Top 10 maiores torcidas do Brasil

A torcida brasileira é uma das mais apaixonadas do mundo além do Brasil ser o país do futebol. E o Instituto Paraná Pesquisas divulgou os dados da sua última pesquisa para as maiores torcidas do Brasil. Os dados foram divulgados no Jornal O Globo e também mostra que os que se declaram não torcer para nenhum time chegou a 39,1 milhões, ultrapassando o primeiro colocado das 10 maiores torcidas do Brasil. Confira!

 


10 Internacional 5,4 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Internacional
Torcida do Internacional, foto: Ricardo Duarte

Abrindo a lista das 10 maiores torcidas do Brasil está o torcedor do Internacional chamados de Colorados. A torcida organizada do Inter é uma das pioneiras no Brasil desde os anos 1940 e hoje tem a Camisa 12, Super FICO, Nação Independente e Guarda Popular como torcidas principais. Em número de sócios é o maior das Américas e o sexto do mundo.


9 Atlético Mineiro  5,6 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Atlético Mineiro
Torcida do Atlético Mineiro, foto: wikimedia dominio público

Os torcedores do Atlético Mineiro ou atleticanos, que também são conhecida como massa atleticana, vestem a camisa 12, aposentada pelo clube em sua homenagem. A torcida organizada Dragões da FAO é a mais antiga do clube, desde 1969 e a mais popular é a GCRTOES Galoucura.


8 Santos 6,2 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Santos
Torcida do Santos, foto: wikimedia domínio público

Em oitavo lugar das maiores torcidas do Brasil estão os torcedores do Santos, chamados de Santistas e Alvinegros. Essa torcida foi a segunda maior na década de 60 e teve a maior média de público em um Campeonato Brasileiro, na edição de 1983. A Torcida Jovem do Santos é a maior torcida organizada do clube, que o acompanha desde 1969.


7 Grêmio 7 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Grêmio
Torcida do Grêmio, foto: Eneas De Troya

Os Gremistas ou Tricolores como são conhecidos os torcedores do Grêmio veem em sétimo lugar e a Torcida Jovem do Grêmio é a mais antiga torcida organizada do clube, fundada em 1977. A Geral do Grêmio é uma torcida que não cobra mensalidades e a revista inglesa Talksport selecionou essa torcida como uma das 10 torcidas mais loucas do mundo, devido a Avalanche na comemoração dos gols.


6 Cruzeiro 8 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Cruzeiro
Torcida do Cruzeiro, foto: wikimedia domínio público

O torcedor cruzeirense também conhecido como Nação Azul ou China Azul possui o maior público do Mineirão com 132.834 em 1997 contra o Vila Nova-MG e tem a melhor média de todas as divisões do futebol brasileiro de 25.981 pagantes por partida em 2003.


5 Vasco da Gama 9,2 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Vasco
Torcida do Vasco, foto: Ivan Hernández

Os Vascaínos ou Cruzmaltinos ocupam a quinta posição das 10 maiores torcidas do Brasil e uma das suas principais torcidas organizadas é chamada de Força Jovem do Vasco fundada em 1970.


4 Palmeiras 11, 6 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Palmeiras
Torcida do Palmeiras, foto: wikimedia domínio público

O Torcedor Palmeirense ou Palestrino está em quarto e a Torcida Uniformizada do Palmeiras fundada em 1970 é uma das mais antigas do clube e a segunda em tamanho perdendo para a Mancha Verde.


3 São Paulo 14,8 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - São Paulo
Torcida do São Paulo, foto: wikimedia domínio público

O São-Paulino ou Tricolor Paulista vem em terceiro e sua torcida organizada é uma das pioneiras do Brasil. Torcida Independente e Torcida Dragões da Real são as maiores torcidas organizadas do clube.


2 Corinthians – 27,5 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Corinthians
Torcida do Corinthians, foto: Anderson Bueno

O torcedor do Corinthians chamado de Corintiano ou Fiel tem como suas principais torcidas organizadas a Camisa 12, a Pavilhão 9, a Estopim da Fiel e a Gaviões da Fiel, essa fundada em 1969 e com mais de 100.000 sócios. O recorde de público do Morumbi foi entre Corinthians e Ponte Preta em 1977 com 146 mil pessoas e no Pacaembu contra o São Paulo em 1942 com 70.000 espectadores.


1 Flamengo 32,5 milhões


Top 10 maiores torcidas do Brasil - Flamengo
Torcida do Flamengo, foto: Pedro Lopez

Ocupando a primeira posição das 10 maiores torcidas do Brasil estão os Flamenguistas ou Rubro-Negros. A Torcida Jovem do Flamengo é a mais antiga torcida organizada do clube, fundada em 1967 e a Raça Rubro-Negra é a maior, fundada em 1977. A equipe do Flamengo aposentou a camisa 12 em homenagem ao maior jogador da história do Flamengo, a Nação Rubro-Negra.

Avaliação do post
[Total: 2 média: 5]

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui