Início Sociedade Top 10 curiosidades culturais do Peru

Top 10 curiosidades culturais do Peru

O Peru é um dos países mais interessantes, e, ao mesmo tempo, um dos menos conhecidos da América Latina. Ainda assim, tem muita história boa pra contar dele, especialmente no que se refere à sua cultura e seus costumes. Com mais de 30 milhões de habitantes, segundo censo de 2019, o Peru faz fronteira com dois estados brasileiros: o Acre e o Amazonas. Além disso, é um território multicultural, repleto de tradições interessantíssimas, muitas delas, oriundas de povos antigos. Por isso, vamos saber agora 10 curiosidades culturais do Peru que o deixarão surpreso.

 

Curiosidades culturais do Peru


10 Línguas de diferentes tipos


Línguas de diferentes tiposA grande diversidade cultural do país é imensa, e vai desde os tipos de comidas e roupas tradicionais, até os idiomas peruanos. Tudo bem que cerca de 83% da população de lá fala espanhol, sendo a língua predominante, mas, em regiões como nos Andes, por exemplo, outros idiomas são oficiais, como a antiga língua Inca Quechua, a Aymara, entre outros. Pra se ter uma ideia, existem aproximadamente umas 72 línguas diferentes em todo o território peruano se levarmos em consideração os diferentes dialetos que existem por lá.


9 Inca Kola, orgulho nacional do Peru


Inca Kola, orgulho nacional do PeruCaso você visite o Peru um dia, e peça um jantar em um restaurante frequentado por habitantes locais, com certeza irá encontrar garrafas de Inca Kola espalhadas pelas mesas. Trata-se de uma bebida que surgiu em 1935, obviamente, inspirada na famosa Coca-Cola. Todavia, é um refrigerante bem doce, de coloração amarelada, e está entre as bebidas favoritas da população peruana. Inclusive, boa parte dos estrangeiros tende a achar a Inca Kola muito doce, tanto que chegam a compará-la a uma mistura de chiclete com refrigerante de creme.


8 Xamanismo como prática comum


Xamanismo como prática comumParece incrível, mas, no Peru o xamanismo se pratica amplamente, tanto que só fica atrás da Índia nesse aspecto. Por lá, ele se tornou uma prática bem popular há cerca de uns 3.000 anos mais ou menos, sendo que um dos rituais xamânicos mais conhecidos no mundo é o da Ayahuasca, que ganhou muitos adeptos nesses últimos anos. Enquanto que a ayahuasca é classificada como medicamento na maior parte dos países, no Peru ela tem uma forte conotação espiritual.


7 Período de “servidão” antes do casamento


Período de “servidão” antes do casamentoDas curiosidades culturais do Peru, um dos costumes mais estranhos por lá tem a ver com o casamento. Antes que um casal possa realizar essa cerimônia eles precisam entrar numa espécie de ritual de servidão. Basicamente funciona assim: a mulher fica com a sogra e o homem fica com o sogro. Eles trabalham e dormem no mesmo teto, e esse período de trabalho juntos com esses parentes é para garantir que estejam “prontos” para o casamento.


6 Principal centro culinário da América do Sul


Principal centro culinário da América do SulQuem realmente viaja bastante e já visitou todos os países sul-americanos, certamente percebeu o quanto a culinária peruana é especial. Tanto que o Peru passou a ser considerado o coração e a alma da culinária dessa parte do continente. E não são somente turistas que dizem isso não. De acordo com o World Travel Awards, por exemplo, o Peru foi eleito líder mundial em destino culinário de 2016. Essa riqueza com comida se deve às inúmeras imigrações que o país teve de lugares como Japão, África, China e Europa em séculos passados, o que possibilitou acumular culturas (e receitas, claro). Na mistura com andinos, esses imigrantes conseguiram produzir uma variedade imensa de comidas de diferentes tipos e gostos. Um prato cheio pra quem aprecia a boa culinária.


5 Pista de pouso alienígena no Peru?


Pista de pouso alienígena no Peru?As Linhas de Nazca são internacionalmente conhecidas pelas pinturas formadas no solo, podendo ser vistas ao longe. As que existem no Peru foram localizadas no século XX, apesar de se acreditar que foram feitas entre 500 a.C. e 500 d. C. Algumas dessas linhas são retas, e outras formam a figura de pássaros, além de outras se parecerem com uma aranha, uma árvore e um macaco. Arqueólogos, antropólogos e outros especialistas atualmente já sabem como os antigos povos de Nazca fizeram essas figuras, só não entendem ainda o porquê. Em síntese, algumas teorias dizem que foram feitas por motivos religiosos e outras que se trata de uma espécie de “calendário agrícola”. E, algumas acreditam que foram obra de ET’s.


4 O primeiro censo conhecido


O primeiro censo conhecidoÉ atribuída aos incas a criação do primeiro censo do mundo propriamente dito. Esses povos não tinham um sistema formal de escrita, e por isso, desenvolveram um método de manutenção de registros usando um sistema denominado de quipus. Ele era feito de lã e fios de algodão amarrados em uma das pontas por uma cruz. Cada quipu era diferente em tamanho e cor dos demais. Cada detalhe, como nó, tamanho e cor representava uma determinada informação, desde medidas de colheita ou dívidas, até eventos.


3 Status de relacionamento pelo chapéu


Status de relacionamento pelo chapéuNo mundo moderno, para saber o status de relacionamento de uma pessoa é muito simples. Basta por exemplo olhar seu perfil no Facebook. Mas, com as mulheres nativas do povo Quechua, a situação é bem diferente. As mulheres casadas usam chapéus de palha, e as solteiras, bonés de malha. Inclusive, os quechuas praticam uma espécie de “casamento experimental”, onde homens e mulheres escolhem seus parceiros, terminando o relacionamento assim que desejarem. Por sinal, a mulher é livre para voltar a casar, e os filhos que ficaram da união anterior são considerados permanentes na comunidade local (e não o casal). Moderno, não?


2 Presente de Ano Novo inusitado no Peru


Presente de Ano Novo inusitado no PeruSe você comemorar o Ano Novo no Peru certamente receberá e presenteará alguém de lá com algo inusitado: roupas de baixo amarelas. Esses presentes são dados na véspera da comemoração, pois, acredita-se que trará boa sorte no ano que se inicia. Inclusive nessa tradição, também se usa essas roupas do avesso até a meia-noite, e depois eles viram a peça da roupa para o lado correto após a meia-noite.


1 Roupa tradicional do Peru ao chegar à vida adulta


Roupa tradicional do Peru ao chegar à vida adultaSabe aquela manta colorida que muitos nativos peruanos usam? Pois bem, essa vestimenta típica de lá se chama poncho, e para fiar, tingir e tecer algo assim demora entre 500 e 600 horas se feita artesanalmente. Em geral, os peruanos ganham esse traje assim que se tornam adultos, e, inclusive, deve durar para toda a vida da pessoa. Por sinal, todas as principais técnicas de tecelagem conhecidas atualmente vieram do Peru, tendo sido inventadas há inacreditáveis 3.000 a.C.

Gostou dessas 10 curiosidades culturais do Peru? É realmente um país interessantíssimo, e nesse sentido vale a pena visitá-lo, pelo menos, uma vez na vida. Veja também curiosidades sobre a Argentina.

fontes: internationalliving, swedishnomad, nomadicboys, huffpost, worldstrides

Sem Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui