Top 10 curiosidades sobre Cavalos

Os cavalos são animais mais interessantes do que se possa imaginar, mesmo que, aparentemente, eles sejam bichos bem “comuns”. Tendo o primeiro ancestral deles surgido há milhões de anos, esses equinos foram evoluindo e se adaptando a diversos ambientes, sendo um dos principais animais usados pelo homem em diversas épocas históricas. Vamos contar isso e muito mais curiosidades sobre cavalos nessa lista top 10. Confira!

 

Curiosidades sobre Cavalos


10 Cavalos podem dormir em pé 


Cavalos podem dormir em pé Indo contra a lógica de muitos animais, esses equinos dormem a maior parte do tempo em pé, apenas se deitando para tirar pequenos cochilos no decorrer do dia. E mesmo assim, eles só se deitam quando acham que estão em um local seguro ou na presença de outros cavalos. O fato de conseguirem dormir desse jeito se deve ao fato de que as suas patas possuem ligamentos bem reforçados, apesar de serem pouco musculosas. Dessa forma, fica mais difícil as articulações se dobrarem. Na prática, é como se as patas meio que “travassem”. Isso que é resistência!


9 Domesticação “recente” dos cavalos


Domesticação "recente" dos cavalosOs ancestrais dos equinos surgiram há cerca de 50 milhões de anos, porém, foi somente há uns 5 mil anos atrás é que os cavalos foram domesticados pelo homem. Isso ocorreu nas terras das estepes euro-asiáticas. Segundo estudos científicos, acredita-se que o ancestral dos cavalos selvagens domesticados nessa época (o Equus ferus) se espalhou em terras asiáticas há cerca de 160 mil anos atrás. Foi um período em que muitas éguas de outras espécies selvagens foram introduzidas nessa população para garantir o crescimento dos novos (e domesticados) exemplares. Um processo longo, e que permitiu termos cavalos convivendo com humanos em diversos lugares.


8 Sorriso maroto 


Sorriso maroto Dentre as curiosidades sobre cavalos, esta daqui chega a ser engraçada. Com certeza, você já deve ter visto algum animal desses sorrindo em várias fotos por aí, não é? Pois bem, por mais inusitado que possa parecer, essa ação dos cavalos de “sorrirem” não é para demonstrar felicidade, e sim, para sentirem melhor o cheiro das coisas. Existe até um nome científico pra isso, chamado de reflexo flehmen, que é comum em animais ungulados, e nos equinos, é mais frequente em cavalos. E, na verdade, isso tem mais a ver com a procriação das espécies, pois esse “sorriso” é bem mais comum em machos, já que eles usam esse artifício para sentirem melhor os feromônios das fêmeas. O que não deixa de ser engraçado ver cavalos “sorrindo” nas fotos por aí.


7 Uma visão muito boa 


Uma visão muito boaDe todos os sentidos que os cavalos possuem, a visão se destaca. Não é à toa, já que os olhos deles são maiores do que os de qualquer outro mamífero que vive na terra. Inclusive, pelo fato dos seus olhos estarem ao lado de suas cabeças, isso quer dizer que esses animais podem ter uma visão privilegiada de 300°. Dessa forma, eles podem enxergar tanto com um olho (o que chamamos de visão monocular), ou então ter uma visão dupla (que denominamos de binocular). Essa forma de enxergar o mundo é importante para esse equino, especialmente quando ele está de pé, e com a cabeça arqueada. Em suma, dificilmente se pega um cavalo de surpresa.


6 Na prática, os cavalos selvagens estão todos extintos 


Na prática, os cavalos selvagens estão todos extintos Até pouco tempo atrás, mais precisamente, em 2018, achava-se que ainda existia uma única espécie de cavalos selvagens no mundo, o Przewalski, que vive na Mongólia. Porém, estudos constataram que, na verdade, trata-se de animais domesticados que fugiram de seus respectivos donos, e passaram a viver na natureza. Inclusive, a espécie Przewalski está em risco de extinção, atualmente, existindo cerca de 2 mil exemplares espalhados pelo seu atual habitat. Ou seja, não existe mais num tipo de cavalo verdadeiramente selvagem em nenhum canto do mundo (pelo menos, não que se tenha notícia).


5 Primeiro clone 


Primeiro clone Agora, teremos curiosidades sobre cavalos no âmbito da ciência. Da mesma forma que ocorreu com a ovelha Dolly, um cavalo já chegou a ser clonado pela ciência. Isso aconteceu em 2003, na Itália, e se tratava de uma égua da raça Haflinger, e o nome dela era Prometea. Interessante que Prometea nasceu apenas 2 semanas após o primeiro membro da família de equinos ter sido clonado. Neste caso, foi uma mula, e o experimento aconteceu na Universidade de Idaho.


4 Audição apurada dos cavalos


Audição apurada dos cavalosTodos os cavalos possuem 16 músculos em cada orelha. Essa quantidade de massa muscular é bastante útil para o animal movimentá-las bastante, chegando ao ponto de poderem girá-las até 180°. Dessa forma, ele consegue perceber a aproximação de alguém com muita facilidade. Fora ainda o fato de que as orelhas dos cavalos permitem que eles possam sentir mudanças climáticas com muita precisão, como alterações no vento, ou a proximidade de chuvas. Um verdadeiro meteorologista natural.


3 Estátuas simbólicas de cavalos 


Estátuas simbólicas de cavalos Em diversas culturas, há muitos significados com relação às estátuas de cavalos, principalmente aquelas onde pessoas estão montadas neles. Por exemplo, se o animal estiver com ambas as patas dianteiras para o ar, isso significa que o cavaleiro em questão morreu em alguma batalha. No entanto, caso o cavalo esteja com uma das pernas levantada apenas, isso quer dizer que o seu condutor morreu em decorrência de feridas causadas em batalha. E, se, por fim, as quatro patas do equino estiverem no chão, o cavaleiro morreu de causas naturais. Em suma, as estatuas desse tipo têm a ver com morte. Mórbido, não?


2 Os cavalos e a polícia 


Os cavalos e a polícia Continuando essas curiosidades sobre cavalos, desde o século XVII, esses equinos têm sido aliados da polícia? Aliás, esses animais sempre foram usados nos exércitos antigos. Mas a primeira unidade oficial de polícia montada no mundo aconteceu em 1805, tendo Londres como base. Com o passar dos anos, países como Austrália e EUA adotaram a ideia, o que seria lógico, afinal, a montaria confere ao policial alguns benefícios, como maior agilidade. O uso desse animal pelas autoridades, no entanto, vem diminuindo, mas, ainda existem países com a sua guarda montada, especialmente para dispersarem multidões. 


1 Os tipos de híbridos 


Os tipos de híbridos Existem cruzamentos de cavalos com outros equinos, como zebras ou burros, dando origem a animais híbridos. A mula, por exemplo, é resultado de um burro com uma égua, enquanto que o bardoto é a cruza entre um cavalo macho e uma burra fêmea. Zebras e cavalos também podem acasalar, dando origem aos chamados zarvalos.

E aí, gostou dessa lista de curiosidades sobre cavalos? Interessante, não é mesmo? Você também pode gostar de saber quais são a raças de cavalos mais caras do mundo.

fontes: sciencekids, thefactsite, doubledtrailers, horseridinginbuenosaires, canaldopet

Mais Listas