Top 10 curiosidades sobre Urano

Será que você sabe tudo sobre Urano? Esse é o sétimo planeta do sistema solar, quando consideramos a distância até o Sol. Apesar de ser um planeta conhecido das pessoas, existem muitos detalhes que poucas pessoas sabem. Nesse artigo vamos falar sobre as principais curiosidades sobre Urano, para que você conheça mais sobre esse planeta. Descubra alguns dados científicos sobre o planeta Urano, quando ele foi descoberto, como ele é formado e muito mais.

 

Curiosidades sobre Urano


10 Ele foi observado pela primeira vez em 1690 


Ele foi observado pela primeira vez em 1690 O primeiro registro de observação do planeta Urano aconteceu em 1690. Nessa época, o astrônomo John Flamsteed olhou para o céu e pensou que estava vendo uma estrela, mas na verdade, ele estava observando um planeta inteiro. No ano de 1781, William Herschel fez uma descrição do planeta, mas pensou que se tratasse de um cometa. Foram necessários mais dois anos para que os astrônomos considerassem que esse astro era um planeja de verdade. Foi então que Urano passou a ser reconhecido pela comunidade internacional. Agora ele está presente em todos os livros básicos sobre ciência. Como você pode ver, foi uma longa jornada até a classificação desse astro como um planeta de verdade.


9 O nome foi dado em homenagem a um deus 


O nome foi dado em homenagem a um deusUma das curiosidades sobre Urano é que o seu nome foi dado como referência a um deus grego. Na mitologia, Urano é o deus céu, que mantém uma relação com Gaia, a deusa da terra. Apesar de não ser muito conhecido pelo público, o deus Urano é pai de diversos outros deuses da mitologia grega. Além disso, o planeta Urano possui uma coloração azul em sua superfície, o que faz lembrar o céu. Por isso foi escolhido o nome de um deus que representa justamente o céu. Assim surgiu a nomenclatura do planeta Urano.


8 Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar 


Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar De todos os planetas que fazem parte do sistema solar, incluindo a Terra, Urano é o terceiro maior. O planeta possui o diâmetro de 51.118 quilômetros. É bem grande mesmo! O segundo maior planeta é Saturno, com um diâmetro de 116.464 quilômetros. E se você ficou surpreso com o tamanho desses planetas, vai se surpreender ainda mais ao saber que a massa do planeta Urano é 14,5 vezes mais que a Terra e em relação ao volume, é como se coubessem 63 Terras dentro de Urano.


7 Na ordem, Urano é o sétimo planeta 


Na ordem, Urano é o sétimo planeta Quando os planetas estão todos alinhados é fácil saber quais estão mais perto e quais estão mais longes do Sol. Uma das curiosidades sobre Urano é que o planeta está a 2,9 bilhões de quilômetros do Sol. Isso faz com que ele seja o sétimo mais distante da nossa estrela solar. Como resultado dessa longa distância, as temperaturas são negativas. Em média, Urano tem temperatura de 224 graus Celsius negativos. É muito frio!


6 Urano é um planeta gasoso 


Urano é um planeta gasoso Já que estamos falando sobre as curiosidades sobre Urano, aqui vai mais uma: ele é um planeja gasoso. Isso mesmo, diferente do que estamos acostumados, Urano não possui uma superfície formada por rochas. A atmosfera desse planeta está quase completamente coberta por gases, em especial o hidrogênio, o hélio e o metano. Já o núcleo do planeta, é formado por rochas cobertas por gelo. Esse gelo está coberto por uma camada de metano, no estado sólido.


5 Mais de 20 satélites naturais 


Mais de 20 satélites naturais Aqui na Terra temos um satélite natural, que é a Lua. No planeta Urano são mais de vinte satélites naturais, algo bem diferente. Os mais conhecidos entre eles são Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Esses satélites naturais também são os maiores, com mais de 1.100 quilômetros de diâmetro. No entanto, continuam sendo bem menores do que a Lua que está perto da Terra, que possui um diâmetro de 3.474 quilômetros.


4 Urano e seus anéis 


Urano e seus anéis Sabia que em volta de Urano está um conjunto de 13 anéis? Por isso esse planeta é frequentemente representado nos livros como sendo rodeado por arcos, como uma sombra ao seu redor. Esses anéis são formados por gelo e poeira, com uma coloração bem escura. Assim fica fácil identificá-los. A largura desses anéis varia muito, podendo ser de 1 a 100 quilômetros. Já a espessura é de aproximadamente 100 metros.


3 Os dias em Urano possuem duração diferente 


Os dias em Urano possuem duração diferente Cada um dos dias em Urano tem 17 horas e 14 minutos terrestres. Isso significa que os dias por lá são relativamente mais curtos. Esse tempo representa o movimento de rotação, tempo em que o astro demora para dar uma volta em torno de si mesmo, portanto, os anos por lá são mais curtos do que na Terra. Já o movimento de translação, tempo em que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do sol, é de aproximadamente 84 anos terrestres.


2 Um planeta bem inclinado 


Um planeta bem inclinado Essa informação você provavelmente não sabia. O planeta Urano tem uma inclinação de 97,7 graus, quando consideramos a sua órbita, o que significa que ele gira de lado. Dessa forma, durante cerca de 42 anos por vez uma parte do planeta é iluminada pelo sol. A outra não vê a luz do dia.


1 A sonda Voyage 2 já passou por Urano 


A sonda Voyage 2 já passou por Urano Para fechar a nossa lista de curiosidades sobre Urano, temos mais uma informação interessante. No ano de 1986 a sonda Voyage 2 passou sobre Urano e fez alguns registros. Durante a passagem, a sonda analisou a composição química do planeta, verificou os satélites naturais e também os anéis. Foram encontrados, na época, mais dez satélites naturais e dois anéis que ainda não tinham sido observados. E a investigação ainda não acabou. A NASA, juntamente com ASE (Agência Espacial Europeia), pretende lançar novas expedições, para conhecer mais sobre o planeta Urano. Espera-se que essas viagens aconteçam até 2030.

O que você achou dessas curiosidades sobre Urano? Com certeza você foi surpreendido por alguns fatos e curiosidades. Urano é um planeta especial, que faz parte do sistema solar. Se você gostou da nossa seleção de curiosidades, compartilhe com os seus amigos. O conhecimento merece ser compartilhado, especialmente quando ele nos proporciona a expansão dos horizontes.

fontes: nineplanets, canaltech, theplanets, spacefacts

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui