Top 10 maiores torcidas do Brasil

A torcida brasileira é uma das mais apaixonadas do mundo além do Brasil ser o país do futebol. E o Instituto Paraná Pesquisas divulgou os dados da sua última pesquisa para as maiores torcidas do Brasil. Os dados foram divulgados no Jornal O Globo e também mostra que os que se declaram não torcer para nenhum time chegou a 39,1 milhões, ultrapassando o primeiro colocado das 10 maiores torcidas do Brasil. Confira!

 


10 Internacional 5,4 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Internacional
Torcida do Internacional, foto: Ricardo Duarte/wikimedia

Abrindo a lista das 10 maiores torcidas do Brasil está o torcedor do Internacional chamados de Colorados. A torcida organizada do Inter é uma das pioneiras no Brasil desde os anos 1940 e hoje tem a Camisa 12, Super FICO, Nação Independente e Guarda Popular como torcidas principais. Em número de sócios é o maior das Américas e o sexto do mundo.


9 Atlético Mineiro  5,6 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Atlético Mineiro
Torcida do Atlético Mineiro, foto: wikimedia dominio público

Os torcedores do Atlético Mineiro ou atleticanos, que também são conhecida como massa atleticana, vestem a camisa 12, aposentada pelo clube em sua homenagem. A torcida organizada Dragões da FAO é a mais antiga do clube, desde 1969 e a mais popular é a GCRTOES Galoucura.


8 Santos 6,2 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Santos
Torcida do Santos, foto: wikimedia domínio público

Em oitavo lugar das maiores torcidas do Brasil estão os torcedores do Santos, chamados de Santistas e Alvinegros. Essa torcida foi a segunda maior na década de 60 e teve a maior média de público em um Campeonato Brasileiro, na edição de 1983. A Torcida Jovem do Santos é a maior torcida organizada do clube, que o acompanha desde 1969.


7 Grêmio 7 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Grêmio
Torcida do Grêmio, foto: Eneas De Troya/wikimedia

Os Gremistas ou Tricolores como são conhecidos os torcedores do Grêmio veem em sétimo lugar e a Torcida Jovem do Grêmio é a mais antiga torcida organizada do clube, fundada em 1977. A Geral do Grêmio é uma torcida que não cobra mensalidades e a revista inglesa Talksport selecionou essa torcida como uma das 10 torcidas mais loucas do mundo, devido a Avalanche na comemoração dos gols.


6 Cruzeiro 8 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Cruzeiro
Torcida do Cruzeiro, foto: wikimedia domínio público

O torcedor cruzeirense também conhecido como Nação Azul ou China Azul possui o maior público do Mineirão com 132.834 em 1997 contra o Vila Nova-MG e tem a melhor média de todas as divisões do futebol brasileiro de 25.981 pagantes por partida em 2003.


5 Vasco da Gama 9,2 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Vasco
Torcida do Vasco, foto: Ivan Hernández/flickr

Os Vascaínos ou Cruzmaltinos ocupam a quinta posição das 10 maiores torcidas do Brasil e uma das suas principais torcidas organizadas é chamada de Força Jovem do Vasco fundada em 1970.


4 Palmeiras 11, 6 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Palmeiras
Torcida do Palmeiras, foto: wikimedia domínio público

O Torcedor Palmeirense ou Palestrino está em quarto e a Torcida Uniformizada do Palmeiras fundada em 1970 é uma das mais antigas do clube e a segunda em tamanho perdendo para a Mancha Verde.


3 São Paulo 14,8 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - São Paulo
Torcida do São Paulo, foto: wikimedia domínio público

O São-Paulino ou Tricolor Paulista vem em terceiro e sua torcida organizada é uma das pioneiras do Brasil. Torcida Independente e Torcida Dragões da Real são as maiores torcidas organizadas do clube.


2 Corinthians – 27,5 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Corinthians
Torcida do Corinthians, foto: Anderson Bueno/wikimedia

O torcedor do Corinthians chamado de Corintiano ou Fiel tem como suas principais torcidas organizadas a Camisa 12, a Pavilhão 9, a Estopim da Fiel e a Gaviões da Fiel, essa fundada em 1969 e com mais de 100.000 sócios. O recorde de público do Morumbi foi entre Corinthians e Ponte Preta em 1977 com 146 mil pessoas e no Pacaembu contra o São Paulo em 1942 com 70.000 espectadores.


1 Flamengo 32,5 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Flamengo
Torcida do Flamengo, foto: Pedro Lopez/flickr

Ocupando a primeira posição das 10 maiores torcidas do Brasil estão os Flamenguistas ou Rubro-Negros. A Torcida Jovem do Flamengo é a mais antiga torcida organizada do clube, fundada em 1967 e a Raça Rubro-Negra é a maior, fundada em 1977. A equipe do Flamengo aposentou a camisa 12 em homenagem ao maior jogador da história do Flamengo, a Nação Rubro-Negra.

8 Comentários

  • Morei em minas uns três anos, lá eu vi mineiro torcedor do Palmeiras, são Paulo, Corinthians e Flamengo,estado que tem times como cruzeiro e Atlético mineiro,no estado da Bahia onde tem seus times o bahiano torce para Flamengo etc..

  • Luiz, isso foi por causa da Globo na década de 70 e 80, quando só transmitiam a Globo RJ para todos os estados brasileiros, então, só passava jogo se times cariocas. Porém os times cariocas estão em decadência há alguns anos, mais uma ou duas décadas, essa hegemonia de torcidas acabará.

  • Os times do RJ tem grande torcida, me refiro a Flamengo e Vasco, devido os títulos que conquistaram nas décadas de 80 e 90. os times de SP, como o Corinthians, só foram saber o que é ganhar títulos depois dos anos 2000 para cá, acho que não preciso dizer mais nada. Em todos os países, os times mais vencedores são, justamente, os times que mais tem adeptos. Sem choros!

  • e não consigo entender como um time do interior da baixada santista com um corral que cabe só 15.000 abnegados tem torcida para esta neste meio, o santos não tem torcida pegue todos os jogos dele e vejam quantos torcedores juntam, nem jogando no la na capital ele enche. a maior piada do seculo santos entre as maiores torcidas kkkkkkkkk

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui