Top 10 curiosidades do Voleibol

-

O voleibol é um dos esportes mais populares e antigos do mundo. E se você gosta muito dessa modalidade, precisa ficar por dentro das curiosidades do voleibol. Afinal, conhecendo esses aspectos você consegue debater com colegas e amigos sobre um dos seus esportes favoritos. Então aproveite, e confira se você já sabia essas 10 curiosidades do voleibol ou se elas são novidades para você também!

 

Curiosidades do voleibol


10 É um esporte popular


É um esporte popularAtualmente, o voleibol é o segundo esporte mais popular no Brasil. Só perde a posição de primeiro lugar para o amado futebol. Que leva multidões aos estádios todos os anos. É muito comum, inclusive, que os amantes de futebol sejam também apaixonados pelo voleibol. Portanto, a popularidade é completamente compreensível. Afinal, o voleibol é um esporte muito interessante e que frequentemente tem os jogos exibidos na televisão aberta. O que também contribui para que mais pessoas amem assistir ao esporte.


9 O primeiro nome do voleibol na sua criação


O primeiro nome do voleibol na sua criaçãoUma de nossas curiosidades do voleibol é que, na verdade, as pessoas ao redor do mundo não sabem que o voleibol tinha outro nome. Pois ao ser criado em 1895, Willian Morgan batizou o esporte com o nome de mintonette. Além disso, outro fato interessante, é que Morgan era amigo do homem criador do basquete em 1891, James Naismith. Inclusive, os dois disputaram no mesmo time uma competição de futebol americano em 1892.


8 Primeiro torneio de voleibol de praia


Primeiro torneio de voleibol de praiaO primeiro torneio de voleibol profissional de praia aconteceu no verão de 1976. O evento de grande porte se chamava Olympia World Championship of Beach Volleyball. E já nesse evento, vários apaixonados pelo voleibol se reuniram para assistir portanto,  o que seria o primeiro torneio de praia.


7 É um esporte que treina todos os músculos


É um esporte que treina todos os músculosO voleibol é o único esporte olímpico que treina todos os músculos do corpo do jogador. Além disso, o esporte é tido como um dos que cansa menos o jogador. Uma vez que, no voleibol não é preciso entrar em contato físico com o jogador do time oposto ou fazer esforço contínuo. Inclusive, vale ressaltar que o vôlei foi criado justamente para substituir o basquete. O objetivo era que as partidas de jogos fossem mais leves para os homens mais velhos poderem participar. Justamente para que a partida fosse menos cansativa.


6 Quantas horas teve o jogo mais longo de vôlei?


Quantas horas teve o jogo mais longo de vôleiO jogo mais longo da história do voleibol profissional foi a final dos Jogos Olímpicos de 1976. Durante a partida, a Polônia e a União Soviética jogaram por 4 horas e 36 minutos. Sem dúvidas, essa partida foi desgastante para os jogadores que disputavam o título olímpico, com a medalha de ouro sendo conquistada pela Polônia. Você sabia dessa curiosidade sobre o voleibol?


5 Quando o voleibol se tornou esporte olímpico?


Quando o voleibol se tornou esporte olímpicoVocê sabia que o voleibol só se tornou esporte olímpico em setembro de 1962? Sua primeira participação em Olimpíadas foi em Tóquio, no ano de 1964. Na época, apenas 10 países fizeram parte dos jogos de voleibol profissional. E o Brasil tinha a sua seleção representada no evento, ao passo que a primeira campeã olímpica do voleibol masculino foi a União Soviética, e no feminino o Japão.


4 Recorde mundial de público


Recorde mundial de públicoO recorde mundial de público em um jogo indoor de vôlei foi na disputa entre Brasil e Itália, que aconteceu no estádio Mineirinho em 1995. Na ocasião, estavam presentes 25.326 torcedores, com a vitória por 3 a 2 da Itália, a maior potência do vôlei na época. Da mesma forma, no caso do maior recorde de público no Brasil, este ocorreu em um jogo da Superliga no Mineirinho em 2001, e acumulou 23.535 torcedores ao todo.


3 Primeira medalha olímpica da seleção brasileira de voleibol


Primeira medalha olímpica da seleção brasileira de voleibolA primeira medalha olímpica da seleção brasileira masculina de vôlei não foi de ouro. Em 11 de agosto de 1984, a equipe perdeu para a Itália em Los Angeles nos Estados Unidos. No entanto, ao retornar para o Brasil os atletas descobriram que pertenciam a brilhante geração de prata do vôlei brasileiro. O grupo foi responsável por abrir a contagem de medalhas do país, ocasionando muito orgulho para toda a nação. Essa participação também fez com que mais times nacionais nascessem. A partir de então, houve uma maior evolução dos atletas nacionais. Garantindo assim, seleções cada vez mais competitivas.


2 Uma partida, muitos saltos


Uma partida, muitos saltosDurante um jogo de vôlei, os atletas precisam estar muito preparados para saltar! Em média, durante uma partida de vôlei o jogador pode dar entre 60 e 100 saltos. É por esse motivo, que os atletas precisam ter muito cuidado com os joelhos. É preciso treinar e fortalecer essa articulação constantemente. Afinal, uma partida exige muito dos joelhos. Cabe até mais uma curiosidade a respeito dos saltos! Nos anos 80 houve uma regra de que não podia parar a partida para secar a quadra. No entanto, essa regra se extinguiu ao perceber que, ao aterrissar de um salto, os jogadores estavam sofrendo mais lesões devido a quadra molhada.


1 Atletas e suas superstições no voleibol


Atletas e suas superstições no voleibolVocê sabia que uma das curiosidades do voleibol é que os atletas não acreditam somente em seus esforços e treinos? Os grandes nomes da modalidade apresentam algumas superstições interessantes! Evandro por exemplo, que é o dono do melhor saque do circuito mundial, tem um segredo! Ele usa a mesma roupa em todas as partidas até perder. Quando enfim ele perde uma partida, substitui todas as peças de sua roupa até que perca novamente. Da mesma forma, a dupla Maria Elisa e Carol Soberg, campeãs de vôlei de praia feminino, também comentam possuir alguns rituais. Um deles é que, o técnico da dupla precisa tomar sorvete antes da partida. Além disso, elas repetem o mesmo penteado e elástico de cabelo em todas as partidas importantes.

E você, sabia dessas 10 curiosidades do voleibol? Compartilhe e deixe seu comentário sobre o que você já sabia e o que é novidade! E não se esqueça de comentar sobre as curiosidades do voleibol com seus amigos apaixonados pelo esporte. Afinal, esse tipo de conhecimento torna mais interessante assistir as partidas do jogo.

fontes: newenglandhistoricalsociety, athleticlift, sportsregras, marlonvolei, mrvnoesporte, molcci

 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas