Top 10 curiosidades sobre Cachorros

Os cachorros estão entre os animais de estimação favoritos. Na verdade, o cão é considerado o melhor amigo do homem. Mas será que você sabe tudo sobre esses animais inteligentes? Nesse top 10 listamos as principais curiosidades sobre cachorros. Descubra interessantes detalhes sobre eles. Separamos uma lista de informações para você conhecer melhor esse adorável animal de estimação. 

 

Curiosidades sobre Cachorros


10 Diferença do olfato dos cachorros em relação ao olfato humano 


olfato dos cachorrosSe você acha que o seu olfato é bom, é porque não conhece o olfato dos cachorros. Eles conseguem sentir odores com 100 mil vezes mais precisão do que nós. É uma diferença realmente grande! Isso acontece em razão dos receptores olfativos. Para que você tenha uma ideia, os seres humanos possuem uma média de 5 milhões de receptores. Os cachorros possuem até 300 milhões! Por isso os cachorros são frequentemente utilizados em operações de resgate, policiais, salvamento e busca de pessoas. Eles conseguem identificar cheiros mesmo em longas distâncias. 


9 Os cachorros podem ajudar a prevenir asma e resfriado 


cachorros previnem doenças Existem estudos que demonstram que conviver com um animal de estimação pode prevenir doenças e complicações respiratórias.  Algumas pesquisas mostraram que crianças que crescem com um cachorrinho de estimação são mais saudáveis. Esse não é um achismo, mas sim um dado concreto, embasado em diversos estudos e pesquisas científicas modernas. Complicações como asma e resfriados são menos frequentes nessas crianças. Isso se deve ao fato de que a criança cria resistência a uma série de vírus e bactérias, que estão presentes no animalzinho. 


8 Cães podem sofrer depressão 


Cães podem sofrer depressão Sabia que os cachorros também podem sofrer de depressão? Muitas das doenças dos animais são bem parecidas com as doenças humanas. Uma delas é a depressão, que pode atingir os animais de estimação, especialmente os cachorros. Quando os cachorros estão depressivos, eles podem deixar de comer, de latir e de se locomover. Esses são apenas alguns dos sinais de que o cachorrinho está sofrendo de um quadro depressivo. Geralmente a depressão aparece quando o cão é abandonado, fica muito tempo preso em casa e não recebe carinho dos seus donos. Por isso, é recomendado que os animais de estimação possuam espaço suficiente para brincar, caminhar e se divertir. O contato com os donos também é importante, tendo em vista que o afeto é um dos elementos que previnem o surgimento da depressão. Para tratar a depressão dos cachorros, o primeiro passo é levar o animal ao veterinário. Afinal de contas, os sintomas de outras doenças, como problemas intestinais e tumores, podem ser confundidos com os sintomas de depressão. 


7 Os cachorros se apaixonam 


cachorros se apaixonamEsses animais podem se apaixonar, assim como acontece com as pessoas. O mesmo hormônio que atua no cérebro humano também afeta os animais. Estamos falando da oxitocina, também conhecido como hormônio da paixão. Ele faz com que o cachorrinho se apaixone pelo dono ou por outros animais. Por isso os cachorros se emocionam muito quando os donos chegam em casa. Algumas vezes é possível perceber que estão até mesmo sorrindo, pois a felicidade faz com que o rosto dos animais se altere. 


6 Os cachorros suam  


cachorros suam  Agora temos mais curiosidades sobre cachorros que talvez você não sabia. Depois de fazer atividades físicas, os seres humanos transpiram. O corpo elimina água quente, para controlar a temperatura interna do organismo. Mas você sabia que os cachorros também transpiram? Isso não acontece no corpo todo, mas sim na região das patas. É onde estão localizadas as glândulas sudoríparas. Por isso as patinhas dos cachorros pode ficar com um cheiro bem característico. A dica é cuidar da higienização dos animais, para que eles estejam sempre com um cheiro bem agradável.  


5 O focinho de cada cachorro é único 


focinho de cada cachorro é único Por mais que você jure que viu dois cachorros que são iguaizinhos, isso seria impossível. Eles se diferenciam por diferentes fatores, como a coloração do pelo, manchas pelo corpo, tamanho e comprimento. Mas existe uma parte do corpo do cachorro que serve como uma impressão digital: o focinho. Cada animal possui um focinho completamente único, sendo possível diferenciar uns dos outros olhando para essa parte. 


4 Os cachorros possuem temperatura corporal diferente 


cachorros possuem temperatura corporal diferenteOutra curiosidades sobre cachorros é sobre a temperatura corporal. Nos humanos, a temperatura média varia entre 35 a 37 graus. Já nos cachorros, a temperatura pode variar entre 38 e 39 graus. Nessa temperatura qualquer pessoa estaria com muita febre, mas isso é o normal para os cachorros. Por isso, quando a temperatura ambiente está alta, os cachorros podem sofrer bem mais do que os humanos. 

→ Confira Também as 10 raças de cachorros mais caras do mundo


3 O barulho da chuva incomoda os cachorros 


barulho da chuva cachorroMuitas pessoas gostam do barulho provocado pela chuva. Ele pode ser calmante e ajudar até mesmo na hora de dormir. No entanto, esse mesmo barulho pode ser prejudicial para os cachorros. Na verdade, eles se sentem incomodados com o ruído provocado pela chuva. O motivo é simples: eles possuem uma ótima audição e o ruído pode ser muito alto para os ouvidos deles. 


2 Os cachorros nos entendem 


cachorros nos entendem Apesar de alguns não acreditarem, os cães são muito inteligentes. Uma das curiosidades sobre cachorros é que eles entendem os seus donos. Eles conseguem assimilar informações, possuem memória e compreendem sinais e ordens. Por isso existem muitos cachorros que são adestrados, que entendem e obedecem a comandos, como o de rolar, latir e ficar parado. Além disso, os cachorros conseguem até mesmo prever as intenções dos seus donos. Muitos donos de cães tratam esses animais como se fossem parte da família, justamente pelo fato de que eles são capazes de nos entender e até mesmo de se comunicar com a gente.  

→ Confira Também as 10 maiores raças de cachorros do mundo


1 Os filhotes nascem cegos, surdos e sem dentes 


filhotes de cachorroPara finalizar a nossa lista de curiosidades sobre cachorros, temos mais uma informação. Os filhotes de cachorros nascem cegos, surdos e sem dentes. Eles são muito fofinhos quando nascem, mas ainda não estão completamente desenvolvidos. 

O que você achou dessas curiosidades sobre cachorros? Compartilhe com os seus amigos e familiares, para que eles possam se surpreender também. Os cachorros são muito fofos e cheios de curiosidades incríveis! 

fontes: pbs, g1, webmd, meusanimais, portaldodog, super, dogtagart, myanimals, bustle, blogdocachorro

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui