Top 10 curiosidades sobre a Lua

Se uma das únicas coisas que você sabia sobre a Lua é que ela atua na transformação de um homem em Lobisomem na ficção, chegou a hora de você expandir os seus conhecimentos lunares. E já saiba de antemão que a nossa querida Lua é muito mais interessante do que aparenta ser a primeira vista. Por isso, neste artigo você conhecerá dez curiosidades sobre a Lua. Vamos lá! 

 

Curiosidades sobre a Lua


10 Lua é o único satélite natural da Terra 


Satélite natural da Terra Um satélite natural consiste em um corpo celeste que orbita em torno de outro corpo maior, ou então de um planeta. A Lua é o único satélite natural que a Terra possui. Além disso, é o quinto maior satélite natural do sistema solar e o maior quando se considera a relação entre tamanho do satélite natural, e o planeta que elas orbitam. E você desprezando a Lua, viu só como as coisas são… 


9 poeira da Lua é tóxica para humanos 


A poeira da Lua é tóxica para humanosDe acordo com uma pesquisa publicada em 2012, as partículas da poeira da Lua são tão pequenas e irregulares, que caso fossem para o pulmão humano, na melhor das hipóteses, causariam uma inflamação das vias aéreas. Além disso, os pesquisadores dizem  que a poeira lunar é ainda mais perigosa e cancerígena do que a poeira normal da Terra, por causa da exposição de radiação durante um longo tempo em seu solo pouco protegido.


8 Todo ano a Lua se afasta da Terra 


Todo ano a Lua se afasta da terra A Lua está regularmente se afastando da Terra. Porém, se você já começou a ficar com medo de possíveis catástrofes como aquelas que você vê em filmes sobre o fim do mundo, pode ficar tranquilo, pois o afastamento é de apenas 3,8 centímetros por ano. Pesquisadores dizem que quando a Lua se originou, a distância entre a Terra e ela era de 22.500 km, e agora a distância é de cerca de 385.000 km.   


7 A Lua não produz luz natural 


A Lua não produz luz natural Esta curiosidade muita gente já sabe, portanto, pode não ser a curiosidade ideal para você falar durante a paquera, caso você queira dar aquele ar de sabedoria.  Mas se você for como muitos, que mal prestavam atenção nas complexas aulas de Física, provavelmente não sabia desta informação de antemão, então aqui vai ela… Mesmo que nós possamos ver a Lua durante a noite, isto não ocorre por causa de luz lunar, pois a Lua não produz sua própria luz. Nós só podemos avistá-la porque ela reflete a luz do Sol. 


6 A temperatura da Lua muda radicalmente 


A temperatura da Lua muda radicalmente Você prefere frio ou calor? Aquele inverno que dá vontade de ficar em casa ou então aquele solzão que só de ficar 2 minuto nele, as pernas já começam a fraquejar? Pois saiba que na Lua você pode ter os dois! A temperatura da lua varia entre extremamente quente e extremamente fria. Quando o Sol dá o ar de sua graça, a temperatura chega a até 127 graus – dando pra pegar um bom bronzeado. Agora, quando o sol sai de cena, a temperatura chega até menos 153 graus – o suficiente para dar aquele friozinho na barriga. 


5 A superfície lunar é escura 


A  superfície lunar é escura Embora quando observamos a Lua em relação ao céu noturno ela aparentser bastante brilhante, na realidade ela possui uma cor mais escura, uma cor meio cinzentaO reflexo da superfície lunar é apenas um pouco maior do que o de um asfalto desgastado – Sabe aquele asfaltão que o prefeito da sua cidade já deveria ter trocado há uns 10 anos? Pois é este mesmo. 


4 Lua tem o formato de ovo 


A Lua tem o formato de ovo Dentre as curiosidades sobre a Lua, aposto que esta você não sabia … Você deve ter sempre achado que ela era uma bolona, não é mesmo? Pois saiba que a Lua não tem o formato de uma bolota enorme. Mas sim de um ovo. Sim, um ovão gigante… É este o formato da Lua. E digo mais, se você for lá fora agora olhar a Lua, você estará vendo a ponta do ovo apontado para a Terra. Interessante, não? 


3 As bandeiras dos Estados Unidos ainda estão na Lua 


As bandeiras dos Estados Unidos ainda estão na Lua Há mais de 50 anos atrás, Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. Um episódio que deu muito pano pra manga. E hoje na internet com uma rápida busca, você encontrará todo tipo de teoria questionando sua veracidade. Porém, voltando ao nosso foco, Armstrong deixou lá seis bandeiras dos Estados Unidos para todo o universo ver. E o mais curioso é que em imagens obtidas pela NASA, mostra-se que cinco das seis bandeiras ainda estão lá. O lado triste da história é que por causa da radiação solar as bandeiras provavelmente devem ter perdido toda sua coloração e estão totalmente brancas. 


2 A Lua provavelmente foi formada a partir da colisão de um planeta com a Terra 


Colisão de Theia com a TerraEmbora não se tenha muita certeza em relação ao surgimento da Lua, a teoria mais aceita é a de que ela foi originada a partir da colisão de um planeta do tamanho ou menor que Marte com a Terra. Este planeta é chamado de Theia. Os detritos desta colisão formaram a Lua. Estima-se que a colisão ocorreu há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás.


1 A gravidade da Lua 


A gravidade da Lua Assim como a Terra, a Lua também possui gravidade, ou seja, as coisas também são puxadas para o chão. Porém a da Lua é muito menor, sendo apenas 1/6 da gravidade da Terra. Em português claro, isto quer dizer que você pesaria bem menos se você estivesse na Lua. Para você ter uma ideia, os trajes especiais dos astronautas que foram para a Lua, na Terra pesavam 81 kg. Já na Lua pesavam apenas 13 kg por causa da gravidade. 

 

Agora você expandiu seu conhecimento a respeito da Lua… Então nas próximas conversas que você tiver, não se esqueça de falar alguma destas curiosidade para soar culto e impressionar aqueles a sua volta. E também não deixe de compartilhar essas interessantes curiosidades sobre a Lua e também as curiosidades sobre o universo.

fontes: sciencelearn, rmg, businessinsider, businessinsider, space, natgeokids, businessinsider, gizmodo, sciencealert, moonconnection

 

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui