Top 10 curiosidades sobre Gatos

Gatos são animais de estimação adoráveis, e basta uma rápida olhada nas redes sociais atuais para perceber o quanto eles são populares. E, mesmo que pareçam animais relativamente comuns, há muitas curiosidades sobre gatos interessantes ou mesmo impressionantes. É o que vamos ver a seguir, mostrando que esses pets tão adorados por aí têm histórias bem peculiares, e que merecem ser conhecidas, especialmente pelos amantes desses inteligentes e simpáticos felinos. Confira!

 

Curiosidades sobre Gatos


10 O gato de estimação na antiguidade 


O gato de estimação na antiguidade Iniciemos essas curiosidades sobre gatos com algo referente ao fato desses animais terem começado a ser criados como de estimação. Atualmente, sabe-se que a criação desses felinos como pets remonta de, pelo menos, 9.500 anos atrás. Essa informação veio à tona em 2004, quando arqueólogos franceses descobriram uma cova de gatos que tinha mais ou menos essa idade na região do Chipre. Esse fato, inclusive, mostra que bem antes dos antigos egípcios criarem e até idolatrarem os gatos há cerca de 4.000 anos atrás, esses bichinhos já eram adorados em outras partes do mundo. Desde muito tempo, esses simpáticos animais fazendo a alegria de seus tutores, não é?


9 Dormir é o melhor remédio 


Dormir é o melhor remédioA fama de dorminhocos dos gatos não é à toa. Estima-se que eles passem, pelo menos, 70% de suas vidas dormindo. Isso dá em torno de 13 a 16 horas por dia, o que deixa o restante do tempo livre para brincarem, caçarem, e por aí vai. Na verdade, esse hábito também pode ser visto em felinos maiores, como leões e leopardos, onde a maior parte do dia é para dormirem. Afinal, dificilmente esses animais selvagens são incomodados quando descansam. Por isso, fica a dica: deixe o seu gato dormir despreocupadamente quanto tempo quiser.


8 Possível utilidade do ronronar dos gatos


Possível utilidade do ronronar dos gatosDentro as curiosidades sobre gatos, o ato de ronronar, certamente, é um dos mais conhecidos hábitos desses felinos. Mas, qual seria o uso prático desse barulho tão característico que eles fazem quando estão felizes? A verdade é que não se saber ao certo qual a serventia disso, porém, o mais provável que os cientistas acham é que a frequência sonora do ato de ronronar ajuda a melhorar a densidade óssea desses  animais, promovendo a cura de alguma possível enfermidade. De acordo com artigo científico publicado na Scientific American, os gatos se adaptaram ao longo de sua evolução para economizarem energia por meio de longos períodos de descanso. Portanto, o mais provável é que o ronronar desses animais sirva para estimular músculos e ossos que estejam sem muita energia. Na prática, muitos só acham esse hábito bonitinho, mesmo.


7 Famosos admiradores de gatos 


Famosos admiradores de gatos Algumas das personalidades mais famosas da história gostavam muito desses felinos. Podemos citar como exemplos Florence Nightingale, Papa Paulo II, Mark Twain e as irmãs escritoras Brontë. Porém, um dos que mais demonstrava ter carinho pelos bichanos era Abraham Lincoln. O apreço por esses animais era tamanho que ele frequentemente era questionado pela própria esposa a respeito de sua fixação por gatos.


6 Miados só para humanos 


Miados só para humanos Mais uma das curiosidades sobre gatos para quem é dono desses adoráveis animais. Você sabia que eles só usam certos miados para se comunicarem com os seres humanos? Pois é. A comunicação entre eles é feita de maneira diferente desse tipo de vocalização. Na verdade, um dos únicos momentos em que eles miam para se comunicarem com outros gatos é quando ainda são filhotes, e estão tentando pedir algo à mãe deles.


5 Inteligência dos gatos


Inteligência dos gatosBem, para quem desconfiava de que gatos eram inteligentes, agora vai ter certeza. Descobriu-se que o córtex cerebral desses felinos possui em torno de 2 vezes mais neurônios do que os cães. Sabe-se que os bichanos possuem em torno de 300 milhões de neurônios nessa parte de seu sistema nervoso, enquanto que os cães possuem 160 milhões no mesmo lugar.


4 Ar-condicionado natural dos gatos


Ar-condicionado natural dos gatosNão é tão complicado para um gato sentir calor, pois eles possuem um sistema de refrigeração tão eficiente, que evita que suem com facilidade. Claro, com exceção daquelas raças de bichanos que não possuem pelos, e por isso, transpiram pela pele, a grande maioria desses animais têm glândulas sudoríparas em pontos bem estratégicos. Muitas dessas glândulas estão localizadas justamente em suas patas, porém, também estão na região anal, no queixo e nos lábios. Isso, evita que suem em demasia, e ainda resfria o corpo com maior eficiência. No verão, essa é uma ótima pedida.


3 Evitando leite e outros laticínios 


Evitando leite e outros laticínios Sim, os gatos são mamíferos como nós, e quando são filhotes, alimentam-se de leite materno. Porém, em muitas situações, esses animais se tornam intolerantes à lactose no decorrer de suas vidas. Ou seja, mesmo que seja uma imagem frequente associar gatos com leite (industrializado, principalmente), o mais recomendado é evitar que eles tomem leite depois de adultos, além de outros laticínios. Sim, dentre as curiosidades sobre gatos, essa é meio decepcionante saber, mas, é importante para a saúde desses bichinhos.


2 Gatos são exímios caçadores 


Gatos são exímios caçadores A fama de ótimos caçadores dos gatos é totalmente verdadeira. Na verdade, eles podem ser bastante letais e sorrateiros quando querem. Quando andam, por exemplo, com as patas traseiras pisando praticamente no mesmo lugar que as dianteiras, isso é para fazerem o mínimo ruído possível. É dessa forma bastante eficaz e elaborada que gatos caçam, e vez ou outra trazem aqueles “presentes indesejáveis”, como lagartixas, baratas, e por aí vai como uma forma de agradecimento ao dono. Repugnante, ok, mas, um pouco “fofo” também.


1 Visão noturna privilegiada dos gatos 


Visão noturna privilegiada dos gatos Dentre os principais sentidos de um gato, certamente, um dos mais poderosos é o da visão, especialmente se estiver de noite. A visão noturna desses animais permite que vejam em níveis de luminosidade até 6 vezes menor do que um ser humano normal é capaz de enxergar. Por isso que eles conseguem se movimentar tão bem em ruas e telhados durante a noite, muitas vezes, sem tropeçarem ou caírem, e com muita agilidade.

Gostou dessas curiosidades sobre gatos? Pelo menos, para quem gosta desses animais, e tem algum como pet de estimação, deve ter achado algumas dessas informações bem interessantes (e até inusitadas). Veja também essa lista interessante sobre 10 raças de gatos únicas e incomuns.

fontes: purina, meltalfloss, coleandmarmalade, beeyoutravel, sciencekids

Mais Listas