Descobrir do que as pessoas mais morrem no mundo hoje, é fundamental para as autoridades públicas poderem focar mais em prevenções. Segundo dados da OMS, a Organização Mundial de Saúde, as doenças são responsáveis pela maioria das mortes, ficando com as nove maiores causas de mortes no mundo. Mais da metade das mortes por ano são causadas pelas 10 principais causas. Saiba quais são essas 10 principais causas de mortes no mundo.
Maiores Causas de Mortes no Mundo
10 Acidentes de trânsito
Os acidentes de trânsito matam por ano cerca de 1,34 milhões de pessoas, quando há a colisão entre veículos, entre o veículo e objetos como postes e árvores, bicicletas e motocicletas, atropelamento de pedestres e capotamento.
9 Tuberculose
A tuberculose mata por ano no mundo cerca de 1,37 milhões de pessoas, e antigamente era chamada de peste cinzenta. Esta doença é muita antiga e é transmitida quando o indivíduo contaminado expele os bacilos quando tosse, espirra, cospe ou fala. Embora tenha tratamento, a doença faz vítimas fatais principalmente na África e Sudeste Asiático.
8 Doenças Diarreicas
As doenças diarreicas matam por ano cerca de 1,39 milhões de pessoas no mundo, e é classificada em aguda quando dura até 14 dias, persistente quando passa de 14 dias e crônica quando ultrapassa 3 semanas. Normalmente são causadas por infecções dos intestinos, provocadas por bactérias, vírus e parasitas, tendo como consequência a desidratação do corpo.
7 Doença de Alzheimer e outras demências
A doença de Alzheimer e outras demências mata por ano cerca de 1,54 milhões de pessoas no mundo e o Alzheimer é a forma mais comum de demência não havendo cura e se agrava progressivamente até levar o indivíduo à morte. Esta doença geralmente é diagnosticada em pessoas acima dos 65 anos, mas podendo ocorrer mais cedo, levando ao óbito em até 7 anos e alguns sintomas são a perda de memória, dificuldades com a fala e irritabilidade.
6 Diabetes
A Diabetes mata por ano cerca de 1,59 milhões de pessoas no mundo e é diagnosticada por causar níveis elevados de glicose no sangue, pois há uma produção insuficiente de insulina pelo pâncreas. A prevenção e o tratamento desta doença, consiste em manter uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, manter o peso corporal normal e não fumar.
5 Câncer de pulmão, brônquios e traqueia
O câncer de pulmão, brônquios e traqueia mata por ano cerca de 1,69 milhões de pessoas no mundo e os principais sintomas do câncer de pulmão são a perda de peso e dificuldade respiratória e a causa mais comum é a exposição a longo prazo da fumaça do cigarro. Cerca de 15% dos casos desta doença são de não fumantes atribuídos a fatores genéticos, gás radônio, amianto, poluição atmosférica e tabagismo passivo.
4 Doença pulmonar obstrutiva crônica
A doença pulmonar obstrutiva crônica mata por anos cerca de 3,17 milhões de pessoas no mundo. Alguns termos antigos usados para alguns tipos desta doença são a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A DPOC não tem cura e se agrava com o decorrer do tempo e entre as principais prevenções para esta doença estão a diminuição a exposição ao tabaco e a melhoria da qualidade do ar.
3 Infecções respiratórias inferiores
As Infecções respiratórias inferiores matam por ano cerca de 3,19 milhões de pessoas no mundo e é causada principalmente pela poluição do ar e inclui infecções como pneumonia, abscesso pulmonar e bronquite aguda.
2 Derrame
O Derrame também chamado de AVC (acidente vascular cerebral) mata por ano cerca de 6,24 milhões de pessoas no mundo e ocorre quando há a morte das células do cérebro causados por problemas na irrigação sanguínea. A hipertensão arterial, o fumo, obesidade, colesterol alto e diabetes são os principais fatores de risco desta doença.
1 Doença isquêmica do coração
A número 1 das maiores causas de mortes no mundo, a doença isquêmica do coração, mata por ano no mundo cerca de 8,76 milhões de pessoas e o primeiro sinal é um ataque cardíaco, como sintoma mais comum a dor torácica e desconforto que vai para o ombro, braço, costas, pescoço ou mandíbula e normalmente ocorrem com exercícios físicos ou estresse emocional. Para se ter mais saúde e se prevenir desta doença, é necessário ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, manter um peso normal e nunca fumar.
Melhorando cada vez mais