Top 10 curiosidades sobre Borboletas

As borboletas estão entre os insetos mais interessantes no mundo, com sua infinidade de espécie e hábitos. As curiosidades sobre borboletas são muitas e poderão lhe surpreender. A seguir, listamos 10 fatos peculiares referentes a esses lindos seres da natureza, que culturalmente são populares na arte, literatura, mitologia e folclore.

 

Curiosidades sobre Borboletas


10 Metendo a boca pelos pés 


Metendo a boca pelos pés O minúsculo corpo das borboletas é cheio de surpresas, e uma delas é o fato desses insetos sentirem o gosto das coisas em seus pés. Isso acontece porque elas têm receptores de sabor nessa parte do corpo, e isso ajuda a encontrar desde plantas hospedeiras a alimentos em geral. Uma borboleta fêmea, por exemplo, consegue pousar em plantas diferentes porque consegue bater com os pés nas folhas, e quando elas soltam sucos, o inseto consegue saber em qual planta se encontra. É um mecanismo bastante útil, pois, a partir do momento em que consegue encontrar o local correto, ela põe seus ovos. Uma das curiosidades sobre borboletas que você não sabia, não é?


9 Uma dieta feita absolutamente de líquidos 


Uma dieta feita absolutamente de líquidos Ao contrário de quando estão na fase larval, as borboletas, quando adultas, só podem se alimentar de líquidos. Essa comida, geralmente, é o néctar, e elas conseguem sugar essa parte das plantas por meio de uma estrutura na boca semelhante a um canudo, que fica enrolada na parte de baixo do queixo. Por sua vez, algumas espécies de borboletas se alimentam da seiva das plantas, ao invés do seu néctar, e outras chegam até mesmo a engolirem gotas que escorrem de carniças.


8 As únicas borboletas que migram 


As únicas borboletas que migram De todas as espécies de borboletas que existem, a única que tem por hábito viajarem quando chega o inverno são as monarcas. Podem migrar cerca de 4.000 km só para encontrarem um lugar mais quente. Como se trata de um tipo de borboleta bastante frágil em se tratando de preservação de seu habitat natural, a monarca é uma das que mais estão ameaçadas de extinção, com significativa redução de espécimes nos últimos 20 anos. Curiosidades sobre borboletas que mesclam um fato inusitado e outro triste.  


7 Vida curta das borboletas 


Vida curta das borboletasAs borboletas, em geral, possuem uma expectativa de vida bastante reduzida. Na maior parte dos casos, elas sobrevivem por apenas três ou quatro semanas. Já o ciclo todo de vida desse inseto, desde o ovo até a sua morte, pode durar até 8 meses, a depender da espécie. Algumas subespécies da monarca, por exemplo, podem ter uma geração inteira vivendo por um período de 8 meses.


6 Visão da borboleta além do alcance 


Visão da borboleta além do alcance Das curiosidades sobre borboletas, certamente, algumas das mais interessantes têm a ver com os seus sentidos. Bem, já sabemos que o paladar delas se encontra nos pés, mas, você também sabia que elas possuem uma super visão? Caso se interesse de olhar uma bem de perto, vai perceber que elas possuem muitos olhos. Além das cores, elas também são capazes de enxergar raios ultravioletas, que, pelo menos para nós, são invisíveis a olho nu. Essa capacidade, é bom dizer, não é inútil, já que ela serve para detectar o néctar e a seiva das plantas.


5 Proteção contra predadores 


Proteção contra predadores É certo dizer que as borboletas são seres bastante vulneráveis, com corpos que não oferecem muita proteção (fisicamente falando). Porém, assim como suas parentes, as mariposas, algumas espécies de borboleta são venenosas, como a Ithomiini, que pode ser encontrada em todo nosso país. A Ithomiini possui asas em vários padrões de tonalidades, incluindo laranja, amarelo, preto e transparente, e sua principal alimentação é a seiva de uma planta chamada de leiteira. É justamente daí que o inseto tira o seu veneno. Já outras espécies, por não terem esse artifício, desenvolveram camuflagem que as permitem se esconderem de predadores.


4 Reunião na lama das borboletas 


Reunião na lama das borboletas Das curiosidades sobre borboletas, esta daqui é divertida. Quando o clima em seus habitats naturais esquenta demais (muitas vivem em regiões tropicais), é comum que elas se reúnam ao redor de poças de lama, ou de água mesmo. Basta que o solo esteja úmido, pois desse jeito elas podem se refrescar, e continuar voando por aí. Além disso, a depender da poça onde elas se encontram, as borboletas podem aproveitar para fazerem uma “boquinha”, já que podem se alimentar de sais minerais presentes nesses locais. Só lembrando que esse hábito é bem mais comum entre os machos.


3 Espécies de borboletas que não acabam mais 


Espécies de borboletas que não acabam mais No geral, existem mais de 165 mil tipos de borboletas ao redor do mundo, de todos os tamanhos e cores possíveis. Em relação ao tamanho, por sinal, elas podem variar desde a azul pigmeu ocidental, que possui apenas 1 mm de comprimento, até a rainha Alexandra, que pode atingir o tamanho de um prato quando se encontra com as asas estendidas. Já em se tratando das cores, podemos encontrar desde borboleta de asas de vidro, que possui essa parte do corpo totalmente transparente, até outras que são imensamente coloridas.


2 Velocidade máxima 


Velocidade máxima Mesmo sendo animais tão pequenos, e por vezes, tão frágeis, as borboletas podem voar bem rápido. Já sabemos que espécies como a Monarca voam pra bem longe, quando é necessário, mas, no caso da Skipper, por exemplo, ela pode se locomover tão rápido quanto um cavalo de corrida. Tal velocidade é conseguida por meio das asas desses insetos, que são bem leves, e, por isso mesmo, podem ser batidas de maneira muito rápida.


1 Intolerância ao frio 


Intolerância ao frio Primeiramente lembra que dentre essas curiosidades sobre borboletas, citamos que a espécie monarca pode migrar para locais mais quentes. Bem, isso não é à toa, pois, as borboletas, como um todo, não conseguem voar caso a temperatura ambiente fique abaixo dos 12°C. Isso ocorre porque esses insetos são animais de sangue frio, e por isso não conseguem regular a própria temperatura corporal. Ou seja, quando o clima está bastante frio, elas simplesmente param suas funções vitais, não conseguem voar, e morrem.

Como deu para notar, as curiosidades sobre borboletas são bem variadas e englobam diversos assuntos bastante interessantes, desde a sua anatomia, passando pela sua alimentação, e até mesmo o seu estilo de vida. Certamente, é um dos insetos mais fascinantes da natureza, e que embeleza qualquer ambiente em que esteja. Se gostou, veja o que acha da lista dos animais mais inteligentes e animais mais perigosos do mundo.

fontes: thoughtco, ecowatch, petz, cbc, thefactsite

Mais Listas