Top 10 curiosidades sobre o Egito

Provavelmente quando você pensa no Egito deve associar esse país a muitas pirâmides e faraós. Mas existem várias outras curiosidades sobre o Egito que muita gente desconhece. Além da importância histórica, o país se tornou uma referência em ciência e tecnologia por conta de todas as descobertas da Antiguidade. Muita coisa que surgiu na região há milênios e séculos atrás, eram super avançadas. E por isso, nesse artigo separei 10 curiosidades sobre o Egito, o país mais populoso do Oriente Médio, para você saber mais sobre esse berço da civilização. Vem comigo nessa jornada de conhecimento.

 

Curiosidades sobre o Egito


10 Crença na vida após a morte no Egito Antigo


Crença na vida após a morte no Egito AntigoNa Antiguidade, os egípcios sempre acreditaram na vida após a morte. Mas o fato curioso dessa crença é que eles acreditavam que necessitariam do corpo bem preservado para continuar a jornada no além. Por conta disso, inclusive, que eles se tornaram especialistas em técnicas de conservação de cadáveres. Em média, a mumificação levava 70 dias para ocorrer, mas era uma técnica que apenas os mais ricos e poderosos podiam pagar.


9 O Egito pertence a dois continentes 


O Egito pertence a dois continentes Grande parte do Egito pertence ao continente africano e uma pequena parte, mais precisamente a península do Sinai, pertente a Ásia. Isso significa que o Egito é uma nação transcontinental, mas como a maioria da população e território são africanos, ele geralmente é referido como pertencente a esse continente.


8 O Egito também se destaca no Futebol  


O Egito também se destaca no Futebol  No continente americano a seleção brasileira se destaca no futebol, mas no continente africano, o Egito é que se destaca como uma referência no esporte. A Seleção Egípcia de Futebol é a maior vencedora da Copa Africana das Nações, que é a principal competição de seleções desse continente.


7 A misteriosa Pirâmide de Gizé ainda guarda segredos até hoje


A misteriosa Pirâmide de Gizé ainda guarda segredos até hojeA Pirâmide de Gizé sempre foi uma das principais curiosidades sobre o Egito e mesmo depois de séculos de exploração, o monumento ainda possui várias passagens inexploradas em seu interior. Ela é a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única que restou, sendo construída em pouco mais de um quarto de século e durante a construção, foram transportados para o local mais de 170.000 toneladas de calcário para revestir a pirâmide, além de seis milhões de toneladas de blocos de pedra, algo realmente surpreendente para uma civilização datada de 2500 a.C.


6 Beijos na rua são proibidos 


Beijos na rua são proibidos Vai viajar em casal para o Egito? Então é bom saber que beijos entre casais são proibidos nas ruas, pois as autoridades acreditam que isso desperta “imagens impuras nos homens”. Inclusive, até mesmo em filmes as cenas geralmente são cortadas, quando elas são muito “sedentas”. E eles são bem conservadores nesses costumes. Então o melhor é adaptar-se à cultura, caso vá fazer uma viagem até a região.


5 No Egito, o patrimônio se resume muito a jóias  


No Egito, o patrimônio se resume muito a jóiasA construção de patrimônio com joias é algo muito comum no Egito, principalmente entre as mulheres. As joias funcionam para elas como uma poupança. Quanto mais joias melhor! E até mesmo as mais pobres exibem esses acessórios, em sua grande maioria de ouro. A pessoa pode muitas vezes andar apenas de chinelos e roupas rasgadas, mas ostenta pulseiras e colares de luxo. Um dos motivos que justifica essa ostentação é a baixa criminalidade por conta das leis rigorosas, que envolvem desde corte de membros até a pena de morte.


4 Múmias com Coração  


Múmias com Coração  No processo de mumificação todos os órgãos e vísceras eram retirados do corpo, mas o coração era sempre mantido nas múmias. Na época, os egípcios acreditavam que o deus da Morte Osíris pegava esse coração para sentir o peso. Se ele estivesse pesado, era sinal de uma vida pregressa e ruim, logo, a pessoa teria que viver na escuridão. Mas se ele fosse leve, indicava prosperidade e dava direito a pessoa a viver na parte de luz do outro mundo. Nos dias atuais, a crença que predomina em mais de 90% da população, é a religião islâmica.


3 Estudos super avançados para a época 


Estudos super avançados para a época As Pirâmides em si são um sinal claro de como os egípcios sempre tiveram estudos, técnicas e tecnologias avançadas para a época em que viveram. Mas uma das curiosidades sobre o Egito é que as Pirâmides de Gizé estão exatamente alinhadas ao Cinturão de Orion, o que mostra um amplo conhecimento astronômico, matemático e arquitetônico em uma época em que telescópios não eram nem imaginados. Os egípcios eram verdadeiros “nerds”. Inclusive, muita gente acredita que todo esse conhecimento não eram só de seres humanos para aquela época, e várias pessoas, até mesmo estudiosos afirmam que foram extraterrestres os responsáveis por repassar essas informações e até por construir as pirâmides. O que você acha?


2 Antigamente as mulheres tinham quase os mesmos direitos que os homens 


Antigamente as mulheres tinham quase os mesmos direitos que os homens Atualmente, o Egito é um dos países mais conservadores do mundo, com leis que vão contra muitos direitos humanos praticados atualmente. Mas na Antiguidade, isso era diferente. Registros históricos mostram que as mulheres tinham praticamente todos os direitos que os homens tinham, podendo inclusive ter propriedades em seu nome e até se divorciar. Apenas algumas atividades profissionais eram restritas aos homens, mas, de modo geral, havia muita igualdade naquela época, ao contrário dos dias de hoje.


1 Gatos e o simbolismo sagrado egípcio


Gatos e o simbolismo sagrado Esse é um fato que aparece em alguns filmes, mas que poucas pessoas sabem o real significado, Os gatos, na antiga cultura egípcia, eram considerados sagrados. Inclusive existia uma deusa com rosto de gato chamada Bastet. Mas um dos outros motivos que esse animal era muito importante é relativamente simples: eles ajudavam no combate de uma das maiores pragas da época, os ratos. Como os roedores espalhavam doenças e acabavam com colheitas inteiras, os gatos passaram a ter um papel fundamental, sendo considerados membros da família. Inclusive, quando algum bichano da família morria, os membros do grupo familiar raspavam as sobrancelhas como sinal de luto.

Gostou dessas curiosidades sobre o Egito? Então compartilhe esses interessantes fatos com seus amigos e não deixe de conferir as demais curiosidades interessantes aqui do Mundo Top 10. Nos vemos no próximo artigo!

fontes: blasting, travelmate, sputniknews, minilua, super

Mais Listas