Top 10 curiosidades culturais dos Estados Unidos

Os Estados Unidos não são apenas uma das maiores potências econômicas do mundo, mas também possuem muitas outras particularidades, em especial, relacionadas à sua cultura. São décadas e séculos de ótimas e intrigantes histórias que valem a pena ser conhecidas desse que é um dos maiores países do mundo. A seguir, vamos mostrar algumas das melhores curiosidades culturais dos Estados Unidos que vão, de certa forma, surpreender você.

 

Curiosidades culturais dos Estados Unidos


10 Tamanho é tudo


Tamanho é tudoDe todas as curiosidades culturais dos Estados Unidos, uma que certamente muitos nutricionistas não gostam, diz respeito de que muitas das comidas de lá são baseadas em tamanho. Basicamente existem três tamanhos diferentes: grande, maior e maior ainda. De drinques em copos e taças bem grandes a banquetes enormes, tudo na terra do Tio Sam em termos alimentares é medido dessa maneira. Eles até se gabam e enaltecem restaurantes que servem comidas avantajadas, como sundaes, hambúrgueres, etc. Ou seja, enquanto boa parte do mundo está bastante preocupada com a qualidade da comida, nos EUA eles privilegiam muito a quantidade.


9 Cada um no seu “quadrado”


Cada um no seu “quadrado”Aqui no Brasil, via de regra, temos o hábito de nos aproximarmos fisicamente das pessoas em uma conversa, ou em qualquer ocasião. Mas, nos Estados Unidos, isso pode ser visto com maus olhos. Na verdade, culturalmente falando, os norte-americanos prezam muito pelo seu espaço individual. Para algumas pessoas de lá, inclusive, o ato de se aproximar demais numa conversa pode soar com algo meio agressivo. Tanto é que sites de viagens geralmente aconselham turistas a manterem certo distanciamento nas conversas para evitar constrangimentos.


8 Rolês aleatórios nos Estados Unidos


Rolês aleatórios nos Estados UnidosÉ muito comum as pessoas de lá não apenas cumprimentarem estranhos, como também começarem a falar sobre qualquer assunto que seja, mesmo que faça parte das curiosidades culturais dos Estados Unidos manter certo “distanciamento social”. Pode ser qualquer tema (clima, esportes ou programa de TV preferido). Também não importa onde seja o colóquio, se na fila de um banco ou esperando o ônibus. Certo mesmo é que é bem corriqueiro que as pessoas comecem a conversar sobre assuntos diversos e aleatórios. Porém, cuidado: os diálogos são em sua maioria inofensivos. Portanto, não cabe começar um bate-papo a respeito de assuntos desagradáveis.


7 Caldeirão de culturas variadas


Caldeirão de culturas variadasNão é mistério pra ninguém que muitas pessoas, de várias partes do mundo, tenham optado por morar nos Estados Unidos, seguindo seu sonho de se firmar em algum lugar. Muitos fazem carreira na terra do Tio Sam, sendo pessoas das mais diversas nacionalidades e costumes. Por isso mesmo podemos dizer que os Estados Unidos são um belo caldeirão de culturas dos mais diferentes tipos. Com isso, até mesmo um simples convite para um churrasco pode significar, na cultura, coisas diferentes a depender da localidade. No Texas, pode ser para uma saudável competição de quem faz o melhor churrasco. Já na Califórnia, em geral, significar fazer comida ao ar livre, na praia, de maneira bem descompromissada. Ou seja, não há um padrão de comportamento igual no país, o que já mostra bem que existem várias curiosidades culturais dos Estados Unidos.


6 Sem idioma oficial nos Estados Unidos


Sem idioma oficial nos Estados UnidosÉ verdade que em termos de curiosidades culturais dos Estados Unidos, podemos afirmar que a língua mais falada no país é o inglês. Porém, de acordo com o próprio governo norte-americano, não existe um idioma oficial, digamos assim. Já entre as línguas não-inglesas mais faladas estão o espanhol, o chinês, o francês e o alemão. Segundo estimativas, cerca de 90% de toda a população norte-americana fala ou entende, pelo menos, um pouco de inglês. Até mesmo porque a grande maioria dos negócios oficiais realizados no país é feita pela língua inglesa. De acordo com o Census Bureau, existem cerca de 300 idiomas falados nesse país, que é um dos mais populosos do mundo.


5 Todas as religiões num só lugar


Todas as religiões num só lugarEstima-se que todas as religiões do mundo são praticadas nos Estados Unidos, em maior ou menor grau. Aproximadamente 70% dos norte-americanos se identificam como sendo da maior religião do mundo, o cristianismo, de acordo com dados coletados pelo grupo de pesquisa Pew Research Center, no ano de 2017. De acordo com as informações conseguidas pelo grupo, também se descobriu que cerca de 23% não tinham nenhuma afiliação religiosa, mesmo assim, o país é o mais cristão do mundo.


4 Multiplicidade de feriados nos Estados Unidos


Multiplicidade de feriados nos Estados UnidosOficialmente, os Estados Unidos da América possui 10 feriados nos quais o governo autoriza o fechamento dos negócios por lá. Existe desde o tradicional Dia da Independência até o aniversário de Martin Luther King. Os mais conhecidos são, sem dúvida, o da Independência em 4 de julho, o Natal e o Dia de Ação de Graças em 26/11. E, por causa da grande quantidade de culturas presentes no país, outros feriados como a Páscoa e o Dia de São Patrício são comemorados de maneiras diferentes a depender da região. Há ainda feriados instituídos recentemente, como o Dia do Patriota, comemorado todo dia 11 de setembro, em memória aos mortos no atentado de 2001.


3 Adoradores de esportes


Adoradores de esportesDentre as curiosidades culturais dos Estados Unidos, claro que não poderia faltar algo relacionado aos esportes. Futebol, basquete, beisebol e hóquei são as modalidades que mais atraem público por lá, sendo os mais populares atualmente, possuindo ligas milionárias e tudo. Outros esportes também têm certa força no país, como corridas de stock car, tênis e golfe. Importante ressaltar que na maioria dos eventos dedicados a esportes, você quase sempre ouvirá o hino norte-americano sendo tocado antes das partidas.


2 Trabalho de muitas horas nos Estados Unidos


Trabalho de muitas horas nos Estados UnidosNo emprego, se tornou comum você ver norte-americanos trabalhando por mais horas do que o esperado. Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório feito pela Gallup em 2014, o tempo integral que as pessoas trabalham por lá é de 47 horas semanais em média. Certamente uma das médias mais altas do mundo. Só a título de comparação, funcionários na Alemanha e na Suécia trabalham cerca de 35 horas semanais, de acordo com o professor da Manchester Business School, no Reino Unido, Cary Cooper.


1 Férias nos Estados Unidos? Quase nunca!


Férias nos Estados Unidos? Quase nunca!Ainda a respeito dessa questão do trabalho, outro hábito bem comum nos Estados Unidos se refere a praticamente não tirar férias em nenhum momento do ano. Na verdade, essa questão varia de país para país. No caso dos norte-americanos, eles têm o tempo aproximado de duas semanas de férias remuneradas por ano, e olhe lá. Obvio que pelo tempo escasso, pouca coisa pode ser feita nesse intervalo. De acordo com um site de carreiras chamado Glassdoor, um funcionário dos EUA consegue aproveitar apenas 54% do tempo de descanso nessas duas semanas. Só pra comparar, na Suécia, as férias remuneradas podem chegar a 5 semanas por ano. Ou seja, como deu pra perceber, a terra do Tio Sam possui hábitos bem peculiares. Tanto é que esse texto das curiosidades culturais dos Estados Unidos pincelou apenas alguns poucos costumes. Pois, acredite: tem bem mais por lá.

fontes: redbookmag, dailychoices, livescience, bbc, independent

Mais Listas