Top 10 curiosidades sobre Netuno

Existem muitas curiosidades sobre os planetas. Eles estão muito longe de nós, mas a maioria deles já foi bem documentada. Dessa forma, sabemos mais sobre a sua composição química, satélites, duração dos dias e muito mais. Nesse guia separamos uma lista com dez curiosidades sobre Netuno, um dos planetas mais distantes que conhecemos – pelo menos em relação ao sol. Prepare-se para descobrir alguns dados bem interessantes sobre esse planeta.

 

Curiosidades sobre Netuno


10 Quem descobriu Netuno? 


Quem descobriu Netuno? Começando as curiosidades sobre Netuno, já parou para se perguntar quem foi que descobriu esse planeta? Afinal de contas, a maioria dos astros que conhecemos foi conhecido por alguém específico. No entanto, não é possível saber ao certo quem descobriu Netuno. Esse é um assunto que ainda está em aberto. Apesar disso, o matemático francês Urbain Le Verrier e o inglês Couch Adams possuem o crédito pela descoberta. Foram eles que observaram e anotaram dados sobre o planeta. No entanto, eles não foram capazes de confirmar se era ou não um planeta, apenas fizeram registros. Eles sugeriram que em sua região deveria existir um planeta, sem dar uma conclusão. Foi no ano de 1846 que o astrônomo Johann Gottfried Galle catalogou o planeta Netuno. O crédito pela descoberta, no entanto, foi dado aos primeiros cientistas que fizeram relatos sobre o astro.


9 Netuno é o último planeta do sistema solar 


Netuno é o último planeta do sistema solarSabia que Netuno é o último planeta do sistema solar? Isso significa que ele está bem afastado em relação ao sol. Mas nem sempre foi assim, tendo em vista que por muito tempo Plutão foi considerado um planeta. Depois, quando Plutão deixou de ser considerado um planeta – em uma grande reviravolta, Netuno passou a ser oficialmente o último planeta do sistema solar. No entanto, essa classificação ainda pode ser revista. Afinal de contas, existe um outro astro que pode ser considerado planeta, o planeta X. Mas isso ainda não é certo. Se isso acontecer, Netuno passará novamente a ser o penúltimo na ordem.


8 A gravidade é quase igual que na Terra 


A gravidade é quase igual que na Terra Se uma pessoa estiver na superfície de Netuno, vai sentir uma força gravitacional bem parecida com a da Terra. Esse planeta, apesar de sua enorme proporção, não é muito denso, especialmente por ser formado basicamente por gases. Isso faz com que a gravidade seja bem próxima ao que estamos acostumados por aqui. Na verdade, ela é 17% maior. Isso significa que seria possível caminhar e até correr normalmente – mas com um pouco mais de dificuldade, claro. Mas não seria necessário nenhuma roupa especial para dar um passeio.


7 Dos planetas gasosos, Netuno é o menor 


Dos planetas gasosos, Netuno é o menor Alguns planetas como Júpiter, Saturno e Urano são gasosos. Isso significa que sua atmosfera, bem como a superfície, é formada basicamente por gases, em estado gasoso ou líquido. Uma das curiosidades sobre Netuno é que ele também é gasoso, sendo o menor dessa categoria. No entanto, esse planeta não é nada pequeno. O seu diâmetro é aproximadamente 8 vezes maior do que o diâmetro da Terra.


6 Os anéis de Netuno 


Os anéis de Netuno Da mesma forma que acontece com Saturno e Urano, Netuno também possui anéis ao seu redor. Ao todo são cinco, que recebem os nomes de cientistas importantes para o campo da astronomia: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago y Adams.


5 Em Netuno venta muito 


Em Netuno venta muito E não estamos falando sobre qualquer vento. Netuno possui os ventos mais fortes de todo o sistema solar. É quase como se o planeta estivesse constantemente sob o ataque de um furação. Os cientistas até hoje não sabem explicar o que acontece exatamente por lá, para que os ventos sejam formados. Eles podem chegar a mais de 2 mil quilômetros por hora, algo verdadeiramente absurdo. Para que você tenha uma ideia, essa velocidade é superior a barreira do som, que é de 1200 quilômetros por hora. São ventos que acontecem de forma constante nesse planeta, sendo um fenômeno curioso inclusive para a ciência.


4 A lua de Netuno nem sempre esteve lá 


A lua de Netuno nem sempre esteve lá Entre as curiosidades sobre Netuno mais interessantes está um dado sobre a sua maior lua, chamada Tritão. Ela apresenta uma órbita no mínimo peculiar, o que chamou a atenção dos cientistas. De acordo com as suas características, tudo indica que ela nem sempre fez parte dessa região. Pode ser que ela tenha sido atraída gravitacionalmente, passando a ser um satélite natural de Netuno. Então Netuno teria engolido um planeta inteiro!


3 Netuno é o planeta mais frio 


Netuno é o planeta mais frio Seguindo com a nossa lista de curiosidades sobre Netuno, temos mais um dado interessante, especialmente se você gosta de frio. Esse é o planeta mais frio de todo o sistema solar, justamente por estar mais afastado do sol. As temperaturas por lá podem chegar a 220 graus negativos, aproximadamente. Mesmo a temperatura mais quente já registrada a Terra é três vezes mais quente do que isso. Isso significa que não poderíamos viver por lá durante muito tempo.


2 Já documentamos o planeta de perto 


Já documentamos o planeta de perto Os principais registros e confirmações sobre Netuno foram feitos em agosto de 1989, pela sonda Voyager 2. Ela sobrevoou o planeta e fez alguns registros importantes, apesar de ter passado a uma distância de 3 quilômetros de altura. Foi essa passagem que permitiu a confirmação de dados sobre a estrutura do planeta, sua composição, os seus anéis, a formação da atmosfera, tamanho etc.


1 Existem planos para novas expedições 


Existem planos para novas expedições Para finalizar a nossa lista de curiosidades sobre Netuno, temos uma boa notícia. Existem planos para a realização de novas expedições, para documentar melhor esse planeta. A agência espacial americana (NASA) pretende enviar uma missão a Netuno até o ano de 2030. Isso significa que em breve teremos mais curiosidades e fatos sobre esse grande planeta.

Acima você conferiu as principais curiosidades sobre Netuno. Como você pode ver, é um planeta fantástico no universo, com várias características interessantes. Nos próximos anos poderemos ter outras notícias sobre esse planeta, através de novas missões espaciais.

Se você gostou dessa lista, compartilhe com os seus amigos, mostre todos os seus conhecimento sobre os planetas. Comente também sobre qual das curiosidades sobre Netuno você mais gostou!

fonte: universetoday

Deixe seu comentário

Por favor, escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui