Início Sociedade Top 10 curiosidades culturais da França

Top 10 curiosidades culturais da França

A França é um dos países mais conhecidos do mundo, mas, mesmo assim, possui muitas particularidades que pouca gente conhece. São curiosidades que vão desde a sua história, a coisas simples, como costumes diferentes em certas localidades. Uma nação que é realmente muito interessante, e que ainda hoje guarda segredos e surpresas bem peculiares, que só quem mora lá sabe bem. Que tal saber um pouco das curiosidades culturais da França, então? Será uma tour muito boa, e você vai conhecer muitos fatos que talvez nunca tenham passado pela sua cabeça.

 

Curiosidades culturais da França


10 Formalidade e pontualidade acima de tudo


Formalidade e pontualidade acima de tudoCertamente você já deve ter ouvido que os ingleses são bastante pontuais com seus horários, mas, além deles, os franceses também possuem essa fama. Pra se ter uma ideia do quanto eles são exigentes com isso, caso você chegue atrasado 10 minutos a um encontro, já o consideram rude e mal-educado. Portanto, o ideal é tentar ligar antes informando que irá se atrasar para não causar uma impressão negativa. Além disso, os franceses também são extremamente formais. Tanto é que, quando se cumprimentam, apertam as mãos, ou se beijam duas vezes nas bochechas. Interessante que, nesse ritual, o primeiro beijo deve ser sempre na bochecha esquerda, e o segundo na direita.


9 Museu de arte número 1 do mundo na França


Museu de arte número 1 do mundo na FrançaQuando for à França, um dos locais obrigatórios para se visitar certamente é o museu do Louvre, talvez o mais famoso do mundo. De um modo geral, o território francês se tornou bastante conhecido pelos seus incríveis museus e galerias, mas, certamente, o Louvre está em outro patamar de excelência. Localizado bem no centro de Paris, é lá que se encontra a famosíssima Mona Lisa, além da Vênus de Milo, a Grande Esfinge de Tanis, entre outras obras de arte icônicas e amplamente conhecidas em todo o mundo. Obviamente que o Louvre também é um dos mais visitados do mundo, chegando à marca de 10 milhões de visitantes por ano (exceto em tempos de pandemia, claro). Há outros incríveis museus na França, mas, certamente, o Louvre é o grande destaque, e um dos grandes patrimônios culturais do mundo moderno.


8 O lema nacional que nasceu numa revolução


O lema nacional que nasceu numa revoluçãoO famoso lema da França “Liberte, Egalite, Franernite” (ou, em bom português “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”) nasceu exatamente na Revolução Francesa, porém, só se popularizou mesmo décadas depois, no século XIX. Segundo registros históricos, esse lema foi dito pela primeira vez em 1790, em um discurso feito por ninguém menos que Maximilien Robespierre, advogado, estadista e uma das maiores influências para a Revolução. Salientando também que esse é o lema nacional da República do Haiti (não por acaso, uma ex-colônia francesa).


7 O telefone com câmera é francês


O telefone com câmera é francêsPois é, o famoso telefone celular com câmera, que hoje em dia é uma ferramenta básica de todo aparelho desse tipo, surgiu pela primeira vez em território francês. Precisamente, a invenção ocorreu em 1997, e ficou a cargo de um empreendedor parisiense chamado Philippe Kahn. Inclusive, a primeira foto que ele tirou na época foi de sua filha recém-nascida, Sophie. Obviamente que ele mandou essa foto, todo orgulhoso para parentes e amigos, e de lá pra cá esse acessório virou obrigatório em qualquer celular que se preze.


6 Dormir é bom demais!


Dormir é bom demais!Um dos costumes mais prazerosos que os franceses possuem é gostarem de dormir (bastante). Simplesmente eles dão o maior valor ao sono, sendo um dos povos que mais dormem no mundo. Pra se ter uma ideia, os franceses dormem em média cerca de 8 horas por dia. E isso certamente faz bem pra eles, já que esse descanso reduz o estresse e mais tantas outras doenças, sendo uma das práticas mais saudáveis. Ou seja, de agora em diante, pense em dormir bem como os franceses fazem.


5 Lugares onde não se fala francês


Lugares onde não se fala francêsMesmo o francês, obviamente, ser a língua predominante por lá, existem algumas regiões no país que falam outras línguas. Por exemplo, existe um lado da França totalmente ligado à Itália, o que torna a população do local bastante fluente em italiano. Portanto, se for pra lá, certifique-se de cumprimentar as pessoas no idioma que falam, seja o francês, seja o italiano.


4 Casamentos macabros na França


Casamentos macabros na FrançaEntre as curiosidades culturais da França, essa daqui pode parecer algo vindo diretamente de um filme de terror, mas, acredite, se conseguir a autorização do presidente francês, você pode se casar com uma pessoa morta. Esse “casamento póstumo”, digamos assim, teve origem na década de 1950, quando a noiva de um homem que havia morrido após o rompimento de uma barragem na cidade de Fréjus, pediu ao presidente da época, Charles de Gaulle, que o matrimônio fosse feito. E não é que ele autorizou! Desde aquela época que os pedidos de casamentos póstumos possuem amparo nesse caso, e (por incrível que pareça), na maior parte dos casos, são atendidos.


3 Mulheres proibidas de usar calças?


Mulheres proibidas de usar calças?Em Paris as mulheres ficaram proibidas de usar calças, com exceção de que andem de bicicleta ou a cavalo. Mas, calma, que explicamos! Uma lei que data de 1800 foi feita para “dissuadir inclinações travestis” em muitos homens, como no caso do autor George Sand. E, incrivelmente a lei continuava em vigor. Só que no ano de 2013 o Ministro Francês dos Direitos da Mulher declarou essa lei implicitamente anulada devido à legislação que veio depois, colocando as mulheres em pé de igualdade com os homens.


2 Língua oficial na Inglaterra


Língua oficial na InglaterraIncrível, mas, durante cerca de 300 anos, o francês foi a língua oficial da Inglaterra, mais precisamente entre 1066 e 1362. Depois que Guilherme, o Conquistador, liderou a conquista normanda e depois a ocupação na Inglaterra, ele introduziu o francês anglo-normando como idioma inglês. Somente em 1362 que o parlamento aprovou uma lei (a Pleading in English Act, ou Lei de Suplicação em Inglês), que oficializou esse idioma como língua oficial do governo. O nome deriva das súplicas feitas no tribunal, que eram feitas em francês, o que o povo comum não entendia nada.


1 Alimentos jogados fora na França? Jamais!


Alimentos jogados fora na França? Jamais!Um pioneirismo importante da França é que foi o primeiro país do mundo a proibir supermercados de jogarem alimentos fora. O fato aconteceu em fevereiro de 2016, com esses estabelecimentos proibidos de jogar fora ou destruir comida não vencida. Agora, eles doam os excedentes a bancos de alimentos e instituições de caridade. As multas pra quem descumprir essa lei são pesadas, e em certos casos, pode acontecer até mesmo prisão do dono desses lugares.

Pois é, estão aí 10 curiosidades culturais da França bem interessantes para você conhecer. Agora, quando viajar pra lá um dia, já pode se gabar de saber algumas coisas bem inusitadas desta nação tão peculiar. Confira também interessantes curiosidades sobre Portugal.

fontes: french, roughguides, mapquest, thelocal, expatica

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui