O Brasil possui uma das faunas mais ricas do mundo, e ao mesmo tempo, uma das mais ameaçadas de extinção. Os fatores são vários, desde a caça predatória de algumas espécies, até a destruição dos seus habitats naturais. A seguir, vamos listar, por exemplo, 10 animais em extinção no Brasil que, caso não seja feito algo, podem desaparecer a qualquer momento. Também serve como alerta para ficarmos de olho na preservação desses animais.
Animais em extinção no Brasil
10 Onça-pintada da Amazônia
Um dos animais em extinção no Brasil que corre o rico de sumir do mapa é a onça-pintada que vive na Amazônia. Maior felino da América do Sul, essa espécie de onça possui cerca de 2,5 metros de comprimento e pesa por volta de 120 kg. Outras características desse animal é que se trata de um exímio nadador, além de ter hábitos noturnos e ser solitário. Por muitos anos a caça predatória tem sido um dos principais fatores de desaparecimento da onça-pintada na Amazônia, assim como o desmatamento da região.
9 Mico-leão-dourado
O mico-leão-dourado é uma espécie endêmica de primatas em nosso país e que também está entre os animais em extinção no Brasil. Trata-se de um pequeno macaquinho, que não pesa mais do que 800 g. Seu nome popular vem justamente de sua crina, que possui um tom alaranjado muito forte, e que de fato se assemelha à juba de um leão. Ainda a respeito de seu nome, este foi colocado no bicho quando um exemplar foi levado a Madame de Pompadour no ano de 1754. Ela então o chamou de “le petit singe-lion”, que em bom português quer dizer “pequeno leão dourado”. Infelizmente, encontra-se em grande risco de extinção devido à perda de seu habitat natural.
8 Peixe-boi da Amazônia
Encontrado nas águas turvas do Rio Amazonas, esse peixe-boi pertence a uma das três espécies encontradas no mundo (as outras duas são da África e da América do Sul). Por ser um animal bastante dócil e de movimentação lenta, como resultado se torna bastante vulnerável à extinção. Tanto é que a estimativa é que 30% de sua população atual diminua nas próximas três gerações. A ameaça ao peixe-boi amazônico se dá tanto pela caça predatória, quanto pela perda de seus habitats, assim como pela poluição por mercúrio ocasionada pela mineração ilegal de ouro.
7 Ararinha-azul
Dentre os animais em extinção no Brasil que estão muito ameaçados, sem dúvida, a ararinha-azul é uma das que mais correm esse risco. Praticamente não existe mais esperança de serem encontrados espécimes selvagens na natureza (o último foi um macho visto há cerca de 20 anos atrás). O perigo de extinção se explica porque o habitat dessas aves é bastante restrito, sendo encontrados em florestas ribeirinhas brasileiras contendo a árvore da trombeta. O problema é que essa vegetação vem sendo gradativamente destruída para extração de madeira. Em contrapartida, esforços têm sido feitos para criar ararinhas-azuis em cativeiro, e, um dia, serem soltas na natureza.
6 Macaco-aranha de barriga branca
Vivendo também na Colômbia, no Equador, no Peru e na Venezuela, essa espécie de primata vem sendo constantemente ameaçado de extinção. E isso como resultado da destruição de seus habitats, devido ao progresso humano. Podem medir até 1,3 m de comprimento e pesar cerca de 8 kg. Também é dependente de altas florestas primárias, logo aquelas que são bastante destruídas por conta da exploração dos recursos naturais. No entanto, esforços têm sido feitos para procriar a espécie em cativeiro nos últimos anos.
5 Macaco-caiarara
Este pequeno macaquinho, infelizmente, encontra-se entre as 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo, e como consequência está entre os animais em extinção no Brasil. Ainda pode ser encontrado em uma área pequena na Amazônia, que fica a Leste do Rio Tocantins e ocupa um trecho do Maranhão e Pará, chamado de Arco do Desmatamento. Trata-se portanto de uma região com ocupação humana muito elevada, o que tem retirado esse espécime de seus habitats naturais. Podem viver em grupos de até 20 indivíduos. E caso nada seja feito pela sua preservação, como resultado, corre-se o risco dele desaparecer em pouco tempo.
→ Veja Também 10 Animais Selvagens Fotografados em Momentos Incríveis
4 Lobo-guará
Maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará pode pesar até 30 kg. Possui também como características uma pelagem bastante vermelha, e pernas longas e finas. Ainda pode ser encontrado em áreas abertas na região central da América do Sul. O que compreende, além do Brasil, a Argentina, o Paraguai, a Bolívia e o Peru. Alimenta-se de pequenos roedores, pássaros e também alguns tipos de frutas. Dos 25 mil lobos guarás que existem no mundo, cerca de 20 mil estão no Brasil. Ainda assim, mesmo com essa quantidade de espécimes, encontra-se ameaçada de extinção por conta da destruição de seus principais habitats.
3 Tamanduá-bandeira
Essa é uma espécie de tamanduá facilmente reconhecível por conta da coloração de sua pelagem, bastante característica. Pode atingir até 2,20 m de comprimento e pesar cerca de 45 kg. Possui também uma cauda longa e espessa, além de um focinho alongado. Pode ser localizado em pastagens abertas, cerrado e florestas, mas também é um animal bastante comum no cerrado. O tamanduá-bandeira é bastante versátil em se tratando de seus habitats, tanto é que pode ser encontrado na maior parte das América do Sul e Central. Porém, mesmo assim, trata-se de mais um entre os animais em extinção no Brasil. E isso se deve em parte por conta da degradação do meio ambiente, mas também devido à caça predatória e a acidentes rodoviários.
2 Anta sul-americana
Considerada como uma espécie de “jardineira das florestas”, a anta sul-americana é uma das quatro espécies de antas existentes no mundo. Inclusive, todas essas espécies se encontram ameaçadas de extinção como resultado da degradação de seus habitats. Maior mamífero terrestre da América do Sul, ela é chamada de “jardineira das florestas” por se tratar de uma ótima dispersora de sementes. Assim, ela contribui bastante para a manutenção da biodiversidade de onde vivem. A caça ilegal e o atropelamento em rodovias são outros fatores que contribuem para o desaparecimento desses animais da nossa fauna.
1 Ariranha
E pra terminar esta lista de animais em extinção no Brasil, trazemos agora a ariranha. Elas são as maiores lontras do mundo, podendo chegar a 1,80 m de comprimento. Vivendo na Bacia Amazônica, estes incríveis animais vivem em grupos de até 20 indivíduos, e comem desde peixes até animais maiores, como por exemplo sucuris, jacarés e até piranhas. Encontra-se portanto ameaçada de extinção por conta tanto da degradação de seu ambiente, como da pesca predatória de suas principais fontes de alimentação.
Por fim, agora, é esperar que esses animais em extinção no Brasil, um dia, possam sair dessa triste lista vermelha, podendo embelezar nossa fauna como sempre foi. E se você quiser saber mais sobre o assunto, vai gostar de ver a lista de 10 animais extintos que foram os mais incríveis.
Fontes: palotoaamazontravel, granthaminstitute, stacker, wwf, conexaoplaneta, discoverwildlife
imagem7, imagem6, imagem5