Top 10 países mais populosos do mundo em 2022

Os países mais populosos do mundo estão crescendo cada vez mais, e no ano de 2022 o número de habitantes no planeta superam os 7,9 bilhões. Do mesmo modo, as projeções futuras dizem que quando chegarmos em 2050, a população mundial ultrapassará as 10 bilhões de pessoas. O crescimento significativo de alguns países dessa lista tiveram o seu crescimento populacional graças a melhorias de qualidade de vida como na área da saúde, aumentando assim a expectativa de vida.

Além disso, apenas os dois primeiros países ultrapassam os 1 bilhão de habitantes, representando juntos mais de 35% da população mundial e a maioria dos países do ranking são asiáticos. Portanto, os dados desse top 10 foram compilados segundo estimativas de cada nacionalidade e/ou pelo Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU, levando em conta todos os Estados Soberanos e dependentes por população. Então confira a lista top 10 dos países mais populosos do mundo em 2022.

 

Países mais populosos do mundo


10 México – 128 milhões


México

Primeiramente, o mais novo integrante a ocupar desde 2019 a lista dos países mais populosos do mundo continua à frente do Japão, que teve uma queda de 127,2 milhões de habitantes em 2018 para 125,9 milhões em 2020. O México é o país de língua espanhola mais populoso do mundo e o segundo da América Latina depois do Brasil com mais gente, agora contando com mais de 128 milhões de pessoas. Portanto, essa nação latina começou a crescer rapidamente entre as décadas de 1930 e 1980. E isso depois de um declínio de mais de 2 milhões de habitantes nas duas décadas anteriores a esse crescimento, causado pela Revolução Mexicana. A população dobrou nesse período e para monitorar e combater esse crescimento desenfreado, o governo mexicano resolveu criar um órgão de regulação de crescimento demográfico. Dessa forma, isso trouxe uma diminuição no crescimento da população no final do século XX. 


9 Rússia – 147 milhões


Rússia

Os números populacionais para a Rússia têm se mantido quase estáveis. Apesar de ser o maior país do mundo em território, isso não se reflete em população devido aos fatores de extremo frio na região norte do país. Local este onde está localizado a Sibéria, sendo assim um dos países mais escassamente povoados do mundo. Os residentes russos somam mais de 147 milhões de habitantes e a maioria, cerca de 77%, vive na região da Rússia européia. Outras razões para a população russa não crescer tanto, é o alto índice de mortalidade entre os homens, causado principalmente pelo abuso de bebidas alcoólicas e pelos acidentes, além da baixíssima taxa de nascimentos.


8 Bangladesh – 168 milhões


Países mais populosos do mundo - Bangladesh

Bangladesh é pequeno em território mas grande em população. Foi preciso introduzir um controle de natalidade para que o país não sofresse ainda mais com o aumento populacional desenfreado, baixando de 7 filhos nas décadas de 1960 e 1970 para apenas 2,17 atualmente. Existem mais de 168 milhões de habitantes em Bangladesh. E esse país, excluindo as cidades-estados e pequenos países com menos de 10 milhões de habitantes, tem portanto a maior densidade populacional do mundo, que é o número de habitantes por quilômetro quadrado.


7 Brasil – 214 milhões


Países mais populosos do mundo - Brasil

O aumento no número da população do Brasil não cresceu tão rapidamente como em alguns países. Este fator se deve como resultado de uma cultura brasileira mais moderada em relação a natalidade no país. A população do Brasil possui mais de 214 milhões de habitantes e agora em 2022 caiu da sexta para a sétima posição dos países mais populosos do mundo. Além disso também é o quinto em extensão territorial e a maior concentração populacional está na região sudeste e nordeste. E apesar de São Paulo ser o estado brasileiro mais populoso e ainda possuir a maior cidades do Brasil, é o local aonde há a menor taxa de natalidade no país, sendo a maior no estado do Acre. Portanto, as taxas de crescimento populacional brasileira têm diminuído cada vez mais. Esse fato está levando o país a perder posições dos países mais populosos da Terra.


6 Nigéria – 216 milhões


Top 10 países mais populosos do mundo - Nigéria

O representante africano teve um elevado nível de crescimento em sua população. Esse fato se deu devido a sua alta taxa de natalidade e melhorias nos serviços básicos de saúde. A Nigéria tem a terceira maior população de jovens do mundo. O Gigante da África como é referido muitas vezes, possui mais de 216 milhões de habitantes. Sendo assim, a população nigeriana quadruplicou nas últimas 5 décadas, com um aumento mais significativo na década de 1980, quando houve uma grande diminuição nos índices de mortalidade infantil. Contudo, para evitar consequências negativas causadas pelo crescimento populacional, o governo estuda estratégias para um melhor controle populacional, tomando como base o modelo de alguns países que tiveram problemas por causa do crescimento. E eles já oferecem há mais de 10 anos, métodos contraceptivos de graça.


5 Paquistão – 229 milhões


Países mais populosos do mundo - Paquistão

O Paquistão teve um aumento bastante significativo desde o último levantamento populacional. Esse país asiático passou a ter uma população de mais de 225 milhões de habitantes e desde 2018, subiu uma posição na lista dos países mais populosos do mundo, ultrapassando por exemplo o Brasil. Desde 1950 a população paquistanesa aumentou em mais de 4 vezes em seu crescimento, mas houve uma redução nas taxas de nascimento nos últimos anos. Esse país tem uma das maiores populações de refugiados do mundo, assim como de jovens.


4 Indonésia – 272 milhões


Países mais populosos - Indonésia

A população da Indonésia localizada no Sudeste Asiático cresceu muito mesmo após uma política de planejamento familiar ter sido adotada algumas décadas atrás. Como resultado, é bastante provável que daqui a algumas décadas esse país ultrapasse os Estados Unidos. Até houve um esforço para que o programa de planejamento familiar fosse revisto para que a Indonésia não se tornasse no futuro o terceiro maior país do mundo. Mas essa ideia foi embargada devido a questões religiosas. Além disso, a Indonésia é o país que possui a maior quantidade de ilhas do mundo, são milhares e sua população é de mais de 272 milhões de habitantes. 


3 Estados Unidos – 332 milhões


Países mais populosos do mundo - Estados Unidos

A população dos Estados Unidos apresenta um crescimento constante pela sua boa expectativa de vida e elevada imigração, principalmente de latino-americanos e asiáticos. A população americana quase quadruplicou no século XX. Ela passou de 76 milhões em 1900 para 281 milhões em 2000. Além disso, é um país que tem o seu aumento populacional bastante projetado. Hoje tem uma população de mais de 332 milhões de habitantes e metade das crianças já fazem parte das minorias raciais e étnicas. Como resultado, até 2045 a população de brancos descendentes de europeus cairá para menos da metade. Portanto, as Nações Unidas projetam para 2050 uma população de 402 milhões. 


2 Índia – 1,373 bilhão


Maiores países do mundo população - Índia

A Índia é o segundo dos países mais populosos do mundo com quase um quinto da população mundial. Mas as previsões futuras revelam que esse quandro mude muito em breve, podendo ficar em primeiro nos próximos anos. Um dos principais fatores que elevaram o crescimento foi que nas últimas décadas, houve um avanço na saúde pública e na produção agrícola. Como resultado, a população indiana dobrou desde 1975, passando a ter mais de 1,373 bilhão de habitantes em 2022. Dessa forma, a população estimada para 2030, é que chegue a ser o primeiro país a atingir a marca de um bilhão e meio de habitantes, podendo chegar a 1,7 bilhão em 2050. 


1 China – 1,412 bilhão


Qual é o país mais populoso do mundo - China

Em primeiro lugar dos países mais populosos do mundo, a China obteve um crescimento moderado nos últimos anos. Essa causa se deu principalmente pelo rigoroso controle de natalidade implementado pelo governo. Desde 1979 era permitido ter apenas um filho por casal, havendo algumas exceções para ter dois filhos. Mas desde 2016 a política foi mudada definitivamente para dois filhos, devido a um problema de envelhecimento da população.

Depois disso, no mesmo ano houve um crescimento da natalidade, mas em 2017 houve uma redução e se manteve em 2018 e 2019. Contudo, devido a cultura de um filho ter sido enraizada nos chineses e para se evitar consequências negativas, como a falta de mão de obra jovem, há um relato de que o governo estaria encerrando o seu controle populacional no país. Mas mesmo assim, o país mandarim possui as maiores cidades do mundo em população. Em suma, a China com os seus 1,412 bilhão de habitantes representam cerca de 18% da população mundial, e mesmo antes do primeiro censo realizado, se sabe que o país tem sido o mais populoso do mundo há vários séculos.

fontes:ONU, IBGE, Census

1 comentário

  • Os governos devem instituir urgente o “Vale Castração” > pagar R$ 20,00 pra todos se submeterem à castração ou logo, logo teremos de lotear terrenos em marte, lua, Plutão, etc. Ô praguedo que gosta de uma “trepada” !

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui


Mais Listas