Top 10 curiosidades sobre Marte

Marte é um planeta que está no imaginário popular de muitas pessoas como um lugar que pode abrigar vida (não é à toa que muitas obras de ficção científica trazem “marcianos” como visitantes do espaço). Porém, o chamado “planeta vermelho” tem muito mais fatos interessantes e reais. Quer saber mais curiosidades sobre Marte? Então acompanhe essa lista com uma seleção de 10 peculiaridades bem inusitadas deste astro tão conhecido por nós, os “terráqueos”.

 

Curiosidades sobre Marte


10 Massas terrestres similares 


Massas terrestres similares Interessante observar que, a despeito de algumas coisas, Marte e a Terra possuem características bem idênticas. Uma dessas características é a massa de ambos os astros. Tudo bem que Marte tem apenas 15% do volume e 10% da massa terrestres, mas, no geral, eles possuem massas similares pelo fato da Terra ser coberta por água em 70% da sua superfície. Já a força gravitacional marciana é de aproximadamente 37% da encontrada na Terra. Ou seja, em condições ideais, uma pessoa poderia pular 3 vezes mais alto na superfície do planeta vermelho do que aqui na Terra.


9 Apenas algumas missões concluídas 


Apenas algumas missões concluídas Até hoje, houve no total 39 missões para Marte, mas somente 16 foram bem-sucedidas. A primeira missão ocorreu em 1960, sendo feita pelo Marsnik 1, lançado pela URSS, mas não teve sucesso. Já a mais recente missão foi a InSight (abreviação para Interior Exploration using Seismic Investigations, Geodesy and Heat Transport), que está sendo operada pela NASA. A sonda foi lançada em 5 de maio de 2018, tendo pousado em Marte em 26 de novembro do mesmo ano. Esta, pelo menos, está sendo um sucesso.


8 Na antiguidade, Marte já teve água 


Na antiguidade, Marte já teve água Nessas curiosidades sobre Marte, certamente, alguns pontos interessantes dizem respeito à possibilidade de existir vida naquele planeta (ou que tenha existido no passado). Isso porque muitas sondas já conseguiram fotografar sinais de que havia água em Marte, devido à presença de canais antigos na superfície do planeta, bem como rochas que só poderiam ter se formado com a presença de água. Ou seja, ter vida nesse astro atualmente é muito pouco provável. Mas, há uma boa probabilidade de ter tido no passado, graças a esse sinal.


7 Luas de Marte


Luas de MarteNo total, Marte possui apenas duas luas, e que são bem parecidas com asteroides. Seus nomes são Phobos e Deimos, e justamente por possuírem composições similares a asteroides localizados em outras partes do Sistema Solar, muitos cientistas acreditam que, na verdade, o planeta pegou esses dois astros, e os forçou a orbitar ao redor dele. Contudo, usando como parâmetro, a vida dos astros no Sistema Solar, Phobos, ao que tudo indica, está com os dias contados. Entre 30 e 50 milhões, ele colidirá com a superfície de Marte, ou se despedaçará devido à força gravitacional do planeta.


6 O motivo de Marte ser vermelho 


O motivo de Marte ser vermelho É muito comum nos referirmos a Marte como sendo o “planeta vermelho”. Mas, você sabe o porquê? Bem, dentre as curiosidades sobre Marte, uma das principais características do planeta é ter em seu solo e em suas rochas muito óxido de ferro (a popular “ferrugem”). Só lembrando que a Terra também possui óxido de ferro. Porém, esse composto é mais concentrado em seu núcleo. Já, em Marte, esse material ficou espalhado por toda a sua superfície, e é por isso que o astro tem essa cor avermelhada tão proeminente.


5 Frio; muito frio! 


Frio; muito frio! As temperaturas de Marte são bem desreguladas, e a temperatura de lá pode ficar bem mais fria do que a maior parte da superfície terrestre, por exemplo. Isso acontece pelo fato do planeta estar um pouco longe do Sol e do calor escapar facilmente da fina atmosfera. Por isso, a variação de temperatura para baixo pode ser bem intensa. Para se ter uma ideia, a temperatura média na parte equatorial de Marte ao meio dia no verão é de cerca de 24°C e no inverno 0°C. Mas nos pólos, ela pode chegara a -153°C. Ou seja, muito frio!


4 O primeiro observador de Marte: Galileu 


O primeiro observador de Marte: Galileu Dentre os cientistas mais celebrados, o primeiro a observar Marte com um telescópio e a catalogar informações preciosas sobre o planeta foi Galileu Galilei. Foi graças às suas observações com relação às chamadas “estrelas errantes” que ele introduziu o conceito moderno de “planeta“. Porém, foi em 1659 que o físico e astrônomo Huygens desenhou com detalhes reais a superfície do planeta vermelho, representando uma construção natural de lá que foi denominada de Syrtis Major, uma região de origem vulcânica, e que se estende por toda a superfície de Marte. Porém, as contribuições de Galileu foram fundamentais.


3 A montanha mais alta do Sistema Solar 


A montanha mais alta do Sistema Solar De todas as montanhas de todos os planetas que compõem o Sistema Solar, a que detém o posto de mais alta fica justamente em Marte. Uma dos astrônomos que mais se dedicou ao estudo desse planeta foi Schiaparelli. E, foi ele que detectou, em 1877, um ponto claro, semelhante a algo brilhante na superfície do planeta. Foi somente com a chegada das sondas espaciais que os cientistas finalmente detectaram que se tratava de uma montanha. Recebeu, então, o nome apropriado de Monte Olimpo, simplesmente o maior vulcão do Sistema Solar. Seu tamanho estimado é de quase 22 km acima da superfície marciana, três vezes mais alto do que o Monte Everest.


2 Um planeta repleto de crateras 


Um planeta repleto de crateras A maior parte do Hemisfério Sul de Marte é bem antiga, da mesma forma que muitas crateras encontradas por lá. A maior de todas é uma de, pelo menos, uns 2.300 km de largura, e se chama Hellas Planitia. Já o Hemisfério Norte é uma parte mais “jovem” do planeta, digamos assim, possuindo menos crateras. Já alguns vulcões encontrados em Marte também possuem crateras, o que sugere que entraram em atividade recentemente (“recentemente”, tomando como parâmetro o tempo de vida dos astros no Sistema Solar, claro). Inclusive, a lava resultante dessas erupções ainda é vista.


1 Grandes tempestades de poeira em Marte


Grandes tempestades de poeira em MarteFinalizando essas curiosidades sobre Marte, podemos destacar aqui as impressionantes tempestades de areia que ocorrem no planeta, sendo as maiores vistas em todo Sistema Solar. Elas cobrem todo o planeta, e podem durar meses. Uma das teorias para a formação dessas tempestades é que as partículas de poeira transportadas pelo ar absorvem a luz solar, e aquecem a atmosfera marciana. Dessa forma, bolsões de ar quente migram para locais mais frios, gerando esses fenômenos.

Por fim, espero que tenha gostado dessas curiosidades sobre Marte. Você também pode ver interessantes curiosidades sobre planetas e sobre o universo.

fontes: theplanets, universetoday, nasa, astrotourism, space

Mais Listas