Início Animais Top 10 aranhas venenosas e mais perigosas do mundo

Top 10 aranhas venenosas e mais perigosas do mundo

A natureza é repleta de criaturas exóticas e fascinantes, mas, que também podem oferecer riscos às pessoas, mesmo sendo animais minúsculos. É o que acontece, por exemplo, com algumas espécies de aranhas, que são tão venenosas, que podem até matar uma pessoa adulta com uma única picada. O mais interessante disso é que as menores aranhas são as que tendem a ser mais perigosas, da mesma forma que acontece com as cobras. Ou seja, mesmo com seu aspecto medonho, aranhas de grande porte, como as caranguejeiras são menos venenosas. A seguir, vamos listar 10 das aranhas venenosas e mais perigosas do mundo. Até mesmo para ficar o alerta: caso encontra alguma por aí, mantenha distância!

 

Aranhas venenosas e mais perigosas


10 Aranha katipo (Latrodectus katipo)


aranha katipoÚnica espécie de aranha venenosa que vive na Nova Zelândia, a katipo, mesmo sendo minúscula, possui uma picada pra lá de dolorosa, e que pode causar danos consideráveis às suas desavisadas vítimas. Por conta de diversos fatores, como a destruição de seus ambientes naturais, a população de aranhas katipo se encontra em declínio, e é raro vê-la nos dias de hoje. Vivem em locais isolados, em dunas, no meio de troncos, e por aí vai. Mesmo que nenhuma morte humana tenha sido registrada nos últimos 100 anos por causa da picada desse aracnídeo, é bom tomar cuidado. Seu veneno (muito potente) pode causar dores terríveis, além de rigidez muscular, vômitos e suor excessivo.


9 Aranha-marrom-reclusa (Loxosceles reclusa)


aranhas venenosas - aranha marrom reclusaEssa daqui é uma das aranhas mais perigosas encontradas nos EUA, já que o seu poderoso veneno consegue destruir as paredes sanguíneas próximas do local onde ocorreu a picada, muitas vezes, causando uma imensa úlcera na área. A ferida provocada pela picada dela é tão grave, que pode demorar meses para cicatrizar. Na pior das hipóteses ela infecciona, deixando a pessoa gravemente doente. Ainda assim, mortes de seres humanos são raras. Também chamada de aranha-violino, a aranha marrom reclusa é muito pequena (pouco mais de 2 cm), mas, pode causar um estrago muito grande em suas vítimas.


8 Aranha armadeira (Phoneutria)


aranhas mais venenosas - aranha armadeiraTambém chamadas de aranhas errantes brasileiras ou aranhas-da-bananeira, esta espécie é bem agressiva, vez ou outra, fazendo uma postura na qual levantam as patas dianteiras para intimidar seus adversários quando se sentem ameaçadas. As aranhas do tipo Phoneutria são bastante venenosas, e consideradas uma das mais perigosas do mundo para os seres humanos. Portanto, sua peçonha é bastante tóxica, e atinge o sistema nervoso, causando salivação, arritmia cardíaca, além de ereções dolorosas para os homens. Inclusive, a título de curiosidade, com relação a esse último aspecto, cientistas estão estudando o veneno dessa aranha para o combate à disfunção erétil.


7 Aranha-de-saco-amarelo (Cheiracanthium inclusum)


aranhas venenosas - aranha de saco amareloAs aparências enganam! Mesmo pequena (não chegam a mais de 1 cm apenas), e não tendo uma postura tão agressiva quanto as demais aranhas desta lista, a aranha de saco amarelo possui uma picada bastante dolorida. É uma espécie encontrada em todo o mundo, com exceção da Antártida, e seu veneno é composto de citotoxina, cujo efeito imediato é “quebrar” células, podendo assim necrosar a área ao redor da picada. Esse efeito é raro, mas pode acontecer. Sua picada é comparável à da aranha marrom reclusa, apesar da ferida causada por ela cicatrizar mais rápido.


6 Aranha-lobo (família Lycosidae)


aranhas venenosas - aranha loboEsse tipo de aranha habita em todo o mundo, menos nas regiões polares. Possui um tamanho que varia entre 2 e 3 cm, com pernas robustas que têm praticamente o mesmo comprimento do seu corpo. Seu nome popular (aranha-lobo) vem justamente do seu método de caça, bem rápida e certeira, que lembra a de um lobo. Uma picada desse bicho pode causar tonturas e náuseas, e devido ao tamanho avantajado de suas presas, pode ferir seriamente a pele da vítima. Não é necessariamente mortal aos seres humanos, mas, é bom tomar cuidado.


5 Aranha viúva-negra (Latrodectus mactans)


aranhas venenosas - viuva negraEsta daqui reside nos EUA, no Canadá, e em algumas localidades da América Latina. Trata-se da junção de algumas das aranhas mais perigosas e venenosas do mundo. Só pra constar, o seu veneno possui nada mais, nada menos, do que 15 vezes mais toxicidade do que o da cascavel. Desse modo, o mais impressionante é que as picadas dessas aranhas em humanos é bastante comum nos EUA, com cerca de 2.500 casos registrados por ano. A picada da viúva negra é igual ao furo de uma agulha, e, além da dor, a pessoa sente cãibras musculares, calafrios, náuseas e paralisia facial, o que dificulta a respiração. A taxa de mortes de pessoas é de 5%.


4 Aranha viúva-marrom (Latrodectus geometricus)


aracnídeos venenosos - viúva-marromNativa do continente africano, a aranha viúva marrom se espalhou por vários lugares ao redor do mundo, onde prefere viver nos climas quentes de prédios, pneus velhos ou arbustos. Mesmo não sendo uma aranha muito agressiva e injetando uma pequena quantidade de veneno na hora da picada, é bom ficar atento. Porque sua peçonha causa duas vezes mais dano do que o da viúva negra comum. Ou seja, com uma única picada ela pode matar uma pessoa em pouco tempo.


3 Aranha viúva-vermelha (Latrodectus bishopi)


aranhas perigosas- viúva-vermelhaA aranha viúva vermelha (conhecida também como aranha de pernas vermelhas) possui hábitos e características iguais aos de outros tipos de aranha. Ou seja, as fêmeas são muito maiores que os machos, e elas matam seus parceiros após a cópula. Ela é nativa da parte sul da Flórida, e apesar de não ser considerada muito agressiva, e de terem poucos relatos de pessoas picadas por ela, todo cuidado é pouco. Seu veneno se parece ao de qualquer viúva negra padrão, podendo levar a pessoa à morte caso não tome o antídoto a tempo.


2 Aranha Redback (Latrodectus hasselti)


aranhas mais perigosas- aranha redbackOriginária da Austrália e da Nova Zelândia, e habitando também em algumas partes do continente asiático, a aranha redback em geral pica as pessoas quando elas tocam em suas teias. Não chegam a ser muito agressivas, e algumas até se fingem de mortas quando ameaçadas. O antiveneno para a picada dela só veio a ser feito na década de 1950, e, graças a isso, não foram relatadas mortes de pessoas até o momento. Mas, cuidado ao se encontrar com ela um dia: seu veneno pode causar arritmia, dores fortes de cabeça e vômitos. Portanto, nem pensar em mexer com ela.


1 Aranha-teia-de-funil (Atracidae)


aranhas mais venenosa do mundo - aranha-teia-de-funilO seu nome popular veio justamente do fato de suas teias terem formato de funil. Ela se “senta” na parte funda dessa armadilha, esperando que alguma presa desavisada tenha a infeliz ideia de passar por ali. Os gêneros desse tipo de aranha são Atrax, Hadronyche e Illawarra (originários da Austrália). Inclusive, as espécies Atrax robustus e A. formidabilis são aranhas bastante temidas no território australiano. Isso por causa de ter sido registradas várias mortes de pessoas provenientes na picada dessas aranhas desde a década de 1920 em Sydney. Uma dica? Viajando pra algum desses lugares, todo cuidado é pouco.

E, então, gostou de saber quais as 10 aranhas mais venenosas e perigosas do mundo? Terríveis, não? Mas, sempre fica o conselho: nós é que estamos invadindo o habitat delas, então, quanto mais nos precavermos de acidentes, melhor.
Confira também as cobras mais venenosas do mundo.

imagens: katipo, armadeira, lobo, viúva negra, viúva vermelha, redback, aranha-teia-de-funil

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui