Top 10 curiosidades sobre o Lobo-Guará

-

O lobo-guará passou a estampar a nota de mais alto valor da moeda brasileira. O que fez com que o animal até então pouco falado ou desconhecido por muitos, passasse a ser o centro das atenções. Por isso mesmo, elaboramos essa lista de curiosidades sobre o lobo-guará. Nela, você vai ver alguns fatos bem interessantes relacionado ao estilo de vida do animal, bem como o seu habitat, preservação e outras características peculiares do lobo-guará. Confira!

 

Curiosidades sobre o Lobo-Guará


10 Lobo-guará é um animal solitário


Lobo-guará é um animal solitárioA espécie é de predominância solitária. Atualmente, é possível encontrar o lobo-guará em pares quando está em época reprodutiva ou durante os primeiros meses de cuidados com a prole. Além disso, a espécie é monogâmica, de forma totalmente facultativa. Quando um dos pares morre, é normal que o lobo-guará fique solitário até encontrar um outro par em território distinto. Os machos da espécie costumam cooperar com a fêmea no cuidado com a prole, que aprende a caçar aos três meses de vida.


9 Maior canídeo da América do Sul


Maior canídeo da América do SulPesando por volta de 20 a 30 kg e chegando a uma altura de até 90 cm das patas até o início de trás do pescoço, o lobo-guará é o maior canidae sul-americano. E ele se torna inconfundível devido as suas longas e finas pernas.


8 O lobo-guará caça cobras


O lobo-guará caça cobrasDas curiosidades sobre o lobo-guará, essa daqui é inusitada, pois ele é um animal com uma técnica bastante interessante para caçar cobras. Ele bate suas patas no chão por várias vezes, causando incômodo e desnorteando a cobra. Dessa forma, ela fica atordoada o suficiente para que o lobo-guará possa desferir uma mordida certeira em seu pescoço. O animal costuma comer sua presa da cabeça para o rabo.


7 É um animal onívoro


É um animal onívoroUm animal onívoro é aquele que se alimenta de plantas e de animais. No caso do lobo-guará, ele opta por roedores, tatus, aves, lagartos, cobras e uma grande variedade de frutos. Por ser um animal que vive no cerrado, existe uma grande variedade de alimentos os quais compõem a rotina alimentar do lobo-guará.


6 O lobo-guará está ameaçado


O lobo-guará está ameaçadoInfelizmente, a má notícia é que o lobo-guará é um animal ameaçado de extinção. Justamente por isso, o animal foi homenageado na nota de R$200. Para que a conscientização a respeito de sua preservação seja aumentada. Dessa forma, a interferência humana no habitat natural do lobo-guará diminui, ocasionando a preservação desse animal símbolo do cerrado brasileiro. Portanto, a homenagem veio com o objetivo de que, o aumento da consciência coletiva a respeito da preservação do cerrado, possibilite que o lobo-guará seja preservado. Muitas das vezes, o lobo-guará cruza estradas no período da noite, ocasionando o atropelamento do animal.


5 Reprodução do lobo-guará


Reprodução do lobo-guaráO lobo-guará entra em fase reprodutiva quando o macho alcança 2 anos e a fêmea 1 ano. Nesse período, eles formam casais e se reproduzem durante o outono, nos meses entre março e junho. Os filhotes nascem entre maio e setembro, após uma gestação de dois meses. Cada gestação pode gerar até 5 filhotes em média. Geralmente, as fêmeas dão à luz em tocas e amamentam os filhotes por 4 meses. Período no qual, os machos ajudam a cuidar da prole e ensinam os filhotes a caçar após o desmame. Em média, a espécie vive por 12 a 15 anos quando está solto em seu habitat natural. Por isso, a importância da conservação do habitat dessa espécie.


4 A coloração muda de um animal para outro


A coloração muda de um animal para outroUma característica interessante das curiosidades sobre o lobo-guará, é que se sabe que é um animal de focinho e patas no tom preto e pelagem laranja avermelhado. Mas sua pelagem muda de tom de acordo com o animal. Sendo uma fato peculiar quando observamos dois lobos dessa mesma espécie juntos. O animal tem o pescoço e a ponta do rabo em tom branco, assim como sua orelha segue esse padrão. Quando o lobo-guará nasce, ele tem a pelagem mais escura, que clareia com o passar dos anos, ficando mais parecida com a pelagem de seus pais.


3 Não é um lobo feroz


Não é um lobo ferozÉ interessante destacar nas curiosidades sobre o lobo-guará, que apesar de ser denominado como lobo, o animal não é feroz como os demais. Um lobo-guará raramente irá atacar uma pessoa. Na realidade, isso só ocorre caso o animal se sinta ameaçado. No entanto, o comportamento habitual do lobo-guará, é justamente o de se manter distante de humanos para evitar esse tipo de ameaça. Os animais dessa espécie costumam marcar seu território com fezes e urina e vocalizar para se comunicar com parceiros e filhotes. De modo que seja possível localizar uns aos outros dentro do território no qual habitam.


2 Tem sua maior população no Brasil


Tem sua maior população no BrasilAtualmente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aponta que o lobo-guará se encontra na Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru. Tendo maior população presente no Brasil e provavelmente foi extinto do Uruguai. Portanto, cabe a população brasileira realizar esforços para que seja possível preservar o animal em seu habitat natural no cerrado brasileiro. De modo que o lobo-guará não seja extinto também em território nacional. Uma vez que, a maior população da espécie se encontra no país.


1 A preservação do lobo-guará


O lobo-guará é um animal que habita o cerrado e tem hábitos bastante noturnos. Por isso mesmo, é interessante que todos os motoristas que conduzem seus veículos na região, tenham cuidado no período da noite. De modo que possam evitar atropelamentos de animais na estrada, com o objetivo de preservar todas as espécies nativas da região. Somente dessa forma, outras espécies que servem para alimentar o lobo continuarão existindo. Outro ponto a ser observado, é que o cerrado precisa ser preservado para que o habitat natural do lobo-guará seja mantido. Permitindo que o animal possa continuar existindo em nossa biodiversidade. Não é em vão que o lobo-guará se tornou símbolo da nota mais alta da moeda brasileira. Com o objetivo de lembrar a toda a população, diariamente, a importância de preservar esse animal. 

Concluindo, é importante que todos adotem uma boa postura em relação a natureza. Afinal, preservar o meio ambiente é um aspecto importante para todo o país. Uma vez que, em cada região existem animais nativos, que precisam ser preservados. Fazendo isso, será evitado o desaparecimento desse bicho e ele não entrará por exemplo, nessa lista de 10 animais extintos que foram os mais incríveis.

fontes: surgiu, infoescola, todamateria, brasilescola
imagem5

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Listas