Top 10 países mais ricos do mundo

O Instituto Legatum de Londres divulgou os dados do seu ranking dos países mais ricos do mundo, um ranking anual que avalia a prosperidade dos países em 104 variáveis diferentes em nove subíndices. São eles qualidade econômica, ambiente de negócios, governança, educação, saúde, segurança, liberdade pessoal, capital social e ambiente natural. Como exemplo do subíndice liberdade pessoal, temos as variáveis liberdade de expressão e religião, tolerância nacional para imigrantes e minorias étnicas e raciais. Confira agora o Índice de Prosperidade Legatum.

 

Países Mais Ricos do Mundo


10 Reino Unido


Top 10 países mais ricos do mundo - Reino Unido
Reino Unido (foto: wikimedia)

Em décimo lugar dos países mais ricos do mundo está o Reino Unido, uma união de quatro países: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Foi o primeiro país industrializado do mundo e o Império Britânico foi o maior da história, quando possuiu quase um quarto da superfície da Terra. Apesar de sua saída da União Européia, prosperou devido aos seus negócios relacionados ao meio ambiente, o melhor índice na sua classificação e assim entrou na lista top 10. 


9 Dinamarca


Top 10 países mais ricos do mundo - Dinamarca
Dinamarca (foto: wikimedia)

O Reino da Dinamarca é composto por uma grande península e 443 ilhas sendo 78 habitadas. Esse país tem o melhor clima de negócios do mundo e em pesquisas já foi classificado como o lugar mais feliz do mundo devido ao princípio de educação universal, assistência social, saúde e bem-estar e também já foi classificado como o segundo país mais pacífico do mundo e o menos corrupto. O item mais pontuado na classificação do ranking foi a segurança.


8 Suécia 


Top 10 países mais ricos do mundo - Suécia
Suécia (foto: wikimedia)

O Reino da Suécia é considerado um dos países mais socialmente justos da atualidade com um dos mais baixos níveis de desigualdade de renda do mundo. Já foi classificado como a quarta economia mais competitiva do mundo e o quarto melhor índice de democracia. O índice de qualidade econômica teve a melhor pontuação.


7 Holanda


Top 10 países mais ricos do mundo - Holanda
Holanda (foto: wikimedia)

Os Países Baixos ou Holanda é um país que já foi classificado no primeiro lugar em bem-estar infantil e a assistência social, educação, saúde e segurança de qualidade são garantidos em nível máximo a seus habitantes. O país é conhecido por sua política liberal em relação à homossexualidade, prostituição, aborto, drogas e eutanásia. A melhor pontuação na classificação foi educação e qualidade econômica.


6 Austrália


Top 10 países mais ricos do mundo - Austrália
Austrália (foto: wikimedia)

A Comunidade da Austrália é um país tecnologicamente avançado e industrializado e prosperamente multicultural. Têm ótimos resultados em comparações internacionais em saúde, desenvolvimento humano, educação pública, qualidade de vida, esperança de vida e liberdade econômica e civil. O índice de melhor pontuação na classificação foi o bem-estar social.  


5 Canadá


Top 10 países mais ricos do mundo - Canadá
Canadá (foto: wikimedia)

O Canadá é o segundo maior país do mundo em área total e é dependente de seus abundantes recursos naturais e do comércio com os Estados Unidos. O país é uma nação industrial, com seu setor de ciência e tecnologia altamente desenvolvido e é o maior produtor mundial de zinco e urânio. Os melhores índices da classificação foram capital social e negócios com meio ambiente.


4 Suíça


Top 10 países mais ricos do mundo - Suíça
Suíça (foto: wikimedia)

A Confederação Suíça já foi classificada como o melhor país para nascer e as cidades de Zurique e Genebra com melhor qualidade de vida do mundo. O país é um importante centro financeiro internacional e porto seguro para os investidores devido ao grau de sigilo bancário constitucional, permitindo assim a chegada de novos capitais e estabilização do franco suíço. Os melhores índices na classificação foram a educação de qualidade e saúde em primeira linha. 


3 Finlândia


Top 10 países mais ricos do mundo - Finlândia
Finlândia (foto: wikimedia)

A República da Finlândia já ocupou o primeiro lugar da lista dos países mais ricos do mundo em 2009. O país teve um atraso no seu processo de industrialização, sendo essencialmente agrário até 1950 mas posteriormente já na década de 70, já tinha atingido um dos melhores índices de qualidade de vida e renda do mundo e hoje a população usufrui de um altíssimo nível de desenvolvimento humano. Suas cidades estão entre as melhores do mundo, constando entre as mais seguras, limpas e organizadas do mundo. Sua melhor classificação foi a melhor governança do mundo.


2 Noruega


Top 10 países mais ricos do mundo - Noruega
Noruega (foto: wikimedia)

O Reino da Noruega perdeu o posto de número um dos países mais ricos do mundo, onde ocupou por sete anos seguidos. O país tem uma grande quantidade de ricos recursos naturais e depois da descoberta de grandes reservas de petróleo e gá natural na década de 1960, a economia cresceu muitíssimo. Em 2017 a ONU avaliou o país como o mais feliz do mundo. O melhor quesito na classificação foi o de governança.
Veja Também Top 10 maiores países do mundo


1 Nova Zelândia


Top 10 países mais ricos do mundo - Nova Zelândia
Nova Zelândia (foto: wikimedia)

O primeiro colocado dos países mais ricos do mundo, a Nova Zelândia, tem excelentes comparações em desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, educação pública, alfabetização, liberdade econômica, falta de corrupção e liberdade de imprensa e civil. Na classificação do ranking, foi o melhor país em capital social e qualidade econômica e o segundo em governança e negócios sustentáveis.

1 comentário

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui