Top 10 curiosidades sobre o Canadá

O Canada é uma referência quando o assunto é qualidade de vida. Mas, existem várias outras curiosidades sobre o Canadá que muita gente desconhece. O país que é vizinho dos Estados Unidos, e é o segundo maior país do mundo em território, possui uma história assim como uma cultura com muitos pontos que vale a pena conhecer. Por isso, nesse lista reuni algumas das maiores curiosidades sobre o Canadá para você aprofundar seus conhecimentos sobre esse país e se surpreender com alguns fatos bem curiosos e interessantes que existem sobre ele. Vamos descobrir?!

 

Curiosidades sobre o Canadá


10 Canadá é um país com duas línguas  


Canadá é um país com duas línguas  Por conta da colonização, o Canadá acabou ficando com duas línguas faladas, o inglês e o francês. Inclusive, em muitos lugares do país você vai encontrar placas nos dois idiomas. Grandes cidades, como Toronto, possuem o inglês como língua soberana. Mas regiões como Quebec, quem manda é o francês. Esse fato curioso faz com que muitas pessoas viagem a intercâmbio para o país, visando aprender os dois idiomas em paralelo.


9 No Canadá está a capital mundial dos ursos polares 


No Canadá está a capital mundial dos ursos polares Quando as pessoas chamam o Canadá de Terra ou País dos ursos, não é à toa. Além de todo o país ter florestas com uma boa taxa populacional dos amigos de quatro patas, ele também abriga a Churchil, considerada a capital mundial dos ursos polares. Para se ter uma ideia, existem mais animais do gênero do que pessoas vivendo na região. Tanto que o local virou um ponto turístico mundialmente famoso, com passeios onde você pode ficar cara a cara com os grandes ursos polares.


8 O país tem uma Rainha 


O país tem uma Rainha Uma das curiosidades sobre o Canadá que choca muita gente é que o país possui uma rainha. A grande maioria não sabe, mas o país é uma monarquia constitucional com regime parlamentar. E quem ostenta a Coroa no país dos ursos é a conhecidíssima Rainha Elizabeth II. Todos os funcionários do governo e novos cidadãos, devem jurar lealdade à rainha e além disso, para determinadas aprovações do governo, é necessária a sua assinatura real.


7 Abriga a praia mais longa do mundo 


Abriga a praia mais longa do mundo Quando falamos de Canadá, automaticamente vem a nossa mente a neve e temperaturas ultra baixas. Mas, uma das curiosidades sobre o Canadá é que ele tem a praia mais longa de água doce do mundo! Ela se chama Wasaga Beach e fica na região de Ontário. Ela tem cerca de 14 km de faixa de areia além de águas calmas e rasas, e temperaturas consideravelmente agradáveis. Se um dia você for até o país, vale a pena fazer o passeio.


6 Imposto de renda curioso 


Imposto de renda canadense curioso Os canadenses pagam um alto imposto de renda, afinal, pela qualidade de vida mantida pelo Governo, é necessária uma arrecadação maior. Contudo, existem várias deduções que podem ser feitas, que são no mínimo curiosas. Os canadenses podem, por exemplo, deduzir valores gastos com comida de cachorro no imposto de renda.


5 Aproveitamento do subsolo  


Aproveitamento do subsoloA arquitetura surpreendente é mais uma das curiosidades sobre o Canadá. Além de abrigar o terceiro maior edifício do mundo, o país também é referência no aproveitamento do subsolo, como uma alternativa para as baixas temperaturas que afetam toda a região. A construção mais famosa nesse estilo é o complexo Path, que fica em Toronto. O local abriga mais de 1.200 estabelecimentos que ficam totalmente no subterrâneo. Entre os estabelecimentos é possível encontrar lojas, clínicas médicas, mercados, restaurantes e muitos outros. O sistema foi criado justamente como uma alternativa de entretenimento, compras e lazer para as baixas temperaturas. E o local foi tão bem aceito que cerca de 200 mil pessoas passam por ele todos os dias.


4 Maior parque de diversões indoor  


Maior parque de diversões indoor  Mais uma das curiosidades sobre o Canadá é que ele também abriga o maior parque de diversões indoor (dentro de um ambiente coberto) do mundo. Essa também foi uma atração criada levando em consideração as baixas temperaturas do país. Afinal de contas, ninguém merece ir em uma montanha russa super rápida com ventos de -40°C na cara. O maior parque de diversões do mundo fica localizado em um shopping chamado West Edmonton Mall, em Edmonton, na Alberta, que também é o quinto maior empreendimento do gênero no mundo. Realmente os projetos arquitetônicos são de impressionar na terra dos ursos.


3 Toronto é a cidade com maior oscilação de temperatura 


Toronto é a cidade com maior oscilação de temperatura Toronto é a cidade com maior oscilação de temperatura. Quando o assunto é variação de temperatura, Toronto é uma cidade que chama a atenção. Isso porque, ela consegue chegar em extremos ao longo das estações que surpreendem qualquer um, até mesmo quem mora na cidade. Durante o verão, a região pode alcançar grandiosos 40°C, uma temperatura tão elevada que é comum em países tropicais como o Brasil. Já no inverno, não é raro a temperatura cair para -33°C com frequência. Ou seja, são mais de 70° graus celsius de diferença, uma variação tão surpreendente que faz de Toronto a cidade com maior oscilação de temperatura do mundo.


2 Colonização por Vikings  


Colonização do Canadá por Vikings  Apesar de boa parte da colonização ter sido feita pelos franceses, registros e evidências arqueológicas mostram que a costa leste do Canadá pode ter sido colonizada por vikings. Isso aconteceu por volta de 1.000 a.C e pode explicar muito sobre os avanços de tributos ao longo da história da humanidade. O sitio com maior número de evidências arqueológicas sobre essa teoria, é um assentamento encontrado em L’anse aux Meadows, em Terra Nova. Ele traz vários registros da presença dos vikings na região.


1 Uma das capitais mais frias do mundo  


Uma das capitais mais frias do mundo  Por ficar extremamente ao Norte, o Canadá também abriga uma das cidades mais frias do mundo. Ottawa, que também é a capital canadense. Temperaturas abaixo de zero, entre -1°C e -25°C são predominantes na maior parte do ano. Ou seja, quem mora na região tem as temperaturas baixas como rotineiras.

Gostou de descobrir essas curiosidades sobre o Canadá? Então aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essas coisas diferentes do país. E também não deixe de conferir outros posts do blog com curiosidades dos mais variados temas.

fontes: britannica, narcity, mentalfloss, theculturetrip, hikebiketravel, informationplanet, canadianaffair, etacanadavisa, factretriever, thoughtco

1 comentário

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui