Top 10 cobras mais venenosas do mundo

Entre todas as serpentes do mundo, apenas um quarto delas são venenosas. E esses animais peçonhentos, quando injetam seus venenos, podem causar danos terríveis a vítima se a mordida da cobra não for logo tratada com soro antiofídico, causando desde fasciotomias que são cirurgias feitas para restaurar a circulação, amputações e até a morte. Confira as 10 cobras mais venenosas do mundo com base na dose letal média(DL 50).

 

Cobras mais venenosas do mundo


10 Serpente Marinha de Bico


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente Marinha de Bico
Serpente Marinha de Bico (foto:JuanFonda/youtube)

Iniciamos a lista das 10 cobras mais venenosas do mundo pela Serpente Marinha de Bico ou Cobra do Mar de Nariz Adunco. Muitas vezes esse animal é erroneamente chamado de Serpente Marinha de Belcher. Ela é normalmente encontrada no litoral do Indo-Pacífico principalmente nas ilhas da Índia. Esta cobra é responsável pela maioria de mortes causadas por serpentes marinhas. Elas tem a capacidade de mergulhar em uma profundidade de até cem metros e ficar a até cinco horas submersa.


9 Cobra Tigre


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Cobra Tigre
Cobra Tigre (foto:Benjamint444/wikimedia)

A Cobra Tigre é encontrada na Austrália e quando elas se sentem ameaçadas, achatam seus corpos e levantam a cabeça em uma posição paralisada. Os sintomas do seu veneno incluem dores no pé e pescoço, dormência, formigamento, suor, falta de ar e paralisia. Dentre as cinco formas de cobras tigre, a preta é a mais venenosa e nesse país matar ou ferir essa serpente a pena vai de multa até prisão.


8 Serpente Marinha Chinesa


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente Marinha Chinesa
Serpente Marinha Chinesa (foto:OpenCage/wikimedia)

A Serpente Marinha Chinesa ou Krait do Mar com Faixas Negras pode ser encontrada na região oeste do Oceano Pacífico nos recifes de coral em Singapura e Japão. Ela é uma cobra noturna e pode ficar submersa por até seis horas. Apesar do seu veneno poderoso, elas só atacam seres humanos quando se sentem ameaçadas.


7 Krait de Taiwan


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Krait de Taiwan
Krait de Taiwan (foto:Fearingpredators/wikimedia)

A Krait de Taiwan, Chinesa ou De Muitas Bandas é encontrada no sudeste da Ásia e sul da China. O seu veneno causa muito inchaço, dor, coceira e dormência no local da mordida além de fraqueza dos membros, dor geral, visão dupla e em túnel, perda de voz e dificuldade respiratória. Nos casos graves da mordida desta serpente, a vítima pode morrer por falta de respiração.


6 Taipan Costeira


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Taipan Costeira
Taipan Costeira (foto:AllenMcC/wikimedia)

A Taipan Costeira ou Taipan Comum é encontrada nas regiões costeiras da Austrália e na Ilha de Nova Guiné e é a maior cobra venenosa da Austrália. As vítimas de sua mordida podem sentir náuseas e vômito, dor de cabeça, convulsões, hemorragia interna, danos nos rins e destruição do tecido muscular. Em um envenenamento mais grave, a vítima pode morrer em até meia hora.


5 Serpente Marinha de Perón


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente Marinha de Perón
Serpente Marinha de Perón (foto:Dibrem/youtube)

A quinta colocada das cobras mais venenosas do mundo é a Serpente Marinha de Perón ou Serpente do Mar com Chifres. Ela é encontrada em várias localidades, dentre elas no Vietnã, Tailândia, Mar do Sul da China, Taiwan e Austrália. Esta cobra é a única do mar que tem espinhos na cabeça e gosta de ficar no fundo do mar e em recifes de coral.


4 Serpente do Mar de Barriga Amarela


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente do Mar de Barriga Amarela
Serpente do Mar de Barriga Amarela (foto:Aloaiza/wikimedia)

A Serpente do Mar de Barriga Amarela ou Serpente Marinha Pelágica é uma das cobras mais distribuídas no mundo sendo encontrada em águas oceânicas tropicais ao redor do mundo, menos no Oceano Atlântico. Seu veneno causa destruição muscular, paralisia e danos renais.
→ Veja Também 10 animais incríveis que já foram extintos


3 Serpente Oriental Marrom


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente Oriental Marrom
Serpente Oriental Marrom (foto:Fir0002/wikimedia)

A Serpente Oriental Marrom ou Cobra Marrom Comum é encontrada na Austrália, Papua Nova Guiné e Indonésia. É uma cobra diurna sendo muito veloz e agressiva em seu habitat e procura roedores perto de casas e fazendas. Quando está nervosa fica na posição de s vertical. Seu veneno causa tonturas, diarreia, convulsões, paralisia, insuficiência renal e parada cardíaca.
→ Veja Também os 10 animais mais inteligentes do mundo


2 Serpente Marinha Dubois


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Serpente Marinha Dubois
Serpente Marinha Dubois (foto:ianimal.ru)

A Serpente Marinha Dubois é a cobra mais venenosa do mar e é encontrada principalmente nas zonas costeiras da Austrália, em Nova Caledônia e Papua Nova Guiné. Elas vivem em profundidades que chegam a 80 metros em corais de recife e em áreas arenosas e argilosas que contém algas.
→ Veja Também os 10 animais mais perigosos do mundo


1 Taipan Interior


Top 10 cobras mais venenosas do mundo - Taipan Interior
Taipan Interior (foto:Xlerate/wikimedia)

No topo da lista das 10 cobras mais venenosas do mundo está a Taipan Interior ou Taipan Ocidental. Ela é encontrada na Austrália e seu veneno é extremamente mais perigoso do qualquer cobra e uma mordida pode matar até 100 homens desenvolvidos. Os sintomas mais graves da mordida causam danos no tecido nervoso, hemorragia interna e externa e insuficiência renal. Erroneamente a Serpente Marinha de Belcher foi considerada a cobra mais venenosa do mundo, mas a sua dose letal média (LD 50) não está nem entre as dez cobras mais venenosas do mundo.

Mais Listas