Top 10 curiosidades sobre o Elefante

Os elefantes são os maiores animais terrestres com 3 espécies distintas: o elefante asiático, o elefante africano e o elefante africano da floresta. Habitando em desertos, savanas, pântanos e florestas, tem como uma das principais características as suas presas de marfim. Nessa lista de curiosidades sobre o elefante você conhecerá muito mais sobre esse incrível mamífero, considerado um dos animais mais inteligentes do mundo

 

Curiosidades sobre o Elefante


10 Audição aguçada


Audição aguçadaOs elefantes em geral, possuem uma audição bastante aguçada. O que faz com que eles consigam detectar até mesmo, os passos de camundongos. Os passos e vocalizações feitas por elefantes, são capazes de ressonar em uma frequência que faz com que outros animais consigam receber a mensagem pelo chão. Mesmo que o outro elefante esteja a até 10 quilômetros afastado do emissor da mensagem, ainda é possível que o animal que está afastado ouça e compreenda o sinal. Portanto, a audição de elefantes é definitivamente uma característica única e bastante interessante.


9 Proteção da manada


Proteção da manadaQuando um elefante da manada morre, todos os demais sofrem muito pela perda. Por isso, quando estão sob ataque, os elefantes formam um círculo. Dessa maneira, os animais mais fortes do bando ficam na parte externa do círculo para proteger os mais frágeis. De modo que, seja possível evitar a perda de um deles, por causa do ataque que estão sofrendo de algum predador.


8 Dentição e pele dos elefantes


Dentição e pele dos elefantesAo longo da vida, os elefantes têm aproximadamente 24 dentes. Cada mastigação só utiliza os 4 dentes da frente. No entanto, quando eles ficam gastos são substituídos pelos próximos 4 que são mais fortes. E com o passar dos anos, todos os dentes ficam gastos. Como resultado, isso faz com que o elefante que vive solitário morra de fome. Já aquele elefante que pertence a um grupo, é ajudado por outros membros do bando. No caso da pele desses animais, ela é sensível. Eles podem sentir, por exemplo, que uma mosca pousou em suas costas. Para evitar queimaduras causadas pelo sol, eles costumam se lambuzar em areia ou lama. Com o objetivo de cobrir ao máximo a própria pele e evitar que a queimadura solar ocorra.


7 Elefantes são grandes comilões


Elefantes são grandes comilõesOs elefantes são animais enormes, por isso, precisam de muitas calorias ao longo de um dia! Eles comem tanto, que podem chegar a passar ¾ do dia comendo. Afinal, são necessários em média, 150 quilos de comida para alimentar um elefante por dia. Entre os alimentos estão folhas e frutos. O elefante também chega a consumir 200 litros de água por dia, para se manter hidratado. A tromba ajuda a pegar até 7,5 litros de água por sucção.


6 Bezerros e vida do elefante


Bezerros e vida do elefanteUm elefante recém-nascido, pode ficar de pé em 20 minutos após o parto. Podendo acompanhar o rebanho nas caminhadas em cerca de 2 dias após ter nascido. Isso faz com que os animais possam se manter protegidos ao caminharem para locais onde encontrem água e comida com maior facilidade. Dessa forma, todos os elefantes do bando são capazes de encontrar o que precisam para se alimentar, sem que seja necessário passar muito tempo esperando que o novo membro do bando possa caminhar junto aos demais. Além disso, um elefante pode viver por 50 a 70 anos. Podendo atingir até 7.500kg durante esse período de vida. Os elefantes africanos machos são maiores, atingindo até 3 metros, enquanto os asiáticos são menores, atingindo até 2,7 metros.


5 Memória de elefante


Memória de elefanteEntre as curiosidades sobre elefante, com absoluta certeza, você já ouviu essa expressão em algum momento de sua vida. Acontece que, de fato os elefantes são animais de excelente memória. Eles são animais sociáveis com grande capacidade de se recordar daquilo que vivenciam. Inclusive, os elefantes demonstram sofrimento quando perdem algum de seus amigos de bando. Sendo assim, não é raro encontrarmos fotos de elefantes chorando, literalmente. O que é fantástico para quem pesquisa e se interessa pelo universo animal.


4 Longa gestação


Longa gestaçãoOs elefantes são os animais com a gestação mais longa entre os mamíferos. São 22 meses de gestação para o nascimento de 1 filhote. O período tão longo, está intimamente relacionada a capacidade que o animal possui de nascer e já poder andar.


3 Não possuem predadores naturais


Não possuem predadores naturaisAtualmente, os elefantes não possuem predadores naturais. Na realidade, o maior predador de elefantes existente na atualidade são os humanos. Pois infelizmente, a caça predatória está colocando esses lindos animais em risco de extinção. Portanto, vale a pela refletir sobre as culturas e prezar pela preservação dos elefantes. Afinal, esses lindos animais são os maiores mamíferos existentes no planeta. E em muitas localidades, os elefantes são usados em circos ou como atração turística. Sendo algo que precisa ser repensado culturalmente.


2 Elefantes sofrem quando estão em cativeiro


Elefantes sofrem quando estão em cativeiroOs elefantes são grandes andadores, eles caminham até 40 mil milhas por dia quando estão soltos na natureza. Por isso, os circos e cativeiros são locais que causam sofrimento para eles. Muito embora outras raças tenham sido domesticadas, os elefantes não são domesticáveis e eles apresentam comportamentos que indicam o sofrimento que estão passando no cativeiro.


1 É possível distinguir as espécies pelas orelhas


É possível distinguir as espécies pelas orelhasA forma mais fácil de distinguir um elefante africano de um asiático, é olhando para a orelha desse animal. O elefante africano tem as orelhas que lembram a geometria da África, enquanto os asiáticos, apresentam orelhas bem menores e que lembram a geometria da Ásia continental. Portanto, essa é uma das curiosidades sobre o elefante que mais intriga as pessoas.

Em conclusão, quanto mais sabemos sobre os elefantes, maior tende a ser a nossa paixão por esses animais. Além disso, aprender sobre eles também é um dos principais fundamentos para ajudar na preservação da espécie. Tendo em vista que, quanto mais pessoas souberem sobre esse lindo e interessante animal, maiores são as ações em prol do cuidado com os elefantes e seu habitat, para que ele não entre na lista de animais extintos, como o parente mamute.

fontes: segredosdomundo, megacurioso, wwf, worldanimalprotection, familiesworldwide, worldanimalprotection

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas