Top 10 curiosidades sobre Formigas

As formigas são animais aos quais não prestamos muita atenção, afinal você já deve ter se deparado com elas inúmeras vezes. No entanto, existem várias curiosidades sobre formigas que vão te surpreender!
Você já parou para pensar, por exemplo, na quantidade de formigas que existe no mundo? Ou no tamanho do maior formigueiro? Você sabia que existem formigas zumbis e outras que são capazes de matar um ser humano?
Para saber a resposta para essas questões e outros fatos curiosos sobre as formigas, confira esse artigo até o final. Não tenha dúvidas de que você vai descobrir algumas informações que jamais imaginou a respeito desse inseto tão comum.

 

Curiosidades sobre formigas


10 O número de formigas no mundo é algo assustador!


O número de formigas no mundo é algo assustador!Todo mundo sabe que as formigas existem em grande quantidade, afinal, você já deve ter se deparado com elas em seu quintal ou mesmo na sua cozinha muitas vezes. O que você provavelmente não sabia é que a formiga é o inseto que existe em maior quantidade na natureza.
Na verdade, o número de formigas no mundo é um tanto quanto assustador. Segundo cientistas, existem de 10 quatrilhões a 1 septilhão de formigas. Para você ter uma ideia melhor, pense que um quatrilhão é composto por uma sequência de 16 números e um septilhão de 25 números!


9 Elas sobreviveram ao evento que matou os dinossauros


Elas sobreviveram ao evento que matou os dinossaurosPode até ser difícil de imaginar que um animal tão pequeno e frágil seria capaz de sobreviver ao mesmo evento de extinção em massa que dizimou os dinossauros, não é mesmo?
Porém, isso é verdade! Há um estudo da Universidade de Harvard que mostra que a origem das primeiras espécies de formiga datam de 140 a 168 milhões de anos atrás.
Como os dinossauros foram extintos há cerca de 65 milhões de anos, isso quer dizer que esses insetos não só sobreviveram ao evento que matou os dinossauros, mas também a idade do gelo, que ocorreu cerca de 60 milhões de anos atrás. Como você pode perceber, esses curiosos animais são muito mais resistentes do que costumamos imaginar.


8 Elas podem cair do alto de um prédio sem se machucar


Elas podem cair do alto de um prédio sem se machucarComo você viu no tópico acima, as formigas são insetos mais resistentes do que se imagina, agora temos mais um fato que nos prova esse ponto!
Apesar de as formigas serem frágeis aos nossos olhos humanos, elas poderiam cair de grandes alturas sem se machucar. Isso se dá por diversas razões, como, por exemplo, o fato de que elas pesam pouco, o que faz com que a velocidade da queda seja pequena.
Além disso, as formigas possuem um exoesqueleto composto de quitina, uma proteína bastante resistente que protege a parte interior do inseto.


7 Existem formigas capazes de matar um ser humano em apenas 15 minutos


Existem formigas capazes de matar um ser humano em apenas 15 minutosEmbora muitas formigas sejam inofensivas, esse nem sempre é o caso! Uma picada de formiga pode causar irritações, vermelhidão e coceira.
Mas talvez uma das maiores curiosidades sobre formigas é que existe uma espécie cuja picada é capaz de matar uma pessoa. Ela pode ser encontrada na Austrália e é conhecida como formiga bulldog, justamente devido ao fato de ser bastante feroz e agressiva.
Esse tipo de formiga ataca várias vezes em seguida, o que faz com que uma boa quantidade de veneno seja injetada na pele de quem é picado por ela. Existem apenas 3 casos de morte relacionados à formiga bulldog desde 1936, sendo que o último deles ocorreu em 1988. Ainda assim, isso é algo completamente inesperado, não é mesmo?


6 As formigas podem ter inventado a agricultura


As formigas podem ter inventado a agriculturaCom certeza você já viu uma formiga carregando pedaços de folhas para o formigueiro. O que você talvez não saiba é que algumas espécies de formigas utilizam esses materiais para cultivar sua própria comida.
Na verdade, elas se alimentam de fungos, que são cultivados através da matéria orgânica como as folhas e até mesmo o alimento que elas roubam da sua cozinha. E esse fato fica ainda mais interessante quando descobrimos que talvez tenham sido elas e não nós, seres humanos, os primeiros agricultores.
Há um estudo que mostra que algumas espécies de formiga conseguiram sobreviver em regiões secas através do cultivo de fungos há 30 milhões de anos. Enquanto isso, a espécie humana só começou a utilizar a agricultura há 10 milhões de anos.


5 Formiga zumbi? Sim, elas existem!


Formiga zumbi? Sim, elas existem!Enquanto os zumbis fazem parte apenas do mundo da ficção científica para os seres humanos, para as formigas isso é uma realidade!
Existe um fungo que pertence ao gênero Ophiocordyceps que é capaz de transformar uma formiga num hospedeiro e de controlar seu corpo. Esse fungo faz com que a formiga caminhe até um local propício ao seu desenvolvimento e a mata depois de algumas horas.
Através do corpo da formiga, o fungo será capaz de produzir esporos, que se espalham e infectam outras formigas, fazendo com que essa espécie de fungo consiga continuar se reproduzindo e, assim, garanta sua sobrevivência.


4 As formigas suicidas e explosivas também existem!


As formigas suicidas e explosivas também existem!Depois de todas essas curiosidades sobre formigas, você pode até estar achando difícil se surpreender um pouco mais, porém não se engane, esse tópico com certeza vai te deixar surpreso.
Há uma espécie de formiga que foi batizada de Colobopsis explodens, capaz de flexionar o abdômen com tanta força fazendo com que o próprio corpo exploda. Esse é um mecanismo de defesa e nesse momento esse curioso animal solta uma toxina amarela que mata insetos que invadem sua colônia.


3 O maior formigueiro do mundo se estende por vários países


O maior formigueiro do mundo se estende por vários paísesÉ bem provável que você já tenha tentado acabar com um formigueiro na sua casa, só para perceber que as formigas começam a sair de outro lugar, não é mesmo?
Apesar disso, o maior formigueiro do mundo é provavelmente maior do que você imagina. Ele possui 6.000 quilômetros e se esconde debaixo de vários países da Europa, como Portugal, Espanha, Itália e França.


2 Algumas escravizam outras espécies


Algumas escravizam outras espéciesHá várias espécies de formigas que escravizam outras, o que tem como objetivo utilizar as formigas escravas para ajudar na manutenção do formigueiro.
Mas há uma espécie que merece destaque nessa nossa lista de curiosidades sobre as formigas. Afinal, elas são capazes de liberar substâncias químicas que imitam as formigas da colônia atacada e conseguem roubar ovos sem sequer serem percebidas.


1 Elas podem arruinar equipamentos eletrônicos


Elas podem arruinar equipamentos eletrônicosQuando uma formiga entra na sua casa, ela nem sempre está em busca de alimentos, às vezes elas estão em busca de calor. Consequentemente, os equipamentos eletrônicos podem se mostrar como um bom lugar para botar ovos e construir um novo formigueiro.
Obviamente, isso acontece principalmente nos locais mais frios ou durante o inverno. Porém, da próxima vez que você encontrar formigas perto dos eletrônicos, tente se livrar delas o quanto antes. Do contrário, elas podem causar danos irreparáveis ao aparelho.

Você nunca mais vai olhar para as formigas da mesma forma!

Neste artigo você descobriu 10 curiosidades sobre formigas. Como você viu, esse inseto tão comum é mais interessante do que costumamos imaginar.
Na verdade, alguns desses fatos são até mesmo difíceis de acreditar, como, por exemplo, que elas podem matar um ser humano, explodir e escravizar outras espécies. Por isso, se você gostou desse artigo, compartilhe esse conteúdo com um amigo que também vai se surpreender, e veja ainda animais selvagens fotografados em momentos únicos.

fontes: bbc, harvard, super, guinness, veja, theconversation, oglobo, g1, r7

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui


Mais Listas