundo. Portanto, o nosso país detém destaque e prestígio na modalidade, graças a performance de jogadoras como elas, que se tornaram lendas no esporte.


1 Aspecto de sujeira na bola de Handebol


Aspecto de sujeira da bola de HandebolObservando as partidas de handebol, dá pra notar que as bolas parecem que estão sujas. Mas na verdade, isso acontece porque os atletas utilizam uma cola especial nas mãos para ter maior aderência com a bola. Nesse ínterim, para facilitar ainda mais o manejo com a bola, o tamanho dela é diferente para as categorias masculino, feminino e infantil, inclusive para este último ela é mais macia para evitar lesões. 

Interessante não é mesmo essas curiosidades do handebol. E se você gostou, vai achar também interessantes as curiosidades do voleibol.  

fontes: brainly, sportsregras, 10factsabout, 10interestingfacts, mrvnoesporte
imagem9, imagem7, imagem4,

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas