Top 10 curiosidades sobre Vênus

Provavelmente você já deve ter se perguntado sobre os mistérios bem como curiosidades sobre Vênus, já que ele é considerado uma espécie de “irmão da Terra”. E quem nunca se perguntou se talvez esse fosse um possível planeta a ser explorado pelos humanos no futuro, ou até mesmo ficou observando ele em suas aparições a olho nu. A verdade é que com a Nasa e até mesmo iniciativas privadas como as de Elon Musk descobrindo cada vez mais sobre o universo, sempre estão surgindo novidades sobre esse planeta tão próximo da Terra. Por isso, nesse artigo separei essas interessantes curiosidades sobre Vênus. Confira!

 

Curiosidades sobre Vênus


10 Um dia de Vênus dura quase um ano da Terra 


Um dia de Vênus dura quase um ano da Terra Você é do tipo de pessoa que acha 24 horas pouca coisa para fazer todas as tarefas da sua rotina? Então imagine se um dia durasse na verdade quase um ano? Bom, é isso que acontece em Vênus. O segundo planeta do sistema solar leva cerca de 243 dias terrestres para dar uma volta em si mesmo. E leva apenas 225 dias para dar uma volta inteira em volta ao redor do sol. Ou seja, os dias em Vênus são mais longos que os anos. Que estranho, não?


9 Vênus é o planeta mais quente de todo o Sistema Solar 


Vênus é o planeta mais quente de todo o Sistema Solar A grande maioria das pessoas acredita que Mercúrio é o planeta mais quente do Sistema Solar, afinal de contas, ele fica ali do ladinho do Sol. Mas sabia que, na verdade, Vênus é quem tem esse título de “esquentadinho”?! Inclusive, esse é um dos motivos que explica porque as missões de povoamento de planetas se concentram em Marte e não no segundo planeta do Sistema Solar. Lá pela década de 1960, os cientistas desenvolveram uma tecnologia chamada de mapeamento de rádio e através dela, foi possível descobrir que a atmosfera de Vênus é feita de dióxido de carbono. Isto é basicamente um gigantesco efeito estufa que faz com que as temperaturas na superfície cheguem em até 470°C. Para você ter uma ideia, com esse nível de calor daria para derreter chumbo só jogando ele na superfície do planeta.


8 Gira em sentido contrário no sistema solar  


Gira em sentido contrário no sistema solar  Mais uma das curiosidades sobre Vênus é o fato dele girar “para trás” e em direção oposta ao sol. Esse fenômeno de rotação contrária, acontece também com o planeta Urano. E ainda, sua órbita ao redor do Sol é a mais circular em comparação com as órbitas dos outros planetas do sistema solar, que são mais ovais.


7 Pressão muito maior que a Terra 


Pressão muito maior que a Terra Um dos motivos que impede a exploração mais avançada desse planeta é o fato de Vênus ter uma pressão atmosférica até 100 vezes maior que a da Terra. Basicamente, até mesmo um asteroide pequeno é esmagado pela força do local. Imagine então uma nave! Inclusive, as primeiras sondas enviadas até o planeta para estudos foram perdidas e destruídas justamente por conta dessa característica de Vênus.


6 Vênus é observado a milênios 


Vênus é observado a milênios Antes mesmo de se pensar em naves espaciais e missões como em sondas, Vênus já era observado. Lá pelo século IV a.C, Pitágoras já observava o planeta, apesar de achar que ele orbitava a Terra, como se fosse uma espécie de satélite Natural como a Lua. Já Galileu Galilei descobriu no início do século XVII que o planeta também tem fases, assim como a Lua. Inclusive, esse foi um dos indícios usados para contradizer o modelo geocêntrico de Cláudio Ptolomeu, que afirmava que todo o Sistema Solar era concêntrico e centrado na Terra.


5 Elementos geográficos antigos e gigantescos 


Elementos geográficos antigos e gigantescos Vênus e Terra são considerados planetas gêmeos por vários motivos, e um deles são os elementos geográficos de certa forma parecidos. No segundo planeta do Sistema Solar é possível encontrar montanhas, vales, vulcões… inclusive, a montanha mais alta de Vênus tem quase 9 mil km de altura, se assemelhando a montanha mais alta da Terra, o Monte Everest. Mas, em compensação, a atmosfera e a pressão são bem mais agressivas que o nosso planeta.


4 É o planeta mais brilhante 


É o planeta mais brilhante Vênus é o planeta mais brilhante do Sistema Solar. Inclusive, foi por isso que ele recebeu esse nome. Vênus era conhecida não apenas como a Deusa da Beleza, mas também como a Rainha Brilhante do Céu. Para se ter uma ideia, o planeta é tão brilhante que em 2011 foi confundido com uma aeronave por um piloto da Air Canada. 


3 Por muito tempo pensou-se que Vênus poderia ser um paraíso tropical para os humanos 


Por muito tempo pensou-se que Vênus poderia ser um paraíso tropical para os humanos Clima quentinho assim como água em abundância, era isso que muitos especialistas pensavam de Vênus. Para eles, o planeta podia ser um grande paraíso tropical para os seres humanos, onde nós poderíamos curtir muita sombra, bem como água fresca. Mas, depois de 1960, com os primeiros vôos espaciais para Vênus, que descobriu-se que na verdade, o planeta está mais para “inferno” de tão quente do que para paraíso.


2 Existem mais de 1.600 vulcões observáveis em Vênus 


Existem mais de 1.600 vulcões observáveis em VênusForam catalogados cerca de 1.600 vulcões em Vênus, sendo a maioria inativo. No entanto, a estimava é que existam dezenas de milhares deles, pois existem muitos vulcões menores que não entraram nessa conta. O vulcão Maat Mons é o mais ativo do planeta.


1 Acredita-se que Vênus já teve muita água 


Acredita-se que Vênus já teve muita água Mais uma das curiosidades sobre Vênus é que, por conda das características parecidas com as da Terra, os cientistas acreditam que ele já tenha tido muita água, assim como no nosso planeta. Mas, devido as altas temperaturas, ela evaporou completamente, tornando assim o ambiente totalmente hostil para qualquer tipo de vida. No entanto, há quem acredite que um dia será possível colonizar o planeta sabendo lidar com as condições adversas. Tanto que existem vários projetos de cidades flutuantes para ele.

Gostou de conhecer essas 10 curiosidades sobre Vênus? Então aproveite para compartilhar esse post nas redes sociais com seus amigos e também confira outros artigos do blog para saber mais curiosidades sobre os mais diversos temas.

fontes: solarsystem, nasa, space, loctier, ntrs

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui