Top 10 curiosidades sobre o Universo

Você já ficou olhando para as estrelas, pensando quão vasto e misterioso é este nosso universo? Aquela sensação de ser pequeno perante toda esta vastidão imensurável… Eu aposto que sim. E eu também aposto que você tem a curiosidade de conhecer um pouco melhor deste fascinante cosmos intergaláctico. E é por isso que neste artigo eu juntei para você interessantes e incríveis curiosidades sobre o Universo. Confira

 

Curiosidades sobre o Universo


10 O Universo foi extremamente quente em sua origem


O Universo foi extremamente quente em sua origemA teoria cosmológica mais aceita a respeito da origem do universo é a do Big Bang. E os cientistas estimam que logo após este evento, o universo estava terrivelmente quente. Mas não quentinho, quente de verdade! Alguns minutos após a expansão, estima-se que o universo estaria a cerca de 1 bilhão de graus célsius. E 1 segundo após a expansão, estima-se  que o Universo estivesse a 10 bilhões de graus Celsius. Isto mesmo 10 bilhões! Para efeitos de comparação, hoje em dia o universo possui uma temperatura média de 2400 graus célsius. O Sol em suas partes mais externas está com cerca de 5000 graus Celsius. Já em seu núcleo, chega a 15 milhões de graus Celsius. Ou seja, nem uma mínima fraçãozinha daquilo que foi a temperatura do início do Universo.  


9 O Universo acabará em um grande congelamento


O Universo acabará em um grande congelamentoNesta apocalíptica curiosidade sobre o Universo, observações obtidas especialmente através de análises de galáxias bem distantes, mostram que o Universo  está se expandindo rapidamente. E não só isto, ele esta se expandindo mais rapidamente do que no passado. Uma força chamada de energia escura é a causa dessa aceleração da expansão do Universo. Além disso, outros dados mostram que o universo está constantemente perdendo calor. Por isso, é amplamente aceito que o Universo acabará em um grande congelamento. Ou seja, não sobrará nenhum resquício de energia no Universo. Triste, não? Mas não precisa ficar tão preocupado, porque isso ainda vai demorar um tempão. 


8 O Universo possui vários bilhões de anos 


O Universo possui vários bilhões de anos Como dito anteriormente, o Universo, de acordo com a teoria cosmológica mais aceita, tem o seu início no Big Bange passado todo este tempo, podemos dizer que o Universo hoje é bem velhoPossui em torno de 13,7 bilhões de anos. A Terra por sua vez, possui apenas um terço desta idade, cerca de 4,5 bilhões de anos. 


7 Plutão é bastante pequeno 


Plutão é bastante pequeno Plutão, desde 2006, deixou de ser considerado um planeta para ser considerado um planeta anão. Ele além de ser menor do que a Lua, é provavelmente muito menor do que você imagina. Ele possui apenas metade da largura dos Estados Unidos. 


6 Você está sempre se movendo 


Você está sempre se movendoVocê e qualquer outro objeto da terra estão sempre se movendo. Mesmo quando você esta tirando aquela cochilo depois do almoço. Isto porque a nossa galáxia, a Via Láctea, se lança através do cosmos a mais de 300 km por segundo. Ou seja, em 1 hora nós nos movemos através do espaço mais de 1 milhão de km. Isto sem contar o movimento de rotação que o sistema solar também possui. 


5 O Universo é plano


O Universo é planoEmbora a terra não seja plana como muitos acreditam, muitos pesquisadores pensam que o Universo seja plano.  De acordo com a teoria de Einstein haveriam três possibilidade de formatos para o Universo: Aberto, Fechado e Plano. E dados fornecidos por uma sonda da NASA apontam que de fato o Universo é plano. 


4 Não há um centro do Universo e a Terra é extremamente minúscula relativamente a ele


Não há um centro do Universo e a Terra é extremamente minúscula relativamente ao UniversoNão existe um centro do Universo. Toda galáxia esta se afastando uma das outras. A terra não é mesmo nem o centro de nossa galáxia. Assim, como a nossa galáxia também não é o centro do universo. Além disso, a Terra é extremamente minúscula em relação ao Universo. Só para você ter uma ideia, a Terra caberia no Sol 1,3 milhões de vezes. Além disto, o Sol também não é nada muito grande se comparado a Via Láctea. Mas o pior veem agora… Na região que nós podemos observar do cosmos, há mais de dois TRILHÕES de galáxias. 


3 Existe uma quantidade gigantesca de estrelas no Universo


Existe uma quantidade gigantesca de estrelas no UniversoNão se sabe ao certo quantas estrelas existem no universo, porém sabe-se que existem pelo menos 10 bilhões de trilhões de estrelas. Isto mesmo, bilhões de trilhões. É estrela que não acaba mais. Existem mais estrelas no Universo do que a soma de todos os grãos de areia de todas as praias da Terra! Além disso, cerca de 275 milhões de estrelas nascem todos os dias. 


2 A roupa dos astronautas 


A roupa dos astronautas Os astronautas utilizam roupas especiais que devem ser aquecidas, refrescadas, pressurizadas, e abastecidas com ar fresco. Todo este processo, faz com que o astronauta leve mais do que 6 horas para vestir todo o seu equipamento. E você reclamando quando precisa sair, e a sua companhia demora alguns minutinhos a mais para se vestir. O custo de uma destas roupas é de 12 milhões de dólares. Sim, nem se você ganhar na loteria aqui no Brasil você consegue comprar uma destas.


1 Universo é feito em grande parte de coisas que não podemos ver 


O Universo é feito em grande parte de coisas que não podemos verDe acordo com os astrônomos, coisas que nós podemos perceber como estrelas, planetas e galáxias correspondem a apenas 4% do Universo. Todo o restante é feito de substâncias que não podem ser vistas ou compreendidas facilmente. Estas substâncias evasivas são chamadas de matéria escura e energia escura. E você pode estar se perguntando: “Mas se não podemos ver e compreender estas substâncias, como podemos saber que elas existem, afinal de contas?” Bom, a resposta é que os astrônomos supõe a existência delas baseado na influencia gravitacional que ambas exercem na matéria normal, ou seja, a influência que elas exercem em coisas que nós podemos observar do Universo. 

fontes: univertoday, space, space, natgeokids, hypertextbook, theatlantic, nterestingengineering, ucalgary, mainenewsonline

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui