Há alguns milhões de anos atrás, os dinossauros, seres incríveis que viviam na Terra, desapareceram muito antes do surgimento do homem, de acordo com a teoria da ciência. Porém, essa distância de tempo e espaço históricos não impediu que esses répteis formidáveis deixassem as pessoas fascinadas por um mundo que não viram e que já está extinto há tempos. Nessa lista de curiosidades sobre dinossauros, vamos abordar diversos temas, e deixar você ainda mais interessado nesses animais pré-históricos que, por muito tempo, dominaram o nosso planeta.
Curiosidades sobre Dinossauros
10 Dinossauros tão altos quanto um prédio
Uma das coisas que sempre impressionaram desde que começamos a identificar que répteis gigantes habitaram na Terra milhões de anos atrás, é com relação ao tamanho avantajado de muitas espécies. Porém, nenhum deles (pelo menos, até onde se sabe atualmente) ganha do Sauroposeidon. Sabe aqueles dinossauros enormes de pescoço comprido do filme Jurassic Park? Pois é. São da mesma família que os Sauroposeidons. Assim como as girafas, suas pernas dianteiras eram mais longas do que as traseiras, o que facilitava comerem as folhas das copas das árvores mais altas. Com o pescoço esticado, podiam alcançar até 18,5 m de altura e 34 m de comprimento.
9 O dinossauro mais inteligente
Quando se fala em curiosidades sobre dinossauros, convencionou-se dizer que esses animais não eram lá muito espertos, pois, em tese, possuíam cérebros muito minúsculos. Porém, no caso do Troodonte, esse mito cai por terra. Esse dinossauro bípede de cerca de 2 m de comprimento era um réptil de caça, e tinha um cérebro semelhante em tamanho ao de pássaros e mamíferos, além de visão estereoscópica e mãos com garras que facilitavam pegar suas presas. Essas características demonstram que, assim como outros caçadores atuais na natureza, o Troodonte era inteligente e fortuito. Ai de quem aparecesse no seu caminho.
8 Um dinossauro estranho (e bota estranho nisso)
Sim, é verdade que os dinossauros em si já eram animais bem peculiares, mas, alguns eram mais do que outros, digamos assim. É o caso do Pegomastax, cujos fósseis foram encontrados na África do Sul. Tendo em torno de uns 60 cm de comprimento mais ou menos, esse animal possuía espinhos cobrindo o corpo. E mesmo com uma aparência estranha e até ameaçadora, essa espécie de dinossauro era herbívora. Mas, que era um animalzinho estranho, isso era.
7 São, mas não são
Nessas curiosidades sobre dinossauros, vamos agora falar de um termo que muita gente faz quando o assunto são animais pré-históricos. Tecnicamente, nem todo animal que vivia naquela época pode ser considerado um dinossauro. O termo em si se refere apenas aqueles animais cujo habitat natural era a terra, que possui uma estrutura específica na região do quadril, membros posteriores eretos, entre outras coisas. Partindo desse princípio, pode-se dizer cientificamente que Mosassauros, Ictiossauros, Plesiossauros, Pterossauros, Pelicossauros e Dimetrodon não eram realmente dinossauros.
6 A melhor defesa é o ataque
Os dinossauros eram seres tão variados que existiam carnívoros e herbívoros aos montes, espalhados pelos 4 cantos do mundo. Para se protegerem de seus inimigos naturais, os herbívoros dispunham de muitas técnicas de defesa. Por exemplo, o estegossauro possuía espigões na ponta da cauda que serviam como uma potente arma contra algum dino esfomeado que encontrasse no caminho. Já os tricerátops tinham 3 enormes chifres na cabeça, mais um escudo ósseo, o que não o diferenciava em nada dos cavaleiros medievais, com suas lanças e escudos. Esses bichos eram brabos, mesmo!
5 O primeiro dinossauro de todos
Há tempo o ser humano que vem encontrando fósseis de dinossauros enterrados nos mais diversos lugares do mundo. Antigamente se achava que se tratava de monstros mitológicos, ou algo do tipo. Somente há dois séculos que um desses répteis foi formalmente nomeado. Era o Megalossauro, que vivia na Europa no período Jurássico. Seus primeiros fósseis foram encontrados em 1670, mas foi apenas em 1824 que ele recebeu o nome científico que conhecemos hoje, sendo o primeiro dinossauro nomeado pela ciência.
4 Reinado antes dos dinossauros
Ao contrário do que muita gente pensa, os dinossauros não foram os primeiros répteis a dominarem territorialmente o nosso planeta. Os dinos começaram a surgir durante o período Triássico (cerca de 230 milhões de anos atrás). Porém, antes que isso acontecesse, surgiram os arquossauros (que significa “lagartos dominantes”), os terapsídeos (que eram répteis muito semelhantes a mamíferos) e os pelicossauros (tipificados pelo nome de Dimetrodon). Inclusive, por aproximadamente uns 20 milhões de anos após a evolução dos primeiros dinossauros, os répteis mais perigosos da Terra eram crocodilos pré-históricos. Bem sinistro.
3 Para o alto e avante!
Muitos paleontólogos ainda não estão 100% convencidos, mas acredita-se que os pássaros atuais, na verdade, são uma evolução natural de algumas espécies de dinossauros. Evidências apontam que dinossauros terópodes de penas foram evoluindo para pássaros durante os períodos Jurássico e Cretáceo. Caso se olhe para características bem particulares no decorrer da evolução desses animais, realmente dá pra encontrar semelhanças entre as aves modernas e os dinossauros. Está aí uma das curiosidades sobre dinossauros que talvez você nem desconfiava.
2 Adaptação dos dinossauros em terreno hostil
Por volta do período Cretáceo (o que compreende entre 145 e 100 milhões de anos atrás), o clima em nosso planeta era tão quente, mas tão quente, que não havia nele calotas polares. Com isso, é muito provável que as florestas se estendiam até o Polo Sul. Com isso, tanto as plantas, quanto os dinossauros, evoluíram para que eles pudessem viver tanto sob uma luz solar contínua no verão, quanto sob uma escuridão aterradora no inverno.
1 O ocaso dos dinossauros
Há muito tempo que se sabe que a queda de um imenso asteroide matou não somente todos os dinossauros do planeta, quanto várias outras espécies de animais. Porém, muitos pensavam que o desastre se deu por conta da nuvem de poeira que cobriu boa parte da atmosfera. Porém, pesquisas científicas mais recentes dão conta de que a partir do momento em que o asteroide se chocou com o planeta, ele ejetou por mais de 800 km pequenas esferas de vidro a uma velocidade incrível, matando boa parte da vida na superfície da Terra em questão de minutos. E, assim, os dinossauros deixaram de existir.
Os fatos curiosos sobre os dinossauros realmente nos fascina, principalmente pelo fato de que esses animais não existem mais. Mas pelo menos podemos saber como viveram e ainda ter uma ideia de como eram, ao os vermos por exemplo, nas produções cinematográficas. Além disso, acredito que você também poderá gostar de ver a lista dos 10 animais extintos que foram os mais incríveis.
fontes: thedinosaurmuseum, factretriever, sciencekids, thoughtco, paleontologyworld