Top 10 curiosidades sobre os Planetas

Apesar da Terra ser o único planeta que conhecemos a ter vida, todos os outros planetas, especialmente os que fazem parte do Sistema Solar, são igualmente interessantes, cada um com características próprias. Demorou um pouco de tempo na história da humanidade para que identificássemos e nomeássemos esses astros, apesar de já haver registros de observações de antigos povos que auxiliaram no que depois viria a ser a astronomia. Quer saber mais curiosidades sobre os planetas? Então continue lendo abaixo!

 

Curiosidades sobre os Planetas


10 Tempestades gigantes em Marte 


Tempestades gigantes em Marte O chamado planeta vermelho do nosso Sistema Solar possui muitos fatos interessantes, e um deles é o fato de ter constantemente tempestades de poeira tão grandes que são capazes de cobrir Marte por completo, e podem durar meses a fio. Bolsões de ar quente migram para regiões mais frias, o que gera ventos fortíssimos compostos por partículas de poeira. Esse fenômeno faz com que a atmosfera do planeta fique ainda mais quente, formando cada vez mais ventos, e literalmente levantando mais poeira. Por sinal, Marte é o único além da Terra que possui o que chamamos de clima. Com uma atmosfera composta por 95% de gás carbônico, o planeta vermelho também possui 4 estações que nem aqui, só que com períodos mais longos.


9 O verdadeiro inferno do planeta Vênus 


O verdadeiro inferno do planeta Vênus Dentre as muitas curiosidades sobre planetas, esta aqui é, literalmente, quente. Estamos falando de Vênus, o segundo mais próximo do Sol, e que por isso mesmo, possui uma superfície, digamos, bem pouco convidativa para nós. Na verdade, a sua atmosfera é bem densa e tóxica e por isso, ela prende o calor com mais facilidade. É como se fosse uma versão bastante piorada do nosso efeito estufa. Isso resulta em temperaturas médias de mais de 470° C, o que é mais do que suficiente para derreter chumbo, por exemplo.


8 Dia longo, ano curto em Mercúrio 


Dia longo, ano curto em Mercúrio O movimento de rotação dos planetas é o que elas dão em torno do próprio eixo, possibilitando a duração dos dias, e o de translação é o que eles fazem ao redor do Sol, o que faz com que ocorram as estações do ano. Porém, existem alguns casos bem peculiares, como o de Mercúrio. Esse planeta leva 59 dias terrestres para fazer um único movimento de rotação, ao passo que ele leva apenas 88 dias terrestres para girar em torno do Sol. O que isso significa? Que sob a perspectiva da Terra, Mercúrio tem somente 2 dias em 1 ano inteiro! Inclusive, ainda nessas curiosidades sobre planetas envolvendo Mercúrio, muitos astrônomos acreditam que ele possa ser o núcleo de que antes era um outro planeta bem maior. Afinal, sua aparência (uma enorme bola de ferro, coberta por uma fina camada de rochas) dá mais a entender que ele está mais para núcleo do que para planeta em si.


7 A inclinação fora do comum do planeta Urano 


A inclinação fora do comum do planeta Urano Olhando por alto, Urano parece ser um planeta simples, sem muitas peculiaridades, mas, ele tem algumas características bem estranhas, para falar a verdade. Primeiro, ele gira de lado de uma maneira diferente dos outros astros. É uma inclinação única em todo o Sistema Solar, e os cientistas ainda não têm certeza do que ocasionou isso. Além disso, assim como Saturno e Júpiter, Urano também possui anéis ao seu redor, só que são bem mais leves e bem menos densos que os desses outros planetas. Entre as muitas curiosidades sobre planetas, Urano tem o seu destaque, sem dúvida.


6 Ceres, um planeta-anão que nem Plutão


Ceres, um planeta-anão que nem PlutãoEm 1801, foi descoberto Ceres, um planeta-anão, que fica localizado entre Marte e Júpiter. Trata-se do menor dessa categoria encontrado até o momento, sendo o único encontrado em um cinturão de asteroides também. No entanto, lembrando que um planeta-anão não é um planeta de verdade. Afinal, para um astro pertencer a essa categoria, ele precisa orbitar o Sol, ter forma mais ou menos esférica e ser o maior astro em sua órbita.


5 Maior vulcão do Sistema Solar fica no planeta Marte 


Maior vulcão do Sistema Solar fica em Marte Atualmente, Marte está quieto (aparentemente). Mas, evidências demonstram que no passado as coisas foram bem agitadas por lá. Tanto é que algo propiciou a formação de vulcões e erupções gigantescas. É nesse meio que temos o Olympus Mons, que é o maior vulcão descoberto em todo o Sistema Solar. Com cerca de 602 km de diâmetro, o Olympus é comparado ao tamanho do Arizona, para se ter uma ideia. Já a sua altura tem inacreditáveis 25 km, o que é o triplo do tamanho do Monte Everest, por exemplo.


4 Planetas sem luas 


Planetas sem luas Tanto Mercúrio quanto Vênus não possuem luas. Porém, muitos cientistas ainda não sabem o porquê disso. Afinal, o Sistema Solar é repleto de luas, e, só pra constar, Saturno possui mais de 60 delas, por exemplo. Já outras são meio que “asteroides capturados”, como é o caso das duas luas de Marte. No entanto, não há uma conclusão sobre o motivo de Mercúrio e principalmente Vênus não terem luas.


3 Grande “caçador de cometas” 


Grande “caçador de cometas” 

Júpiter é o planeta mais maciço encontrado no Sistema Solar, tendo cerca de 318 vezes a massa da Terra. Por isso, todos e qualquer asteroide ou cometa passando perto do planeta tem grandes chances de ser “capturado” ou “desviado”. Por conta disso, a linha que os cientistas especulam é que Júpiter tenha tido uma boa parcela de culpa pelo bombardeio de corpos celestes que tivemos logo no início do Sistema Solar, causando “cicatrizes” perceptíveis até hoje, como as crateras da nossa Lua, por exemplo.


2 O minúsculo Plutão 


O minúsculo Plutão Continuando nessas curiosidades sobre os planetas, vamos agora falar de Plutão, e seu tamanho bastante diminuto. Para se ter uma ideia, ele tem um diâmetro menor do que a extensão dos EUA, possuindo apenas 2.371 km (pouco para um planeta comum). Não é à toa, portanto, que em 2006, a União Astronômica Internacional modificou o status de Plutão para um planeta-anão, apenas.


1 No nosso planeta muitas coisas são raras 


No nosso planeta muitas coisas são raras A Terra, dentro do Sistema Solar, é um planeta de muitas peculiaridades. A composição de elementos mais comum dela é formada de ferro, oxigênio, silício, magnésio, enxofre, níquel, cálcio, sódio e alumínio. Em outros locais, existem esses compostos, mas não na abundância que têm na Terra. Algo que, inclusive, demorou para acontecer, já que, no início, o nosso planeta possuía nuvens com bastante hidrogênio e hélio. Porém, com o passar do tempo, esses compostos foram “expulsos” daqui pelo calor solar, e a Terra como conhecemos começou a se formar.

As curiosidades sobre os planetas, especialmente, os que compõem o Sistema Solar são tão infinitas quanto o próprio universo. Confira muito mais fatos curiosos sobre os astros nos artigos relacionados abaixo.

fontes: space, kidzone, mars, universetoday, earthsky

Mais Listas