Top 10 curiosidades culturais da Alemanha

-

Quer conhecer 10 curiosidades culturais da Alemanha? Esse é o tipo de informação que você deve saber, se pretende viajar para o local ou simplesmente conhecer mais sobre a cultura desse país europeu. Pois a Alemanha é o destino dos sonhos de muitos viajantes e você pode se surpreender com a quantidade de curiosidades culturais da Alemanha. Afinal, o local é repleto de pessoas de diferentes religiões, culturas e costumes e que convivem harmonicamente no mesmo ambiente. O que faz desse país um lugar verdadeiramente único no mundo. Portanto, prepare-se e confira essa lista de curiosidades culturais da Alemanha que separamos para você conhecer.

 

Curiosidades culturais da Alemanha


10 Estados autônomos da Alemanha


Estados autônomos da AlemanhaUma das curiosidades culturais da Alemanha é que, o país é composto por 16 estados. Em todos eles, existe a própria constituição. Cada estado é completamente autônomo no que diz respeito a sua organização interna. A Bavária é o maior estado local.


9 Consumo de cerveja na Alemanha


Consumo de cerveja na AlemanhaÉ um apaixonado por cervejas e isso te faz querer conhecer a Alemanha? Talvez você não saiba, mas o país é o segundo maior consumidor de cerveja no mundo. Atualmente, o país só não consome mais a bebida que os irlandeses, que são tradicionalmente amantes de cervejas de boa qualidade.


8 Multas e impostos


Multas e impostosQuem deseja ter cachorros, paga imposto por eles na maior parte das cidades da Alemanha, curioso, não? O valor dos impostos varia de acordo com o comportamento do animal, sua raça e também varia de acordo com a cidade. Além disso, uma outra curiosidade cultural da Alemanha é que, os pedestres também podem ser multados! Se um pedestre é visto atravessando a rua antes que o sinal feche, ele é multado. Além disso, possivelmente alguma pessoa que está na rua irá chamar a sua atenção. Tendo em vista que, na Alemanha isso é considerado um péssimo exemplo para as crianças.


7 Cultura do assoar o nariz na Alemanha


Cultura do assoar o nariz na AlemanhaEsse é um costume que pode chocar alguns brasileiros. No entanto, um fato curioso sobre os alemães é que eles consideram falta de educação ficar “fungando” quando se está gripado. Por isso mesmo, eles não se constrangem em assoar o nariz em qualquer lugar! Mesmo se estiverem na mesa almoçando, havendo necessidade eles simplesmente assoam o nariz. Justamente para não cometer a falta de educação de ficar “fungando” perto de outras pessoas.


6 A Alemanha é incrivelmente rica em tradição literária


A Alemanha é incrivelmente rica em tradição literáriaUma curiosidade cultural da Alemanha que talvez você não saiba, é que o país é incrivelmente rico do ponto de vista da tradição literária. A prensa de Gutenberg por exemplo, foi inventada na Alemanha para imprimir a Bíblia. Atualmente, o país publica em média 94 mil títulos todos os anos. Este é um dos maiores números em publicações de livros no planeta.


5 Economia poderosa


Economia poderosaOutra curiosidade sobre a Alemanha é por ter uma das maiores economias do mundo, e possuindo níveis de emprego muito elevados. Portanto, quem procura uma vaga para trabalhar dificilmente demora a encontrar. Segundo estudos conduzidos em 2016, apenas 4,2% de desemprego é registrado por lá. O que significa também que é a menor taxa de desemprego entre os jovens na Europa. Em 2015 a Alemanha implementou uma política de salário mínimo, que em 2018 era de 1.498 euros por mês.


4 Apaixonados por pão


Apaixonados por pãoOs alemães estão entre os maiores consumidores de pães do mundo. E são responsáveis por produzir mais de mil tipos de pães diferentes. Eles consomem o alimento com um tipo de requeijão fabricado na região. Além disso, também é comum o consumo com geleias ou salsichas que eles mesmos fabricam. Geralmente, as salsichas usam como insumo os cortes suínos. Que são os cortes favoritos dos alemães.


3 Refrigerante Fanta e a Alemanha


Refrigerante Fanta e a AlemanhaOs apaixonados por refrigerante Fanta podem agradecer a invenção a Alemanha. No período da Segunda Guerra Mundial, houve uma proibição da importação do xarope que era para produzir a Coca-Cola no país. Para evitar a falência da filial, a decisão foi por criar um produto próprio para o mercado nacional. Assim, surgiu a receita de Fanta, que pouco depois se difundiu ao redor do mundo. Aliás, os alemães gostam muito de água com gás. Por isso mesmo, eles têm o costume de colocar água com gás nos mais variados tipos de sucos. O que torna suas bebidas com sabor de refrigerante, sendo uma versão mais saudável da bebida. Afinal, não conta com os conservantes e produtos químicos habituais de um refrigerante tradicional.


2 Trajes típicos alemães


Trajes típicos alemãesNa Alemanha, a forma como uma mulher dá o nó em seu avental é muito importante. Tendo em vista que isso sinaliza o estado civil da mulher. O avental com um nó do lado esquerdo indica que ela é solteira. Por outro lado, o nó do lado direito tem outro significado: casada ou comprometida. Agora, caso ela dê o nó em suas costas, está indicando que é uma viúva. Além disso, com uma rápida olhada no nó, é possível definir se haverá uma paquera ou não.


1 Menor taxa de natalidade do mundo


Menor taxa de natalidade do mundoApesar de ser um país com a maior população da Europa, a taxa de natalidade está cada vez menor. Atualmente, é a menor taxa de natalidade do mundo. Por isso, alguns estudos apontam que até 2030 a mão de obra do país cairá para 54%. O que fez com que a Alemanha fosse vista como um ótimo lugar para imigrantes. Afinal, eles são bem recebidos e podem ser a mão de obra que falta no país. Além disso, os imigrantes contam com uma facilidade incrível! O ensino superior na Alemanha é totalmente gratuito, até mesmo para os imigrantes que moram no país. Portanto, se você deseja uma vaga de emprego e fazer um curso superior, é possível ao se mudar para a Alemanha.

Você já conhecia todas essas curiosidades culturais da Alemanha? Se é um apaixonado pelo país, temos certeza que conhecia algumas delas! Conhecer curiosidades é sempre interessante antes de uma viagem ou quando você deseja saber mais sobre a cultura ao redor do mundo. Afinal, existem muitas diferenças culturais entre o Brasil e outros países e conhecer essas diferenças é enriquecedor.

fontes: studying-in-germany, voupraalemanha, theculturetrip, hippo, hotcourses

 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas