Top 10 curiosidades sobre Júpiter

O nosso Sistema Solar é formado por 8 planetas, dentre eles a Terra (claro), e aquele que é o maior de todos: Júpiter. O astro gasoso gigante é sem dúvida um dos planetas mais instigantes e, é claro, que ele possui muitas peculiaridades que merecem ser conhecidas pelos amantes de astronomia de plantão. Então, a seguir, vamos listar algumas curiosidades sobre Júpiter, este verdadeiro colosso que habita a galáxia e que não está assim tão distante de nós (ao contrário: em alguns momentos, dá até para vê-lo a olho nu).

 

Curiosidades sobre Júpiter


10 Deus dos deuses na mitologia e sua grandiosidade


Deus dos deuses na mitologia e sua grandiosidadeDevido ao seu tamanho avantajado, Júpiter, em certas mitologias tinha lugar de destaque. Por exemplo, nas lendas romanas, seu nome era associado ao rei dos deuses (da mesma maneira que Zeus era o grande deus da mitologia grega). Na vida real, o planeta faz jus à fama, já que ele é tão grande que caberiam cerca de 1.300 Terras dentro dele, tendo também o dobro da massa de todos os demais planetas do Sistema Solar juntos. Caso tivesse apenas 80 vezes mais massa do que possui, seria uma estrela, e não um planeta. Certamente, uma das curiosidades sobre Júpiter que o colocam num lugar bem privilegiado.


9 Atmosfera bem inconstante 


Atmosfera bem inconstante Uma coisa é certa: a atmosfera de Júpiter é bem frenética. Bem parecida com a do Sol, essa parte do planeta gigante é formado por hélio e hidrogênio, mas, além disso, existem várias partes dele com cores distintas. Essas partes, na realidade, são nuvens, e essa coloração se deve a velocidade dos ventos de lá, que são bastante fortes (cerca de 640 km/h). Há mudanças de movimentação dessas nuvens o tempo todo, mas, um aspecto que está sempre presente na atmosfera de Júpiter é uma mancha vermelha. Na verdade, trata-se de uma imensa tempestade que já se prolonga há mais de 300 anos, e que, de tão grande, o nosso planeta caberia nela. Portanto, das curiosidades sobre Júpiter, esta mostra o quanto o planeta é, no mínimo, “movimentado”.


8 De todos os planetas, Júpiter é o que mais gira 


De todos os planetas, Júpiter é o que mais gira Mesmo sendo um planeta tão grande e tão maciço, Júpiter se mexe muito rapidamente. Muito mesmo! Para se ter uma ideia, sua velocidade de rotação é algo em torno de 12 km/s, ou em torno de 45.300 km/h. É tão rápido, que ele demora apenas 10 horas para completar uma rotação completa no seu eixo. É por conta dessa rapidez toda em sua movimentação, que os pólos do planeta são bem achatados, e a parte equatorial é bem inchada. Também é por conta disso que poderosos campos magnéticos são gerados, compondo uma radiação bem perigosa ao redor deles.


7 Os anéis de Júpiter 


Os anéis de Júpiter Quando se fala em planeta no Sistema Solar com anéis, certamente o que vem à mente é Saturno. Porém, Júpiter também possui esse tipo de formação. Porém, são bem mais fracos que os de Saturno, e por isso mesmo, são mais difíceis de serem percebidos. Estima-se que esses anéis de Júpiter foram feitos com materiais ejetados de suas luas a partir do momento que elas são atingidas por meteoritos. Esses fragmentos ficaram transitando ao redor do planeta justamente devido à grande força gravitacional que ele possui.


6 Descoberta valiosa de Galileu 


Descoberta valiosa de Galileu No ano de 1610, Galileu Galilei descobriu as quatro luas de Júpiter: Europa, Ganimedes, Io e Calisto. Essa foi uma constatação importantíssima para a ciência, pois foi a primeira vez que se descobriram corpos celestes orbitando em torno de algo que não fosse apenas a Terra. Mas, não foi só isso: a partir dessa descoberta, surgiram novas e fundamentais evidências do que viria a ser o modelo de Sistema Solar proposto por Nicolau Copérnico, que citou um grande Sol no centro de um espaço determinado. Dentre as curiosidades sobre Júpiter, essa realmente foi visionária.


5 Visitas a Júpiter até hoje 


Visitas a Júpiter até hoje Além da Lua, já “visitamos” alguns outros astros pertencentes ao Sistema Solar. Um deles foi Marte. E o outro, Júpiter. Na verdade, nada menos do que 8 naves espaciais já visitaram esse gigante até o momento: os Pioneer 10 e 11, Voyager 1 e 2, Galileu, Cassini, Ulisses, a missão New Horizons, e a missão Juno (segundo a NASA, esta irá se estender até o ano de 2021). Fora isso, outras missões estão previstas, só que dessa vez com foco nas luas de Júpiter, especialmente, Europa, Ganimedes e Calisto, e seus possíveis oceanos submersos.


4 Maior Lua do Sistema Solar 


Maior Lua do Sistema Solar As curiosidades sobre Júpiter, geralmente, envolvem recordes de tamanhos, com isso ou aquilo do planeta sendo o maior de alguma coisa. No caso de sua Lua, Ganimedes, ela é a maior encontrada em todo o nosso sistema solar. Apenas para fazer uma comparação, apenas essa lua é maior do que o planeta Mercúrio, possuindo um incrível diâmetro de 5.268 km, mais ou menos.


3 Campo magnético fortíssimo 


Campo magnético fortíssimo 

Se você pensa que a gravidade da Terra é grande, precisa então saber que a de Júpiter é, pelo menos, 14 vezes maior. Ou seja, bússolas funcionariam tranquilamente no planeta (em caso de conseguirmos ficar na sua superfície, é claro). Segundo alguns astrônomos, esse campo tão poderoso é formado pelas chamadas correntes de Foucault (nome dado aos movimentos de turbilhão de materiais condutores). Essas correntes são geradas dentro do núcleo de hidrogênio metálico líquido. Inclusive, as quatro maiores luas de Júpiter transitam justamente num espaço próximo ao planeta em que o campo magnético às protege dos ventos solares.


2 Dá pra ver Júpiter daqui da Terra 


Dá pra ver Júpiter daqui da Terra De todos os objetos presentes no nosso Sistema Solar, Júpiter é o quarto mais luminoso de todos (depois do Sol, de Vênus e da nossa Lua), fazendo com que possamos enxergá-lo, mas geralmente somente com a ajuda de algum aparelho, seja um binóculo ou telescópio. Mas existem épocas em que é possível vê-lo a olho nu. Assim como há temporadas do ano em que o céu está mais favorável para conseguir ver Júpiter, bastando se informar a respeito para poder ter uma visão um pouco mais privilegiada.


1 Um núcleo verdadeiramente quente 


Um núcleo verdadeiramente quente Para quem tem o mínimo de conhecimento de geologia, deve saber que o núcleo da Terra é extremamente quente, não é verdade? Pois bem, com relação às curiosidades sobre Júpiter, podemos dizer que a temperatura do seu núcleo é ainda maior. Sendo do tamanho da Terra, o núcleo central desse planeta tem quase 50.000° C (mais quente que a superfície do Sol, para se ter uma ideia).

Como vimos, as curiosidades sobre Júpiter são muitas e podem dar uma dimensão bem clara de como o universo é fascinante em vários sentidos. E, olhe que estamos falando de apenas um planeta em uma galáxia dentre milhões de outras galáxias. Certamente, é uma área do conhecimento humano interessantíssima.

fontes: planetfacts, nasa, universetoday, theplanets, solarsysten

Mais Listas