Entre todas as serpentes do mundo, apenas um quarto delas são venenosas. E esses animais peçonhentos, quando injetam seus venenos, podem causar danos terríveis a vítima se a mordida da cobra não for logo tratada com soro antiofídico, causando desde fasciotomias que são cirurgias feitas para restaurar a circulação, amputações e até a morte. Confira as 10 cobras mais venenosas do mundo com base na dose letal média(DL 50).
Cobras mais venenosas do mundo
10 Serpente Marinha de Bico

Iniciamos a lista das 10 cobras mais venenosas do mundo pela Serpente Marinha de Bico ou Cobra do Mar de Nariz Adunco. Muitas vezes esse animal é erroneamente chamado de Serpente Marinha de Belcher. Ela é normalmente encontrada no litoral do Indo-Pacífico principalmente nas ilhas da Índia. Esta cobra é responsável pela maioria de mortes causadas por serpentes marinhas. Elas tem a capacidade de mergulhar em uma profundidade de até cem metros e ficar a até cinco horas submersa.
9 Cobra Tigre

A Cobra Tigre é encontrada na Austrália e quando elas se sentem ameaçadas, achatam seus corpos e levantam a cabeça em uma posição paralisada. Os sintomas do seu veneno incluem dores no pé e pescoço, dormência, formigamento, suor, falta de ar e paralisia. Dentre as cinco formas de cobras tigre, a preta é a mais venenosa e nesse país matar ou ferir essa serpente a pena vai de multa até prisão.
8 Serpente Marinha Chinesa

A Serpente Marinha Chinesa ou Krait do Mar com Faixas Negras pode ser encontrada na região oeste do Oceano Pacífico nos recifes de coral em Singapura e Japão. Ela é uma cobra noturna e pode ficar submersa por até seis horas. Apesar do seu veneno poderoso, elas só atacam seres humanos quando se sentem ameaçadas.
7 Krait de Taiwan

A Krait de Taiwan, Chinesa ou De Muitas Bandas é encontrada no sudeste da Ásia e sul da China. O seu veneno causa muito inchaço, dor, coceira e dormência no local da mordida além de fraqueza dos membros, dor geral, visão dupla e em túnel, perda de voz e dificuldade respiratória. Nos casos graves da mordida desta serpente, a vítima pode morrer por falta de respiração.
6 Taipan Costeira

A Taipan Costeira ou Taipan Comum é encontrada nas regiões costeiras da Austrália e na Ilha de Nova Guiné e é a maior cobra venenosa da Austrália. As vítimas de sua mordida podem sentir náuseas e vômito, dor de cabeça, convulsões, hemorragia interna, danos nos rins e destruição do tecido muscular. Em um envenenamento mais grave, a vítima pode morrer em até meia hora.
5 Serpente Marinha de Perón

A quinta colocada das cobras mais venenosas do mundo é a Serpente Marinha de Perón ou Serpente do Mar com Chifres. Ela é encontrada em várias localidades, dentre elas no Vietnã, Tailândia, Mar do Sul da China, Taiwan e Austrália. Esta cobra é a única do mar que tem espinhos na cabeça e gosta de ficar no fundo do mar e em recifes de coral.
4 Serpente do Mar de Barriga Amarela

A Serpente do Mar de Barriga Amarela ou Serpente Marinha Pelágica é uma das cobras mais distribuídas no mundo sendo encontrada em águas oceânicas tropicais ao redor do mundo, menos no Oceano Atlântico. Seu veneno causa destruição muscular, paralisia e danos renais.
→ Veja Também 10 animais incríveis que já foram extintos
3 Serpente Oriental Marrom

A Serpente Oriental Marrom ou Cobra Marrom Comum é encontrada na Austrália, Papua Nova Guiné e Indonésia. É uma cobra diurna sendo muito veloz e agressiva em seu habitat e procura roedores perto de casas e fazendas. Quando está nervosa fica na posição de s vertical. Seu veneno causa tonturas, diarreia, convulsões, paralisia, insuficiência renal e parada cardíaca.
→ Veja Também os 10 animais mais inteligentes do mundo
2 Serpente Marinha Dubois

A Serpente Marinha Dubois é a cobra mais venenosa do mar e é encontrada principalmente nas zonas costeiras da Austrália, em Nova Caledônia e Papua Nova Guiné. Elas vivem em profundidades que chegam a 80 metros em corais de recife e em áreas arenosas e argilosas que contém algas.
→ Veja Também os 10 animais mais perigosos do mundo
1 Taipan Interior

No topo da lista das 10 cobras mais venenosas do mundo está a Taipan Interior ou Taipan Ocidental. Ela é encontrada na Austrália e seu veneno é extremamente mais perigoso do qualquer cobra e uma mordida pode matar até 100 homens desenvolvidos. Os sintomas mais graves da mordida causam danos no tecido nervoso, hemorragia interna e externa e insuficiência renal. Erroneamente a Serpente Marinha de Belcher foi considerada a cobra mais venenosa do mundo, mas a sua dose letal média (LD 50) não está nem entre as dez cobras mais venenosas do mundo.