Top 10 maiores Rios do mundo

Os rios fazem parte de um ecossistema muito importante na natureza, possibilitando a manutenção da vida onde se encontram, desde seres microscópicos, até nós, seres humanos. Afinal de contas, ao contrário dos oceanos, feitos de água salgada, os rios são usualmente formados por água doce.
Espalhados por todo o mundo, essas porções de água possuem tamanhos variados, alguns chegando a ter extensão de quilômetros e mais quilômetros.
E é isso o que veremos a seguir: uma lista com os 10 maiores rios do mundo em todos os sentidos: largura, extensão e muito mais.

 

Maiores rios do mundo


10 Rio Argun


Rio ArgunLocal: Rússia, China e Mongólia
Comprimento: 4.480 km
Um dos 10 maiores rios do mundo possui áreas ao seu redor bem exuberantes e ricas em vegetação e animais selvagens. Ao longo dos séculos várias minorias étnicas passaram por lá, assim como tribos de pastores nômades mongóis.
Além disso, outro nome dado ao Argun é “Rio Mãe”, devido aos seus inacreditáveis 150.000 km2 de terra e mais de 1.800 afluentes e braços, fazendo dele uma fonte de vida inesgotável.
Por fim, cruzeiros ao longo de um dos ramos do Argun (o Rio Gen) têm sido bastante comuns por turistas que procuram uma paisagem realmente fascinante.


9 Rio Congo


Rio CongoLocal: Zaire
Comprimento: 4.640 km
Antes conhecido como Rio Zaire, o Congo pode ser considerado um dos rios mais poderosos da África, sendo o segundo mais volumoso do mundo, assim como o segundo maior da África (só perdendo para o Nilo).
Inclusive, é nesse rio que se passa a história de “No Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, que futuramente serviria de base para o filme “Apocalipse Now”.
Além disso, há inúmeras lendas que atribuem a floresta tropical que circunda o rio como sendo uma misteriosa terra de pigmeus, bestas míticas, pragas terríveis e canibais.
Tirando esses mitos, o que se sabe mesmo é que o Congo é um dos mais profundos e turbulentos rios existentes no mundo, sendo o único dos grandes a passar pela Linha do Equador duas vezes.


8 Rio Paraná


Maiores rios do mundo - Rio ParanáLocal: Uruguai, Paraguai e Brasil
Comprimento: 4.880 km
Além de ser um dos maiores rios do mundo, o Paraná ainda possui a Represa de Itaipu, a maior usina hidrelétrica que existe atualmente, ao passo que cria um enorme reservatório na parte de trás dela.
O rio é famoso entre os pescadores esportivos, em especial por conta do dourado, um grande peixe que vive nas águas da região. Por sinal, existem mais de 350 espécies de peixes no Rio Paraná.
Por outro lado, historicamente falando, esse rio se tornou a principal rota dos exploradores europeus para o interior do continente sul-americano.


7 Rio Amarelo


Rios mais extensos do mundo - Rio AmareloLocal: China
Comprimento: 5.504 km
Sendo considerado como o “Rio-Mãe da China”, o Amarelo foi o centro da política, economia e cultura chinesas por mais de 2.000 anos, tendo portanto uma importância histórica por lá imensurável, sendo o “berço” da civilização daquele país.
Em síntese, sua coloração amarelada vem justamente de sedimentos dessa mesma cor que ele carrega quando flui através do Planalto de Loess.
Também é o recurso hídrico mais importante para o árido norte da China, tendo fundamental importância para o desenvolvimento do local.


6 Rio Yenisei / Angara


Maiores rios do mundo - Rio YeniseiLocal: Rússia
Comprimento: 5.504 km
Formando praticamente um rio só, essas extensões de água formam uma linha divisória entre as partes ocidental e oriental da Sibéria.
Em sua bacia hidrográfica encontramos outra sub-bacia, a do lago Baikal, que é o segundo maior reservatório de água doce do mundo.
Portanto, a bacia de Yenisey-Angara cobre uma área imensa da região, tendo um grande número de florestas, e abrigando 10 cidades ao longo de sua trajetória, com uma população acima de 100.000 habitantes ao todo.


5 Rio Ob


Maiores rios do mundo - Rio ObLocal: Rússia
Comprimento: 5.534 km
Este daqui é o maior rio da Rússia, sendo formado pela junção dos rios montanheses do Biya e do Katun. As águas deles, inclusive, possuem cores diferentes.
O Ob fica congelado a maior parte do ano, e quando descongela, é bastante usado para transporte na região, especialmente por turistas.
Além disso, a bacia desse rio é tão grande que ela se estende por áreas semidesérticas, pastagens, florestas de coníferas e planícies.


4 Rio Mississippi


Maiores rios do mundo - Rio MississippiLocal: EUA
Comprimento: 6.192 km
Sendo o maior e mais importante rio da América do Norte, o Mississippi se origina como um riacho bem pequeno que flui do Lago Itasca, em Minnesota, para depois se expandir consideravelmente.
Cobrindo cerca de 41% dos 48 estados dos EUA contíguos, ele tem um vasto sistema de águas, com diversos afluentes.
Histórica e economicamente falando, o Mississippi tem muita importância, sendo portanto uma das principais fontes de renda de muitas regiões, especialmente no campo agrícola.


3 Rio Yangtze


Maiores rios do mundo - Rio YangtzeLocal: China
Comprimento: 6.300 km
Famoso rio chinês, o Yangtze desempenhou um papel fundamental na história do país, seja na cultura, no turismo, no transporte, bem como na agricultura.
Maior rio asiático que existe, ele consegue ser uma linha divisória entre o Norte e o Sul da China, ocupando cerca de 1/5 do território do país.
Não é à toa também que o delta desse rio é considerado uma das áreas mais prósperas da China, como resultado, sendo responsável por 20% do PIB nacional.


2 Rio Nilo


O rio Nilo é o maior rio do mundoLocal: África
Comprimento: 6.852 km
O segundo dos maiores rios do mundo é o famoso Nilo, a princípio tendo sido usado por milhares de anos como fonte de irrigação para terras agrícolas pelas regiões por onde passa, até desaguar no Mar Mediterrâneo.
O solo localizado no delta dele é rico em nutrientes, justamente devido aos depósitos contínuos de sedimentos ao longo de séculos.
Sob o mesmo ponto de vista, ele continua sendo uma importante rota comercial conectando os mercados africano e o europeu.


1 Rio Amazonas


Qual é o maior rio do mundo - Rio AmazonasLocal: Brasil, Colômbia, Peru
Comprimento: 6.992 km
O Amazonas é, de longe, o rio mais poderoso da Terra, sendo o maior rio do mundo em comprimento e também em termos de volume e largura, chegando portanto a atingir uma extensão de 48 km em certas partes.
Além disso, o rio e sua bacia abrigam um impressionante número de espécies únicas de animais, árvores e plantas, várias delas ainda incrivelmente a serem descobertas por exploradores nos dias atuais.
Com mais de 1.000 afluentes, é o rio com maior sistema de drenagem no mundo. Da mesma forma, ainda tem o maior volume e vazão total do que os outros 6 maiores rios juntos!

Impressionante o tamanho desses maiores rios do mundo, não? Realmente, são gigantes da natureza, que precisam ser preservados, devido a toda a sua história e importância para o equilíbrio da natureza.

fonte: INPE, imagem10, imagem9, imagem8, imagem7, imagem6, imagem5, imagem3, imagem2, imagem1

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui


Mais Listas