Top 10 curiosidades sobre brasileiros na internet

A chegada da internet transformou a vida de milhares de brasileiros – desde as conexões discadas com os famosos discadores grátis de portais online até a chegada de smartphones sempre conectados, que hoje já somam 440 milhões, o Brasil vive uma crescente de inclusão digital, participação nas redes sociais, memes, empreendedorismo online, trabalho remoto, entre tantas outras possibilidades criadas pela tecnologia.

A presença brasileira na internet também é marcante para quem observa de fora: brasileiros ganham destaque em diversos jogos online, competições de hacking e programação, lançamento de sites e serviços famosos, e claro, uma grande quantidade de memes e publicações famosas em redes sociais. Nesta lista as 10 melhores curiosidades sobre os brasileiros na internet vão te surpreender.

 


10 Uma brasileira possui o recorde mundial de publicação mais bem sucedida no Instagram


De acordo com o Guinness World Records, o livro dos recordes, a publicação no Instagram que atingiu a marca de um milhão de curtidas no menor intervalo de tempo foi feita por uma brasileira – consegue imaginar quem é? Sim, a campeã do Big Brother Brasil 2021, Juliette Freire, superou a antiga recordista Billie Eilish com sua publicação comemorando a vitória no reality, batendo um milhão de curtidas em apenas 3 minutos.


9 As senhas mais utilizadas no Brasil são: 12345678 e password


As senhas mais utilizadas no Brasil são: 12345678 e passwordA segurança digital é um ponto extremamente importante conforme o crescimento do uso de tecnologias digitais no país acelera. Proteger suas contas pessoais, emails, fotos, e redes sociais não é mais apenas uma preocupação de grandes empresas, mas de todo o público. Acesso indevido a uma conta do WhatsApp, por exemplo, pode ter consequências desastrosas para o proprietário.

O compilado da ExpressVPN mostra que no Brasil as senhas mais comuns ainda são extremamente fracas e vulneráveis, com senhas como: 12345678, asdf1234, asdfghjk, Brasil e rental aparecendo na lista.


8 Um brasileiro ajudou a fundar o Facebook


Se pensamos na criação do Facebook imediatamente lembramos de Mark Zuckerberg – atual CEO da empresa e figura famosa por sua riqueza, empreendedorismo e controvérsias. No entanto, é importante lembrar que a criação da rede social também envolveu a participação de seus colegas de faculdade, como o brasileiro Eduardo Saverin.

Saverin era estudante da Universidade de Harvard e investiu um grande aporte para a criação e manutenção do Facebook – sua trajetória conturbada é narrada no filme "A Rede Social" que explora a concepção e sucesso do site, além das brigas entre os fundadores e a disputa jurídica entre Mark e Eduardo, que possuía 30% da empresa.


7 O Brasil e a Índia foram os maiores usuários do Orkut


O Brasil e a Índia foram os maiores usuários do OrkutSe hoje pensamos em redes sociais como o TikTok, Twitter, e Instagram com total domínio da atenção dos internautas, precisamos lembrar da época do Orkut – a famigerada rede social que marcou o início do uso da internet no país.

O Orkut possui uma longa história, e o Brasil fez parte crucial de sua existência. Mesmo antes do lançamento oficial da plataforma no país, em 2004, o Orkut já possuía milhares de brasileiros cadastrados. Em 2008 a sede de desenvolvimento e organização da rede social passou a existir em Belo Horizonte, em parceria com unidades indianas. O site gerou milhares de memes famosos e conhecidos até hoje, grandes comunidades, iniciou a carreira de diversas personalidades da internet brasileira e introduziu fenômenos como o Buddy Poke e Colheita Feliz.

No fim, a competição com o Facebook, os redesigns do site, e a noção de que o Orkut seria "popular demais" marcaram o fim do serviço, fechado oficialmente em 2014 – os dados dos usuários podiam ser baixados até 2016.


6 O primeiro console de videogames totalmente digital foi criado no Brasil


Atualmente três grandes empresas dominam completamente o mercado dos videogames: a Microsoft com a linha Xbox, a Sony com os consoles PlayStation, e a Nintendo com seu console Nintendo Switch. Todos estes videogames oferecem lojas digitais para comprar jogos sem mídia física, e alguns, como o PlayStation 5, oferecem versões do console que funcionam apenas via download – sem o leitor de mídia.

Mas o primeiro console de mesa a abolir os discos e baixar todo o software foi brasileiro, o Zeebo. O Zeebo foi uma criação da TecToy, antiga representante da Sega no Brasil, em parceria com a americana Qualcomm. O Zeebo vinha com conexão 3G gratuita que permitia a compra e download dos jogos, e o console era pensado em baixo consumo de energia e preço baixo. Aliado com a rede 3G, o Zeebo prometia entregar jogos e aplicativos para todo o Brasil, em especial regiões em desenvolvimento, por um preço acessível.

No entanto, o console sofreu com problemas na arquitetura graças a erros cometidos pela Qualcomm, além de baixa competitividade e reduções constantes de preço. Em 2011, o Zeebo encerrou suas atividades e a conexão 3G foi desativada. Entre os jogos populares, jogos de esporte controlados por movimentos como os encontrados no Nintendo Wii venderam excepcionalmente bem no Zeebo.


5 Em 2022, capitais brasileiras começam a receber redes 5G


Em 2022, capitais brasileiras começam a receber redes 5GAs redes de telefonia recebem nomes baseados em gerações de tecnologias que permitem seu funcionamento e avanço. A rede 1G, por exemplo, representa os fios analógicos dos primeiros telefones, enquanto as redes 2G converteram os sinais para o padrão digital. O 3G permitiu conexões mais rápidas com a internet, e até hoje é amplamente utilizado em regiões rurais e em máquinas de cartão de crédito.

Agora, as redes 5G chegam ao país e prometem grandes avanços na telefonia móvel: dividida em 3 tipos de antena, as redes 5G podem aumentar o número de aparelhos conectados ao mesmo tempo, permitir velocidades de download e streaming mais rápidas que a maioria das redes Wi-Fi domésticas, e facilitar o uso em ônibus e carros em movimento. O 5G será crucial para tecnologias como a internet das coisas, e para a realidade cada vez mais conectada.


4 O Brasil é protagonista de vários memes internacionais


Os brasileiros são conhecidos por produzir uma grande quantidade de memes em diversas redes sociais – do WhatsApp ao Twitter. Mas a verdade é que nosso país também é amplamente conhecido por sua participação em memes internacionais.

Com citações diretas ao país, os memes ˜Please come to Brazil” (por favor venha ao Brasil) e “I’m taking you to Brazil” (estou te levando ao Brasil) se tornaram populares por fazer referência aos hábitos de brasileiros que enviam mensagens aos perfis de famosos pedindo que visitem o país.

Por outro lado, memes brasileiros também aparecem nas redes estrangeiras mesmo sem mencionar o país: a capa do álbum “Chico Buarque de Hollanda”, primeiro álbum do cantor em 1966, se tornou o meme “Chico feliz e Chico triste” usado frequentemente em países estrangeiros. Além disso, a expressão confusa da personagem Nazaré Tedesco, misturada com equações matemáticas, é usada até hoje para representar confusão e dúvida na internet.


3 A Globo Play possui mais usuários que a Netflix no Brasil


A Globo Play possui mais usuários que a Netflix no BrasilLançada para competir com as grandes plataformas mundiais de streaming, a Globo Play entrega o conteúdo dos canais do grupo Globo de telecomunicação, além de um catálogo de obras licenciadas de outras empresas estrangeiras. Através da assinatura grátis é possível assistir ao vivo à emissora, mas um plano pago é necessário para desbloquear o conteúdo extra, incluindo pay per view de esportes.

No Brasil, em 2020, a Globo Play superou a Netflix em número total de assinantes. Televisores vendidos no país já incluem o aplicativo na memória e botão dedicado no controle remoto para acessar o serviço. A emissora aposta na plataforma como o futuro de seus rendimentos.


2 33 milhões de brasileiros não possuem acesso à internet


Apesar dos grandes avanços no alcance de cabos e antenas de operadoras em todo o território nacional, além do barateamento de tecnologias como smartphones de baixo custo e laptops, um número expressivo de pessoas ainda não possuem acesso à internet.

Durante a pandemia este fator foi um agravante para aumentar a desigualdade no ambiente escolar e impactar seriamente pequenas empresas, em especial em regiões com menor renda média no país. Esforços de inclusão digital ainda são fundamentais para o país, e iniciativas como distribuições gratuitas de Linux brasileiras ajudam neste processo.


1 UOL, Wikipedia e YouTube estão entre os sites mais acessados no país


UOL, Wikipedia e YouTube estão entre os sites mais acessados no paísA lista dos 10 sites mais acessados no país, em 2022, inclui (removendo conteúdo adulto):

  • YouTube
  • Google
  • Uol
  • Globo
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Wikipedia
  • Caixa
  • Mercado Livre.

 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui


Mais Listas