Top 10 curiosidades sobre o Coelho

Você acha que sabe tudo sobre os coelhos? Esses animais são muito fofos e bonitos, mas possuem alguns segredinhos. Nesse top 10, vamos falar sobre as principais curiosidades sobre o coelho. Muitas das informações abaixo vão te surpreender, afinal de contas, esse animalzinho tem curiosidades interessantes que vão muito além do que ele ser um dos principais símbolos da páscoa moderna.

 

Curiosidades sobre o coelho


10 Os coelhos não são roedores 


Fatos interessantes - coelhos não são roedoresMuita gente imagina que os coelhos sejam roedores. Afinal de contas, sempre associamos os dentes grandes e brancos. Até mesmo na televisão esses animais são representados como roedores. Sempre vemos esses animais comendo uma cenoura, roendo com os seus grandes dentes. Isso faz pensar que são grandes roedores, como os ratos. Mas a grande verdade é que os coelhos são mamíferos! Isso mesmo, eles não estão dentro do grupo dos roedores. Além de serem mamíferos, eles são herbívoros, o que significa que a alimentação deles é baseada em legumes e fibras. Se você pensava que os coelhos eram roedores, não se preocupe. Esse é um erro cometido pela maioria das pessoas. As diferenças são poucas – na formação dos dentes e alimentação. Então, fique tranquilo, você não era o único a pensar que eles são roedores. 


9 Os coelhos ronronam 


coelhos ronronam Sabia que os coelhos fazem um barulho bem característico? Eles ronronam, assim como os gatos. Esse é um sinal de comunicação, usado pelos coelhos para demonstrar alguma coisa. Geralmente eles fazem esse barulhinho quando recebem carinho, para mostrar que estão felizes – e que querem que você continue acariciando. 


8 Os coelhos são vegetarianos 


coelhos são vegetarianosOs amantes dos animais vão gostar de saber que os coelhos são 100% vegetarianos. Isso significa que eles se alimentam de frutas, legumes e vegetais. Eles não ingerem nada que seja de origem animal, como as carnes. No entanto, eles devem estar constantemente comendo, para que o organismo receba a quantidade mínima de nutrientes. 


7 Os dentes dos coelhos não param de crescer 


dentes dos coelhos não param de crescerJá reparou que os dentes dos coelhos são bem grandes? Por isso mesmo, um comentário maldoso muito usado entre crianças é “dente de coelho”, para se referir a alguém com dentes muito grandes. Pode parecer mentira, mas uma das curiosidades sobre o coelho é que os seus dentes e também as unhas nunca param de crescer.  Por isso esses animais estão sempre roendo, para estimular os dentes e mantê-los ativos. O crescimento contínuo dos dentes é uma característica dos coelhos e ratos, sendo uma exceção no reino animal.  As unhas devem ser cortadas a cada seis meses ou sempre que necessário, tendo em vista que também podem crescer de forma indefinida. 


6 Os coelhos não devem tomar banho 


coelhos não devem tomar banhoTalvez você fique louco de vontade de dar um belo banho no seu coelho de estimação. Mas o banho nem sempre é recomendado. Porém, esses animais são bem limpos e tomam conta da sua própria higiene pessoal. Agora, se por alguma razão o coelho estiver muito sujo, é possível dar um banho, mas com bastante cuidado. O animal não deve se assustar. Uma boa opção é a lavagem a seco, com produtos de limpeza específicos para coelhos. No entanto, existe uma parte do corpo dos coelhos que precisa de mais cuidados. Perto do ânus estão glândulas de odor, que liberam odores muitas vezes desagradáveis. Por isso vale a pena limpar essa parte. Não é preciso jogar água para a limpeza. Basta usar um algodão embebido em água morna e passar suavemente sobre o local. Quando essa área é limpa com frequência, o coelho fica sempre com um cheirinho bom. 


5 Os coelhos podem ficar entediados 


coelhos podem ficar entediados Já que estamos falando sobre curiosidades sobre o coelho, aqui vai uma informação que você talvez não sabia. Por mais que eles sejam animais muito ativos e espertos, também podem ficar entediados. Por isso, os coelhos precisam de muita atenção durante o dia. O ambiente onde ficam deve estar repleto de brinquedos e objetos que possam ser usados para a diversão, para que eles se sintam motivados. Eles também gostam muito de exercícios físicos, como a corrida e saltos. Essas são as estratégias que eles implementam para não perder a energia durante o dia. 


4 Os coelhos comem seus excrementos 


coelhos comem seus excrementos Na lista de curiosidades sobre o coelho, nem todas são muito fofas. Por exemplo, você sabia que os coelhos comem os seus próprios excrementos? Isso mesmo, eles podem comer as suas próprias fezes. Mas eles não fazem isso sem razão. Muito pelo contrário, eles fazem isso como forma de regular o seu intestino. O excremento noturno dos coelhos contém um elemento chamado cecotrofos, que é saudável para o organismo. 


3 Os coelhos são recordistas 


Curiosidades - coelhos são recordistas Você conhece os recordes dos coelhos? Esses animaizinhos fofos possuem diversas marcas interessantes, e uma dessas curiosidades é que o maior coelho do mundo tem 1,32 m, o seu nome é Darius e o seu peso é de 22 kg. As informações são do Guinness – O Livro dos Recordes. E um dos outros recordes dos coelhos, é a da maior ninhada desse animal, que foi de 24 filhotes, e esse fenômeno já aconteceu por duas vezes.  


2 Coelhos realizam acrobacias 


Curiosidades - Coelhos realizam acrobacias E por falar em recordes, não podemos deixar de mencionar que os coelhos podem realizar acrobacias. Quando eles dão saltos e piruetas são muito divertidos. Esse comportamento se manifesta quando eles estão contentes. 


1 Os coelhos podem enxergar quase 360º 


Curiosidades - coelhos podem enxergar quase 360ºO campo visual dos coelhos é bem amplo, o que permite que eles possam ver coisas que estão até mesmo por trás. Mas existe um ponto cego na visão desses animais, que é justamente entre os olhos. Para compensar essa “falha”, os pelos do nariz são muito mais sensíveis, ajudando que eles identifiquem as coisas que estão entre os olhos.  

O que você achou dessas curiosidades sobre o coelho? Esses são animais bem fofos, mas escondem muitos segredos. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e familiares nas redes sociais. Mostre a eles que você sabe tudo sobre os coelhos. 

fontes: lexico, thesprucepets, livesciense, meltalfloss, uol

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui