Top 10 curiosidades sobre Tubarão

Quando falamos no tubarão, nos referimos a quase 400 espécies diferentes. Com tamanha variedade, não é nenhuma surpresa que existam muitas curiosidades sobre tubarão que a maioria das pessoas nem imagina.
Sem dúvida alguma, esse é um dos animais selvagens mais temidos no mundo todo e não é à toa, já que esse predador é conhecido por ser um animal feroz e agressivo. O fato de algumas espécies terem dentes capazes de dilacerar outros animais em poucos segundos também contribui para essa fama.
Apesar disso, talvez você se surpreenda ao saber que existem tubarões bem pequenos e que o número de mortes associadas a esse animal é menor do que a maioria das pessoas pensa. Desse modo, para descobrir essas e outras curiosidades sobre o tubarão, leia este artigo completo que preparamos sobre o tema.

 

Curiosidades sobre tubarão


10 Eles vivem bastante


Eles vivem bastanteOs tubarões vivem de 20 a 30 anos na natureza, o que é um tempo longo de vida, quando comparado com outros animais. Apesar disso, esse tempo pode diminuir bastante quando o animal está em cativeiro.
Além disso, algumas espécies vivem por mais tempo, como é o caso do tubarão-tigre, que chega a completar incríveis 50 anos de vida e o tubarão-branco que pode viver até 70 anos.


9 O tubarão mata menos pessoas do que você imagina


O tubarão mata menos pessoas do que você imaginaSem dúvida alguma, o tubarão é um animal assustador e sua mordida pode causar grandes danos a um ser humano. Talvez daí parta o medo que tantas pessoas sentem desse animal.
Apesar disso, o número de pessoas que são mortas por tubarões todos os anos é muito pequeno. Na verdade, ele é muito menor do que aquele relacionado a outros animais que nos parecem inofensivos, como os mosquitos.
O número de ataques de tubarão por ano no mundo todo fica em torno de 70, mas apenas 11 resultam em morte. Enquanto isso, os mosquitos são responsáveis por um número de mortes que fica entre 750.000 e 1.000.000, já que eles propagam doenças como a Malária.


8 O tamanho dos tubarões varia bastante


O tamanho dos tubarões varia bastanteExistem diversas espécies de tubarão e seu tamanho pode variar bastante. A menor espécie é chamada de Dwarf Lantern Shark e cresce no máximo 20 centímetros.
Por outro lado, dentre todas essas espécies, o tubarão-baleia é o que leva o posto de maior tubarão. Geralmente, eles chegam a alcançar 10 metros de comprimento e pesar 10 toneladas. No entanto, há registros de tubarões que ultrapassaram os 20 metros.
Apesar do tamanho do animal assustar bastante, eles não costumam ser agressivos e além disso, se alimentam de plâncton, diferente de outras espécies que chegam a comer até mesmo focas e outros tubarões menores, além dos peixes. Como foi o caso do animal extinto megalodonte, predador poderoso que pesava até 50 toneladas.


7 O tubarão possui um sexto sentido


O tubarão possui um sexto sentidoEstudos revelam que além dos 5 sentidos que possuímos, os tubarões possuem mais um. Esse sexto sentido é chamado de eletrorrecepção e permite que o tubarão perceba mesmo os campos elétricos mais fracos emitidos por outros animais.
É desse modo que o tubarão consegue identificar sua presa, mesmo quando os outros sentidos se tornam inúteis. Como, por exemplo, quando ele nada em águas turvas e sua visão fica comprometida ou quando a presa se esconde na areia.


6 Nem todos eles vivem no mar


Nem todos eles vivem no marQuando pensamos nos tubarões, logo os associamos ao mar, contudo, nem todos eles vivem em ambientes com água salgada.
De modo geral, a maior parte dos tubarões morreria na água doce, pois seu corpo não consegue se adaptar a esse ambiente. A falta de salinidade, faz com que seu corpo absorva muita água, consequentemente, o animal acaba inchando e morrendo depois de algum tempo.
Apesar disso, há espécies que conseguem viver na água doce por pequenos períodos de tempo. O tubarão-touro, por exemplo, pode ser encontrado em rios, apesar de viver no mar, o que ocorre principalmente devido à busca por alimentos.
Existem também algumas espécies que são conhecidas como tubarões de rio, são elas: o Ganges Shark, o Northern River Shark e o Speartooth Shark, que podem ser encontrados nos rios da Austrália, Nova Guiné, Índia, Nepal e Paquistão.


5 Eles podem se reproduzir de diferentes formas


Eles podem se reproduzir de diferentes formasOutro fato interessante sobre os tubarões é que nem todos eles se reproduzem da mesma forma. Há espécies que botam ovos, como o tubarão-lixa e o tubarão-bambu de faixa marrom.
Porém, há aquelas que completam seu desenvolvimento embrionário na barriga da mãe, como o tubarão-touro e o tubarão-tigre.


4 O número de filhotes de tubarão pode variar bastante


O número de filhotes de tubarão pode variar bastanteAlém das diferenças a respeito de como os tubarões se reproduzem, outra curiosidade sobre tubarão bem interessante é que há também disparidades na quantidade de filhotes gerados em uma única gestação.
Isso porque, algumas espécies produzem apenas 1 ou 2 filhotes, porém há outras que chegam a ter mais de 100 de uma única vez. Como, por exemplo, o tubarão-azul, que pode ser encontrado nas regiões mais frias do Chile e da Noruega.


3 Canibalismo dentro do útero


Canibalismo dentro do úteroNão é nenhuma novidade que muitos tubarões se alimentam de carne, incluindo até mesmo outros tubarões menores. Mas você sabia que há algumas espécies de tubarão que podem se alimentar de seus irmãos dentro do útero?
Isso ocorre, por exemplo, com o tubarão-tigre-de-areia, cuja fêmea possui dois úteros, que são capazes de conceber de 6 a 7 embriões de cada vez. Contudo, os filhotes mais fortes se alimentam dos outros durante o período de gestação, resultando no nascimento de apenas 2 filhotes.


2 Alguns tubarões podem ter mais de 50.000 dentes ao longo de sua vida


Alguns tubarões podem ter mais de 50.000 dentes ao longo de sua vidaOs dentes do tubarão são a parte mais temida desse animal. Algumas espécies possuem 80 dentes, distribuídos em duas fileiras na parte superior e duas na parte inferior da boca.
Contudo, o que muita gente não sabe é que conforme os tubarões vão perdendo esses dentes, eles são capazes de crescer novos dentes. Esse número pode chegar até a incrível marca de 50.000 dentes ao longo da vida do animal.


1 Há tubarões que têm um sistema de camuflagem


Há tubarões que têm um sistema de camuflagemOs tubarões usam camuflagem não só para se defender de possíveis predadores, mas principalmente para capturar suas presas. Algumas espécies ficam próximas ao fundo do mar para se confundir com o ambiente.
No entanto, um estudo recente mostrou que o tubarão-branco consegue alterar sua cor para conseguir se aproximar da presa.
O estudo observou que a mudança fez com que a pele do animal ficasse em tons de cinza mais claro e escuro dependendo das condições da água e da luz. Essa habilidade é extremamente pequena quando comparada a outros animais, como o camaleão. Ainda assim, é um fato que muita gente não imagina sobre esse animal, não é mesmo?

Você já sabia dessas curiosidades sobre o tubarão?

Como você viu acima, o tubarão é um animal extremamente interessante e vai muito além daquela imagem que temos de um grande predador.
Além disso, as espécies de tubarão tomaram rumos bem diferentes ao longo de sua evolução, resultando em animais que conseguem se reproduzir de diversas formas e até mesmo que possuem a capacidade de se camuflar.
E você, já conhecia algumas dessas curiosidades sobre o tubarão? Conte-nos abaixo nos comentários e fale também sobre qual delas mais te surpreendeu, e veja também outras curiosidades sobre peixes.

fonte: animals, rtp, animals, sciam, citrusreef, gazetadopovo, noaa, forbes, progrin, nationalgeographic

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui


Mais Listas